BOLICHE BRASIL: CONVOCAÇÕES 2019

0

Comunicado da Confederação Boliche Brasil

Já foram publicadas as convocações para que participem do Sul-Americano Sênior e Super-Sênior na Colômbia (Medelín) e do Mundial Juvenil Sub-18 na França (Paris).

Os convocados que confirmaram até agora, no entanto, foram Eugênio Carvalho e Oscar Marin no Sênior e Super-Sênior, e Thais Bragano Mundial Juvenil Sub-18,

Assim sendo e como não há muito prazo adicional para confirmações abriremos a vaga para QUALQUER interessado.

Desde que atenda ao quesito idade para a categoria, seguem abaixo as duas novas convocações para que sejam distribuídas aos seus federados.

Atenciosamente,
GUY IGLIORI
Presidente da Confederação Brasileira de Boliche

Seleções Brasileiras 2019 – Critérios de Convocação

A Confederação Brasileira de Boliche, anteriormente divulgou os critérios para convocações das seleções brasileiras para o ano de 2019.

REGRAS GERAIS PARA TODAS AS SELEÇÕES DE 2019

1. Todos os atletas são responsáveis pelos vistos de entrada e vacinação nos países que assim exigirem, como Canadá, Panamá, Estados Unidos, França, Peru, Porto Rico, República Dominicana, entre outros.

Os convocados para torneios em países que exigem vistos deverão confirmar participação somente depois que obtiverem o visto, exceto em casos onde a emissão seja de responsabilidade do país sede.

2. Logo depois que seja convocado para determinado torneio, o atleta terá um prazo a ser divulgado para confirmação de participação.

Caso o atleta confirme participação e desista sem um motivo justificável (por exemplo, falta de visto ou falta de recursos financeiros), o mesmo será excluído de qualquer convocação internacional pelo período de um ano a contar da data do cancelamento.

A DECISÃO DA CBBOL SOBRE OS ATLETAS CONVOCADOS É SOBERANA:
Os atletas de qualquer seleção poderão ser cortados e/ou substituídos a qualquer momento de forma discricionária pela Confederação, de tal forma que se verificar necessário os interesses da Entidade.

CRITÉRIOS PARA CONVOCAÇÃO EM CADA EVENTO

Primeiro semestre de 2019

SUL-AMERICANO SÊNIOR E SUPER-SÊNIOR
Medelín – Colômbia
* 3 a 9 de março de 2019
> Em princípio, serão convocados 4 jogadores sênior masculinos e 4 femininos, 2 jogadores Super-Sênior Masculinos e 2 femininos:

No entanto, haverá uma vaga técnica por equipe mais as demais vagas preenchidas pela colocação do Ranking Brasileiro de 1 de janeiro de 2019 da categoria em questão.

• Os atletas não poderão participar das seleções Sênior e Super-Sênior ao mesmo tempo, isto é, de forma simultânea.

As convocações darão prioridade para as equipes Seniores e eventuais remanejamentos poderão ser feitos conforme necessidade, a critério da Confederação.

Atualização: Nesse sentido, a Confederação Boliche Brasil divulgou a convocação para este evento em 14.01.2019, como segue:

SELEÇÕES BRASILEIRAS

SELEÇÃO SÊNIOR MASCULINA:
1. Celso Azevedo – SP
2. Renato Castellões – MG
3. Márcio Vieira – RJ
4. Luiz Afonso – DF

SELEÇÃO SÊNIOR FEMININA:
1. Lúcia Vieira – RJ
2. Titila Alvarez – BA
3. Léa Badaró – DF
4. Jacque Costa – MG

SELEÇÃO SUPER-SÊNIOR MASCULINA:
1. Oscar Marin – SC
2. Eugênio Carvalho – DF
SELEÇÃO SUPER-SÊNIOR FEMININA:
1. Vanessa Andrade – MG
2. Marlene Bonacina – MS

  • OBS: Há a possibilidade de envio de mais de uma equipe em cada modalidade, contudo esta segunda equipe apenas participa de um torneio paralelo (com premiação em dinheiro) sem direito a premiação de medalhas.

CAMPEONATO MUNDIAL JUVENIL SUB-18

Paris – França
* 17 a 24 de março de 2019
– Em princípio, serão convocados 2 atletas masculinos e 2 atletas femininas.

