Artigo original de Benê Villa publicado no site Boliche Online.

Por que seu jogo é inconsistente?

Como sempre vou tentar explicar de uma for
ma simples um dos responsáveis pela inconsistência do jogo.

Muitos devem estar pensando… É obvio que falta de Consistência no jogo é falta de treino! Na maioria das vezes é sim!  Mas tem outro fator muito importante que a maioria dos jogadores desconhece e por incrível que pareça, um dos vilões do timing é o span.

Span ou “medidas da mão”. Essas medidas são como as digitais de cada jogador, pode até haver spans parecidos entre um jogador e outro, mas dificilmente serão iguais. Dois jogadores podem até ter a mesma distância entre o polegar e os fingers, mas dificilmente terão os mesmos ângulos e inclinações. Os ângulos e inclinações são determinados pelas características particulares de cada um. Exemplo: Dedos finos ou grossos, curtos ou longos, flexíveis ou não, textura da pele, fina ou grossa, seca ou úmida. Todos esses fatores devem ser levados em conta ao fazer o span do jogador.

Você deve estar se perguntando e daí cadê a influência? Como pode interferir ospan na consistência do jogo?

Interfere sim e há mais de um detalhe! O primeiro mais marcante é a distância muito grande ou bola muito esticada. Outro ponto muito relevante é o tamanho dos buracos de finger e principalmente do polegar.

Pense em qualquer jogador que você conhece que tem pêndulo muito baixo ou aquele que controla o push away, aquele que solta a bola muito dentro da pista (loftmuito grande) ou mesmo aquele que a bola cai antes da linha de falta. Esses são alguns sinais de falta de consistência e principalmente sinal de buraco do polegar grande demais.

Ao contrario do que se pensava nos anos 70, span muito longo não é sinal de que o jogador vai girar mais a bola. Isso é apenas sinal de que ele vai fazer mais força para conduzir a bola. Quem faz forca para manter a bola na mão não pode ser consistente, porque em algum momento vai cansar.

Jogadores que tem o tamanho do span bom, mas os tamanhos do buraco do polegar e fingers muito grande também sofrem de inconsistência de jogo. O buraco do polegar e dos fingers muito grande obriga o jogador a agarrar a bola  e isso faz com que ele lance a bola muito longe (ao apertar a bola não pode fazer um bom saque).

Outro sinal que o polegar está muito grande é quando a bola cai antes da linha de falta, neste caso o jogador não consegue um bom momento para o saque. Trackmuito baixo e bola muito longe do pé de apoio (laydown) também são sinais de buraco de polegar muito grande, o jogador agarra tanto a bola que acaba virando a mão para a bola não cair  e saca com o polegar ainda dentro dela.

Inclinações e ângulos do polegar também são fatores que interferem no timing e na consistência do jogador. Já vi muito operador de pro-shop  exagerar no ângulo reverso do polegar para ajudar o jogador a sacar a bola, erro crasso. Muito ângulo reverso no polegar realmente faz a bola sair mais rápido, mas por outro lado o jogador faz muita força e fica inconsistente.

Alguns sinais de que o span do jogador esta com problemas:

1-    Dores, Calos, Lesões, Fadiga e Inconsistência

Indicadores de ajuste impróprio.

a. Saque e direção inconstante da bola, quando cai antes do ponto correto ou o jogador exerce excessiva força para que ela não caia antes do ponto correto.

b. Perda da habilidade de manter a direção e a altura do pêndulo.

c. Inconsistência no push away.

d. Inconsistência no swing.

e. Diferentes pontos de pressão na bola.

“Um ajuste impróprio cria inconsistência no timing e no saque”

Usando tapes:

Todo jogador deve sim usar tape!

tape é um assessório usado para “ajustar” o dedo na bola. Tem muito jogador que se gaba de não usar tape (deve ser muito inconsistente). Tem outro tipo de jogador que usa tape demais (também tem algo de errado).

Tem aqueles que usam o buraco do polegar como estacionamento de tapes e só os tiram depois que eles já estão amarelados e soltando cola. (Punk!!!)

O buraco da bola deve ter uma folga levando em conta que nos dias de muito calor o nosso corpo incha e em dias muito frios nosso corpo se contrai. Mas, o buraco deve ter a folga para o uso de, no máximo, seis tapes (algumas pessoas incham mais que outras então a folga deve ser maior). Os tapes brancos devem ser usados na parte frontal do dedo (palma) e os pretos na parte posterior. Os tapes pretos servem para dar o ajuste fino, por serem mais lisos e finos.

“TROQUE O TAPE A CADA SEIS OU OITO PARTIDAS, À MEDIDA QUE ELE VAI PERDENDO AGARRE VOCÊ COMEÇA A APERTAR A BOLA”.

Muitas vezes dependendo da tensão exercida pelo próprio jogo, alguns jogadores que tem maior sensibilidade trocam os tapes a cada duas partidas.

“Mantenha o olho na seta e na bola”

Benê Villa


5 thoughts on “A INCONSISTÊNCIA NO JOGO DE BOLICHE

  1. Agora entendi porque o tape que coloquei em Salvador, ano passado, não dá a mesma segurança hoje… rsrsrs
    Duzinho, Caio, me aguardem!!!!!!!

  2. Eu pensava que não sabia nada técnico sobre Boliche, hoje eu tenho certeza.
    Rapaz que troço complexo esse tal de Boliche, pensei que era só agarrar a bola, mirar no pino 1 e porrada nele. Fala sério… Acho que pra jogar bem esse troço e manjar tecnicamente, só na outra encarnação.
    Cara você é cobra mesmo. Adoro ler suas matérias, já to aqui de cadeirinha esperando a próxima.
    Só um comentário sobre essa matéria: acho que você explanou um pouco superficial, fiquei com a impressão que esse assunto é bem mais extenso, acho que dá umas 3 ou 4 caixas de cerveja.
    Caro amigo, você é demais. Parabéns.

    1. Obrigado amigo,
      Realmente tem muitos detalhes…
      mas ficaria muito chato,
      o importante é passar a informação.
      Talvez depois destas dicas o pessoal preste mais atenção no seu jogo e no seu span!
      Grande abrazo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *