PAN JUVENIL 2021 CONFIRMADO
O primeiro PAN Juvenil terá o esporte Boliche
No ano que vem ocorrerá a primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Juvenis, e o Boliche faz parte das modalidades esportivas deste evento
Será um estival de esportes juvenis entre os dias 9 e 19 de setembro de 2021 na cidade de Cali, na Colômbia.
A Classificatória do Boliche para este Pan Juvenil será realizado este ano também em Cali em dezembro.
Serão oito países de cada modalidade (masculina e feminina) e se classificarão dois atletas de cada país, no Boliche.
Os primeiros Jogos Pan-americanos Juvenis de Cali 2021 terão a participação de 3.500 atletas dos 41 países membros do Panam Sports.
Serão ao todo 27 modalidades incluindo:
Aquáticas (mergulho, natação e natação artística);
Atletismo;
Badminton;
Basquete 3 × 3;
Boliche;
Boxe;
Canoagem;
Ciclismo (BMX, montanha, estrada, trilha);
Esgrima;
Ginástica (artística, rítmica e trampolim);
Handebol;
Judô;
Karatê;
Levantamento de pesos;
Luta (livre e greco-romana);
Patinação (artística, velocidade e skate);
Pentatlo moderno;
Rafting;
Remo;
Squash;
Taekwondo;
Tênis;
Tênis de mesa;
Tiro Esportivo (pistola e rifle);
Tiro com arco;
Triatlo;
Vela e
Voleibol (praia e indoor).
A confirmação oficial da Panam Sports
“Com o adiamento dos Jogos Olímpicos da Juventude de Dakar 2022, os Jogos Pan-americanos Cali 2021 Junior serão o evento esportivo mais importante para os jovens do mundo nos próximos anos”, declarou o presidente da Panam Sports, Neven Ilic.
Uma das notícias mais esperadas pelos Comitês Olímpicos Nacionais das Américas, pelas Federações Internacionais, Confederações Pan-Americanas e, claro, por jovens atletas finalmente foi divulgada:
A confirmação oficial do Governo do Presidente Iván Duque, que a cidade de Cali organizará os primeiros Jogos Pan-americanos Cali-Valle 2021 Junior.
A notícia foi comunicada pelo Ministro do Esporte da Colômbia Ernesto Lucena Barrero ao Presidente da Panam Sports Neven Ilic.
Foi na reunião virtual da Diretoria do Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos Juvenis de Cali-Valle 2021 que ocorreu nesta segunda-feira (31/agosto).
Participaram, entre outras autoridades, o Presidente do Comitê Olímpico da Colômbia, Baltazar Medina, o ex-governador do Vale do Cauca Dillian Francisca Toro e representantes do Departamento de Valle del Cauca, da Prefeitura de Santiago de Cali e do Diretor dos Jogos de Cali 2021, José Luis Echeverry.
Esta é uma ótima notícia para a Panam Sports e para toda a família Pan-americana.
É uma oportunidade única para a nova geração de atletas e para os países americanos continuarem com seu desenvolvimento esportivo.
Ainda mais sabendo que se trata do primeiro evento continental do história voltada para jovens de 14 a 22 anos.
“Tenho certeza de que será um festival esportivo espetacular, que servirá para promover nossa nova geração de atletas e que Cali e os colombianos, como sempre, serão anfitriões fantásticos ”, previu Neven Ilic.
Vale destacar que um dos maiores atrativos desses jogos é que, em todas as modalidades individuais, os vencedores da medalha de ouro se qualificarão automaticamente para os Jogos Pan-americanos de Santiago 2023.
A surpresa na contagem regressiva
Devido à pandemia do Coronavirus, qualquer tipo de celebração em massa não é permitida em todo o continente americano.
No entanto, o Comitê Organizador Cali-Valle 2021 guarda uma grande surpresa para quarta-feira, 9 de setembro.
Essa data marcará exatamente um ano antes da abertura dos I Jogos Pan-americanos Júnior Cali 2021.
A contagem regressiva para um ano do evento será transmitida ao vivo e direto para a América e o mundo através do Panam Sports Channel.
Fiquem atentos nas redes sociais e nos meios de comunicação, porque a América passa a viver com todo o seu coração, paixão, alegria, música e o ritmo, os primeiros Jogos Pan-americanos Cali 2021 Junior.
A Panam Sports
A Panam Sports, entidade organizadora dos Jogos, já tinha intenções em diminuir o número dos esportes não-olímpicos para a próxima edição.
A temporada dos Jogos Pan-Americanos é a única oportunidade, a cada quatro anos, dos espectadores assistirem um pouco de esportes inusitados e sem repercussão nas mídias.
Nesta edição de 2019, em Lima, foram sete esportes não-olímpicos, já que caratê e surfe farão sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Boliche, Esqui Aquático, Patinação Artística e Squash são os outros esportes, que já participam há várias edições do programa.
Ivar Sisniega, secretário-Geral da Panam Sports, antiga Odepa, declarou que o plano é ter apenas seis esportes não-olímpicos em Santiago-2023.
Ele não esclareceu se os esportes adicionais seriam considerados a partir da lista de “esportes fixos” do COI ou se da lista dos esportes que serão disputados em Paris-2024.
“A discussão inicial do Comitê Executivo é que temos que ser seletivos e ter certeza que esses esportes não-olímpicos devem assegurar seu lugar nos Pan-Americanos.
A regra básica é que dos nossos 41 Comitês Olímpicos, pelo menos 20 devem ter uma federação reconhecida, em funcionamento”., explicou Sisniega.
O presidente da Panam Sports, Neven Ilic, declarou que a meta de adicionar mais eventos qualificatórios para as Olimpíadas pode ser uma razão para diminuir o número de esportes não-olímpicos.
Cali, capital do Estado do Valle del Cauca, na Colômbia, foi eleita sede da primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Juniores em 2021, após uma votação do comitê executivo da Panam Sports em San José, na Costa Rica.
Os Jogos Pan-Americanos Juniores serão um marco importante na rica história esportiva da Colômbia e de Cali, pois serão realizados no ano comemorativo do 50.º aniversário dos Jogos Pan-Americanos de Cali 1971.
No passado, a sexta edição do principal evento multiesportivo do continente iniciou uma nova era do esporte em Cali, tornando a cidade a Capital do Esporte da Colômbia.
Muitos dos locais construídos para os Jogos Pan-Americanos 1971 serão reutilizados em 2021, comprovando o grande legado que deixaram para a cidade e a nação.