Este evento será na Plaza Saint Maximin e, de conformidade com o regulamento, somente os jogadores nascidos de 1.º de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2005 são elegíveis para participar,

Assim sendo, cada confederação filiada tem direito a selecionar no máximo 4 atletas, 2 meninos e 2 meninas.

Esse será o primeiro Mundial Júnior Sub-18, porquanto foi aprovado em Assembleia Internacional em 2017.

Por isso estará na lista do calendário mundial, que já conta com o Mundial Masculino, o Mundial Feminino, o Mundial Misto (Homens e Mulheres) e o Mundial Juvenil Sub-21.

O intuito da criação desta competição, precipuamente, é mostrar à comunidade internacional a presença expressiva de atletas com menos de 18 anos de ambos os sexos no boliche.

A escolha de Paris também é estratégica, já que o esporte está pleiteando a inclusão nas Olimpíadas de Verão que serão realizadas em 2024.

Novo sistema de contagem de pontos

Outrossim, uma novidade será o teste do novo modelo de contagem de pontos, mais intuitivo e simples, que estreia no torneio.

A proposta é facilitar a compreensão de quem não pratica a modalidade com frequência, a fim de alcançar mais espectadores.

Segundo o presidente da CBBOL, Guy Igliori, será também “uma ótima oportunidade para apresentar ao Comitê Olímpico Internacional o alcance do esporte junto ao público juvenil, não só como participante mas também como espectador”.

Ele ainda destaca: “Poderemos testar o impacto do novo modelo de contagem dos pontos, no qual o strike vale 30 pontos e não depende das próximas jogadas, conforme adotado no sistema atual”.

Atualmente, a soma dos pontos depende dos lançamentos subsequentes – por exemplo, ao fazer um strike,  derrubando os 10 pinos em uma única jogada, será necessário saber quais serão os 2 próximos lançamentos.

O máximo de pontos de uma partida segue sendo 300, mas no novo modelo de contagem , que é mais simples e direto, após cada jogada todos podem visualizar o total do placar.

E Paris, por certo, será o teste do novo modelo. O campeonato será transmitido ao vivo na página www.2019wjc.worldbowling.org.

Assim sendo, em 15 de janeiro de 2019 a Confederação Boliche Brasil convocou os seguintes atletas para este evento:

Convocações 2019

CAMPEONATO PAN-AMERICANO ADULTO MASCULINO

Lima – Peru
* 7 a 13 de abril de 2019 (A data pode variar)
(Por dificuldades na conclusão da construção do Boliche em Lima é provável que a sede poderá ser remanejada para a Costa Rica)

Há vagas para seis atletas masculinos, em princípio.

(Ainda há possibilidade de troca de sede e de data, pois a Confederação Pan-Americana aguarda definição do termino da construção da instalação do Boliche).

• Por outro lado, haverá uma VAGA TÉCNICA mais demais vagas preenchidas pela colocação do Ranking Brasileiro masculino de 1 de janeiro de 2019.

Se bem que, em caso de qualquer desistência, serão convocados por ordem até o décimo colocado do Ranking Brasileiro da categoria.

A partir do décimo colocado no ranking, novas desistências, entretanto, serão preenchidas por vagas técnicas a critério da Confederação.

CAMPEONATO IBERO-AMERICANO

Porto Rico
* 1 a 8 de junho de 2019

• Os atletas, se acaso tiverem interesse em participar deste evento, deverão se manifestar interesse junto à Confederação.

Uma vez que não haverá convocação específica, nesse caso, os atletas interessados serão classificados pela ordem do ranking brasileiro após a Taça São Paulo 2019, e inscritos nos respectivos eventos.

Segundo semestre de 2019

JOGOS PAN-AMERICANOS
Lima – Peru
* 24 de julho a 30 de julho de 2019 (* modalidade Boliche)
– Em princípio serão convocados 2 atletas masculinos e 2 atletas femininas.

• Serão convocados, sobretudo, os primeiros colocados do ranking brasileiro de 1.º de janeiro de 2019 (Marcelo Suartz e Stephanie Martins).

• A segunda vaga será definida por critério técnico entre os jogadores a saber:
Bruno Costa – Masculino
Renan Zoghaib – Masculino
Roberta Rodrigues – Feminino
Luiza Rocha – Feminino

A Confederação manterá avaliação permanente dos jogadores listados acima, onde serão levados em conta, nesse meio tempo:
> o comportamento do atleta dentro e fora das pistas;
> a dedicação aos treinos determinados;
> o comprometimento do atleta quanto à importância do torneio;
> o condicionamento físico;
> a participação em eventos.

