NOVAS REGRAS DE FURAÇÃO DE BOLAS
As Regras do Boliche são muitas, detalhadas e específicas. Para conhecer as regras do Boliche mais importantes clique no botão abaixo:
A World Bowling, instituição máxima do Boliche, é quem determina as regras aplicadas no esporte Boliche.
Para mais informações sobre Regras do World Bowling, clique aqui.
Os jogadores de boliche, quando participam de campeonatos oficiais, devem se submeter às regras dos organizadores dos eventos.
O Comitê Técnico recomendou algumas alterações quanto à Furação das Bolas de boliche.
As novas regras estão valendo desde 1.º de janeiro de 2019.
A recomendação foi aprovada unanimemente e terá efeito até o Congresso que será realizado em setembro de 2019, quando será aprovado de forma definitiva.
As mudanças estão assinaladas em vermelho:
11.12 – Especificações de furação
11.12.1 – As limitações definidas a seguir passarão a prevalecer quanto aos furos numa bola de boliche:
11.12.2 – Os furos utilizados na hora do arremesso não podem passar de 5 (cinco), limitados a 1 (um) furo por dedo mais o polegar, todos da mesma mão.
O jogador não necessita utilizar todos os furos na jogada, mas é preciso demonstrar que é capaz de preencher todos os furos com a mesma mão em um arremesso.
Todo furo do polegar (“thumb hole”) que não for utilizado no arremesso será considerado um furo de balanço (“balance hole”).
11.12.3 – Até 1.º de agosto de 2020 poderá ser utilizado um furo de balanço, desde que não exceda o diâmetro de 1 ¼ de polegada (31,8 mm), incluindo o arredondamento da borda.
11.12.4 – Permite-se o máximo de um furo para ventilação para cada dedo ou polegar, não excedendo o diâmetro de ¼ de polegada (6,4 mm), incluindo o arredondamento da borda.
11.12.5 – Máximo de um furo utilizado para inspeção, com o limite de 5/8 de diâmetro (15,9 mm) e 1/8 de profundidade (3,2 mm).
11.13 – Balanceamento da bola de boliche (Balance)
11.13.1 – As seguintes tolerâncias devem ser respeitadas ao se furar uma bola de boliche, para utilização em torneios oficiais.
11.13.2 – Ter mais de 10 libras (4,53 kg),
a) uma tolerância máxima de 3 onças (85 g) de diferença entre a metade de cima da bola onde se encontram os furos dos dedos, e a outra metade.
(parte sem os furos dos dedos)
(top and bottom weight)
b) Não será mais válido após o dia 1.º de agosto de 2020 ter como base o centro da pegada (center of grip, observar o anexo 1):
Limite de 1 onça (28 g) entre o lado esquerdo e o direito da bola de boliche (side weight).
c) Não será mais válido após o dia 1.º de agosto de 2020 tendo como base o centro da pegada (center of grip):
Limite de 1 onça (28 g) entre a parte de cima da pegada (fingers) e a parte baixa da pegada
(thumb)
(thumb/finger weight).
11.13.3 – Para bolas sem furo de balanço (balance hole) um limite de 3 onças (85 g) entre quaisquer duas metades da bola de boliche.
O mesmo é considerado para uma bola utilizada sem nenhum furo.
Essas definições passam a ter validade no dia 1º de janeiro de 2019.
Anexo 1 – Determinando o centro da pegada (center of grip).
1.1 – Para determinar o centro da pegada, é preciso medir da parte mais baixa dos furos dos dedos (fingers) e a parte mais alta do furo do dedão (thumb).
Se mais de dois dedos forem utilizados define-se uma média dos dedos até o dedão.
1.2 – Vale frisar que no caso de utilização de plugs, deve se considerar a parte interna do furo onde o dedo encosta. (Exemplo figura 7)
1.3 – A seguir alguns exemplos de meio da pegada.
Lembrando que com a nova regra jogadores que não usam o polegar (thumb) sempre será considerado o centro da pegada o meio dos dedos (finger). (Exemplo Figure 8)
1.4 – Bola para jogadores que não usam o polegar, devem ter marcado na superfície da bola o centro da pegada (center of grip).
* Tradução e Imagens John O’Donnell Jr
No Brasil, as Regras do Boliche são determinadas pela Confederação Brasileira de Boliche (Boliche Brasil).