2011: ANO DE VITÓRIAS E REFLEXÕES NO BOLICHE
Lá se vai 2011. Para o boliche brasileiro, um ano especial. De um lado, conquistas relevantes de nossos atletas em âmbito continental. Por outro lado, as dificuldades encontradas por todas as federações para expandir o esporte e alguns velhos problemas de infra-estrutura que, esperamos, sejam combatidos no ano que se aproxima.
Na pista, o destaque maior foi a brilhante medalha de bronze de Marcelo Suartz no Pan de Gualajara. Segunda medalha do boliche na história dos Jogos, a premiação do nosso Pedregulho encheu os bolicheiros brasucas de orgulho e serviu como amostra de tudo o que ele ainda pode conquistar. O Pan nos deu outros resultados honrosos. Stephanie Martins – que fez história ao eliminar a PBA Kelly Kulick – e Marizete Scheer foram às quartas-de-final. Nas duplas masculinas, Marcelo e Marcio Vieira bateram na trave pela medalha: quarto lugar.
A satisfação com os resultados, modestos para alguns, se dá quando lembramos que havia jogadores profissionais na disputa (com figurinhas carimbadas na PBA, a Liga Profissional Americana) e países cujo nível de estrutura e apoio está anos-luz à nossa frente.
Outro grande momento do boliche brasileiro no ano aconteceu um pouco antes, em junho, no Sul-Americano de Clubes. Em Bogotá, na Colômbia, o Pinheiros foi vice-campeão, com Stephanie Martins, Roberta Rodrigues, Igor Pizzoli e Marcelo Suartz. Roberta foi vice do all-events (média individual) e campeã de Masters, assim como Igor, que brilhou no mata-mata. Marcelo já mostrava que teria um ano fantástico ao vencer o All-Events.
Por outro lado, continua muito difícil a vida do jogador de boliche, seja ele ponteiro ou não. Embora o louvável esforço político da Confederação Brasileira de Boliche (CBBOL) tenha viabilizado o desenrolar de Bolsas-Atleta que estavam travadas há tempos, muitos problemas persistem, como a desorganização das entidades que gerem o esporte, a falta de projetos de incentivo aos juvenis e ao crescimento das federações, sem contar a inexistência de um plano de desenvolvimento nacional, pautado na busca de parceiros e em ações de marketing e comunicação.
Forte abraço,
Marcio Menezes