KEVIN DORNBERGER: O CARTOLA MAIS PODEROSO DO BOLICHE MUNDIAL

0

O norte-americano Kevin Dornberger, recém eleito Presidente da WTBA (World Tenpin Bowling Association) também foi eleito Presidente da mais importante organização do boliche mundial, a FIQ (Federation Internationale des Quilleurs). Ludwig Kocsis, o presidente da WNBA (World Ninepin Bowling Association) tornou-se o novo vice-presidente da FIQ.

O Congresso da FIQ aprovou uma grande reorganização, na terça-feira passada, abrindo o caminho para que a WTBA e a WNBA  tenham o completo controle sobre todos os aspectos das suas respectivas modalidades (boliche de 10 e 9 pinos).

Essa reorganização simplifica a gestão do boliche internacional pela FIQ, que é reconhecida pelo COI – Comitê Olímpico Internacional como representante mundial do esporte Boliche.

Em razão dessa reorganização, a FIQ reduzirá a Diretoria Executiva de onze membros de sete, cinco dos quais serão eleitos pelo WTBA e dois pela WNBA. O presidente da FIQ também irá acumular a presidência da WTBA ou WNBA.

Hoje é um dia marcante e sem precedentes para o esporte de boliche“, disse Dornberger (foto à esquerda). “Essa reorganização permitirá que o boliche tenha mais poder de decisão sobre seus assuntos, tomando suas próprias decisões de forma mais independente.

A proposta de reorganização, que foi aprovada quase por unanimidade, foi um esforço conjunto pela WTBA e WNBA.

O presidente da WNBA, Ludwig Kocsis (foto à esquerda), disse que a decisão vai ajudar ambas as organizações. “Estou satisfeito pela decisão de hoje, pois permite que as nossas organizações sejam mais integradas, o que vai nos ajudar a obter mais destaque e reconhecimento internacional“, disse Kocsis, que agora também é vice-presidente da FIQ. “Há vantagens para ambas as partes, trabalhando juntos para tornar as coisas melhores.” resumiu.

A WTBA é formada por mais de 100 federações, enquanto WNBA possui cerca de 30 federações.

Na semana passada, Kevin também foi reeleito presidente da WTBA (World Tenpin Bowling Association – Associação Mundial do Boliche 10 pinos) para um segundo mandato consecutivo de quatro anos.

A eleição foi uma das várias e importantes decisões tomadas pelos representantes de 90 federações de boliche de todo o mundo.

Sinceramente, eu aprecio a confiança que os delegados demonstraram em me reeleger para novo mandato“, disse Dornberger, que derrotou Joan Catalunha Ricart. “Fizemos muitos progressos nos últimos quatro anos, e estou ansioso para continuar nesse ritmo nos próximos quatro anos.” completou.

Além de a eleição presidencial, foi anunciado que o fabricante Brunswick irá oferecer US$ 50.000 em fundos para a WTBA destinados ao desenvolvimento da juventude no mundo inteiro. Os fundos serão administrados conjuntamente pela WTBA e Brunswick. “Temos o prazer de fazer isso para mostrar o nosso apoio ao boliche competitivo em todo o mundo“,  declarou o presidente da Brunswick Bowling Products, Brent Perrier (foto à esquerda) e afirmou que “Estes fundos serão usados ​​para ajudar a construir a próxima geração de jovens bolicheiros.

O Congresso da WTBA também tomou importantes decisões legislativas, incluindo a criação de um novo evento – o Campeonato Mundial Individual da WTBA. Esse evento será realizado a cada quatro anos, com início em 2012, sediado no Chipre. Cada país poderá enviar até dois homens e duas mulheres. Nenhuma data foi anunciada ainda.

O novo evento dará a WTBA um campeonato mundial a cada ano, preenchendo um espaço no calendário anterior. O Campeonato Mundial Masculino e Feminino da WTBA será em 2013, o Campeonato Mundial Masculino da WTBA em 2014 e o Campeonato Mundial Feminino da WTBA em 2015. Cada um desses eventos serão realizados a cada quatro anos.

É importante para a WTBA realizar um campeonato mundial por ano e esta decisão concretiza esse objetivo“, disse Dornberger. “O World Championships Singles será um evento para angariar apoio adicional dos patrocinadores, aumentando o potencial de envolvimento da mídia internacional.” finalizou.

Outras decisões feitas pelo Congresso WTBA:

O sistema das finais match-play da Fase Masters nos futuros Campeonatos Mundiais será modificado do atual formato “melhor-de-cinco”  para o formato “round-robin” . Os quatro melhores avançam para a disputa das medalhas.

O bate-bola nos futuros Campeonatos Mundiais foi ligeiramente alterado, ao invés dos atuais 15 minutos na Fase de Tercetos será de 10 minutos e dos atuais 25 minutos antes da Fase de Equipe será reduzido para 15 minutos. Nas outras fases permanecem os 10 minutos.

O finlandês Pekka Korpi (foto à esquerda) foi eleito para o cargo de primeiro vice-presidente de WTBA, derrotando Michael Seymour da Austrália, na última rodada de votação por um voto. Seymour foi, então, eleito segundo vice-presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *