TRAGÉDIA EM NOVA FRIBURGO/RJ ATINGE BOLICHE
2 min readA Capela de Santo Antônio, em estilo neoclássico, inaugurada em 1884, localizada na Praça do Suspiro, em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, foi gravemente atingida pela enxurrada do Morro da Cruz. À esquerda na foto abaixo, vê-se o teleférico que leva para um centro de diversões no alto do morro, com um boliche com 5 pistas.
A tragédia na região serrana do Rio aumenta a cada dia, com centenas de mortos, feridos e desabrigados.
Clique aqui e saiba como ajudar…
A praça do Suspiro, ponto turístico da cidade de Nova Friburgo, na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, foi totalmente destruída após o temporal da semana passada. Árvores, bancos, mesas, grades e o jardim foram derrubados com a força dos ventos, da chuva e do deslizamento de terras. O teleférico, principal atração da cidade, não foi totalmente afetado, mas por causa da grande quantidade de lama que desceu das encostas, está interditado. O hotel, o parque, o boliche e o restaurante também estão fechados.
O proprietário do complexo de lazer, Rodolfo Acre, de 60 anos, acredita que, se receber ajuda do Ministério do Turismo, do BNDES e de outros bancos, conseguirá recuperar a área em até seis meses. Ele está preocupado com os 50 funcionários que trabalham no local.
– A princípio está tudo interditado, porque as ruas de acesso estão fechadas. Não há prazo para liberar, vou depender do poder público, da ajuda do Ministério do Turismo ou do BNDES e outros bancos para liberar isso. Espero que isso aconteça nas próximas semanas, porque cerca de 50 famílias vão ficar desempregadas.
Rodolfo estima um prejuízo de R$ 5 milhões com a interdição do teleférico. Segundo ele, nesta época do ano, cerca de 20 mil pessoas visitam o complexo turístico por mês. Na baixa temporada, ele recebe cerca de oito mil visitantes.
O teleférico funciona no município há 36 anos. O empresário comprou e investiu no local há 17 anos. Ele conta que, quando chegou a Nova Friburgo, não havia o complexo de lazer na praça do Suspiro.
– Eu peguei o dinheiro de investimento que eu tinha em outra cidade do estado e apliquei aqui. Eu construí o hotel, o boliche, o centro de lazer e o parque.
Rodolfo disse que não recebeu nenhum aviso da Defesa Civil sobre risco de desabamento do complexo turístico, mas que ainda não há previsão de abertura. Ele contou que a estrutura do teleférico não foi atingida, apenas o cabo de aço e a cabine de comando.