A REVOLUÇÃO NA PONTUAÇÃO DO BOLICHE
Desejando tornar mais fáceis e simples as pontuações das competições de boliche para a maioria das pessoas e da mídia esportiva, a World Bowling, organização que administra o boliche em todo o mundo, criou um grupo para estudar novas alternativas para a pontuação dos jogos de boliche.
Kevin Dornberger, presidente e CEO da WB anunciou a formação de um grupo de trabalho que pretende encontrar uma nova maneira de atrair o público em geral e incentivar o crescimento do esporte.
“Esperamos encontrar um formato mais simples e que seja mais fácil para os espectadores das competições de boliche, melhorando o caminho para a inclusão do Boliche nos Jogos Olímpicos”, disse Dornberger. E continuou: “Nosso atual sistema de pontuação é muito confuso para as pessoas que não estão familiarizadas com o boliche. Precisamos analisar com seriedade a possibilidade de implantar um sistema de pontuação alternativo.”
Atualmente no Campeonato Mundial, por exemplo, o formato tradicional de pontuação ainda é utilizado. Os jogadores e as equipes jogam partidas (ou games ou linhas) de 10 frames, com seis jogos de qualificação, levando a um jogo de semifinais e um jogo de finais.
“Cada aspecto do formato e pontuação dos nossos eventos será revisto”, confirmou Dornberger.
“Precisamos de um sistema de pontuação voltado para o espectador e para as transmissões pela TV, que não seja tão prolongado, que seja compreensível por pessoas alfabetizadas e, preferencialmente, que tenha mais “vitórias e derrotas” durante a partida, ao invés de um só resultado após vinte minutos de disputa, obviamente sem destruir a credibilidade do esporte.”
Para ajudar no sucesso dessa empreitada, Dornberger montou um grupo mundial de trabalho com notáveis de várias áreas, como atletas, treinadores, jornalistas esportivos, comerciantes e executivos ligados à indústria do boliche.
O grupo conta com:
– Micael Hamberg, ex-presidente da Federação Sueca;
– Brian Graham, vice-presidente da Brunswick (EUA);
– Dr. Mohammed Alathel, vice-presidente da Federação Saudita;
– Dom Barrett, jogador e campeão inglês;
– Andrew Frawley, técnico da seleção australiana;
– Jim Goodwin, jornalista norte-americano
– Onder Gurkan, turco, membro da Federação Européia
– Kirk Von Krueger, vice-comissário da PBA (EUA);
– Kelly Kulick, jogadora e campeã norte-americana
– Veronica Rajii, vice-presidente do Comitê Olímpico do Chile
– Bandar Al Shafi, secretário-geral da Federação do Qatar
– Walter Ray Williams Jr., jogador e campeão norte-americano
Dornberger disse que o prazo para este grupo apresentar as propostas iniciais será 1.º de dezembro de 2014, junto ao Conselho Executivo da WB.
O próximo Congresso WTBA será realizada em novembro de 2015, no qual será a primeira oportunidade para uma alteração legislativa.
A WB convida a todos que formulem sugestões em relação a este projeto. Quaisquer questões relativas aos objetivos gerais desse projeto podem ser enviadas diretamente para ele no e-mail President@WorldBowling.org.
Quaisquer sugestões ou opiniões sobre o detalhamento da pontuação podem ser enviados diretamente para o co-presidente Micael Hamberg através do e-mail micael.hamberg@me.com
A WB é reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional como o organismo mundial que regula o esporte Boliche.
A WB é uma instituição autônoma na administração do esporte e é responsável pela promoção e desenvolvimento do boliche em todo o mundo, pelo fortalecimento do movimento olímpico, aliado ao dever de contribuir para o cumprimento dos objetivos estabelecidos na Carta Olímpica, responsável por estabelecer as regras para a prática uniforme do boliche em todo o mundo, além de assegurar que as atividades oficiais de boliche atendam os requisitos da COI.
Para mais informações entre em contato:
Kevin Dornberger, Presidente da World Bowling
Fone: +1 414 803 9188
President@worldbowling.org
www.worldbowling.org