Até a data limite de envio da lista curta ao COB (Comitê Olímpico Brasileiro), prevista para maio, os atletas serão escolhidos ou eventualmente substituídos a critério da Confederação.

A convocação final de fato será feita em maio de 2019 e a lista será enviada ao COB.

Todavia, independente de convocação, a participação ou não das equipes está condicionada à manifestação do COB.

Por fim, o Técnico da Seleção Brasileira para o evento será Márcio Vieira.

TORNEIO DAS AMÉRICAS

Fort Lauderlade – Flórida – Estados Unidos
*28 de julho a 3 de agosto de 2019
(Uma vez que não é mais um torneio homologado pela Confederação Pan-Americana, a participação nesse evento é livre.

• Os atletas que desejarem participar deste evento, entretanto, deverão manifestar interesse junto à Confederação.

Neste caso, os atletas interessados serão classificados de acordo com a ordem do ranking brasileiro após a Taça São Paulo 2019.

Serão inscritos conforme solicitação, posto que não haverá convocação específica.

PAN-AMERICANO

PAN-AMERICANO JUVENIL SUB-21
PAN-AMERICANO INFANTO-JUVENIL SUB-16
República Dominicana
* 10 a 18 de agosto de 2019

– Em princípio a convocação será de 4 atletas juvenis masculinos, 4 ateltas femininas e 2 atletas infanto-juvenis masculinos e 2 atletas femininas.

• Haverá, entretanto, uma VAGA TÉCNICA POR EQUIPE mais demais vagas preenchidas pela colocação do Ranking Brasileiro da categoria após a Taça Rio 2019.

CAMPEONATO MUNDIAL ADULTO FEMININO

Las Vegas – Estados Unidos
* 22 a 30 de agosto de 2019
– Em princípio serão convocadas 6 mulheres.

• Haverá, entretanto, uma VAGA TÉCNICA mais demais vagas preenchidas pela colocação do Ranking Brasileiro feminino após o Brasileiro de Clubes 2019.

Se acaso houver qualquer desistência, serão convocados por ordem até a décima colocada do Ranking Brasileiro da categoria.

Novas desistências, contudo, serão preenchidas por vagas técnicas.

CAMPEONATO MUNDIAL SÊNIOR

Las Vegas – Estados Unidos
* 2 a 10 de setembro de 2019
– Em princípio serão convocados 4 homens e 4 mulheres.

• Haverá, entretanto, uma VAGA TÉCNICA POR EQUIPE mais demais vagas preenchidas pela colocação do Ranking Brasileiro da categoria em questão após o Campeonato Brasileiro de Clubes 2019.

CAMPEONATO SUL-AMERICANO CONSUBOWL

SUL-AMERICANO ADULTO E JUVENIL
Brasil
* data provável setembro de 2019 no Brasil (local a definir)
A princípio sem limite de participação – evento aberto.
> As duplas serão formadas conforme o critério de que a cada duas duplas inscritas uma terceira dupla terá que ter ao menos um juvenil, sem limite de participação, apenas respeitando-se a regra do torneio podendo haver participação masculina e feminina.
• Dessa forma, não haverá convocação específica, apenas a ordem do ranking será seguida.

TORNEIO ENCONTRO PAN-AMERICANO

Lima – Peru
* 2 a 6 de outubro de 2019
– Em princípio serão convocados 2 atletas masculinos e 2 atletas femininos.

• Haverá, entretanto, a reserva de duas vagas técnicas para masculino e duas vagas técnicas para Feminino Sub-30.

COPA MUNDIAL DE BOLICHE

55th QUBICAAMF BOWLING WORLD CUP
Local a definir
* 3 a 10 de novembro de 2019 (previsão)
– Serão selecionados 1 homem e 1 mulher, só que em torneio classificatório, denominado Copa Brasil QubicaAMF.
• Classificatória em seguida à 14.ª Taça Pinheiros em Santo André – SP.

Brasília, 1.º de janeiro de 2019.
Guy Igliori
Presidente da Confederação Brasileira de Boliche
BOLICHE BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *