CBBOL CONFIRMA O RIO E CONTESTA A FEDERAÇÃO MINEIRA

0

O presidente da CBBOL confirmou o Rio de Janeiro como cidade sede do XXV Campeonato Brasileiro de Clubes e, além disso, divulgou um amplo esclarecimento legal sobre os questionamentos da Federação Mineira.

COMUNICADO  GERAL – 11.05.2010

O Presidente da Confederação Brasileira de Boliche – CBBOL, utilizando-se das prerrogativas que lhe são conferidas por Estatuto e legislação pertinente que disciplinam a prática desportiva, em nota oficial dirigida às Federações Filiadas esclarece:

1. Nos termos do artigo 41, alínea f c/c artigo 31, alínea a, do Estatuto da Confederação Brasileira de Boliche, é de competência do diretor técnico elaborar os projetos de regulamentos dos campeonatos e torneios promovidos ou patrocinados pela CBBOL, sendo de competência da Presidência, tomar quaisquer decisões que entender oportuna à ordem e aos interesses da CBBOL, inclusive nos casos omissos.

2. Em Assembléia Extraordinária realizada em 20 de novembro de 2009 com a participação das Federações filiadas, após votação, ficou decidido que a partir de 2010 não mais haveria sedes fixas para a realização de Campeonatos Brasileiros e que a definição da forma de disputa dos eventos nacionais, seria definida através de Protocolo de Intenções.

3. Os critérios do Protocolo de Intenções veiculado no site da CBBOL e das Federações filiadas, em janeiro de 2010, referem-se EXPRESSAMENTE ao Protocolo de Intenções relativo ao CAMPEONATO BRASILEIRO DE TERCETOS, cujo inteiro teor foi recepcionado pelas Federações filiadas, com aprovação tácita na medida em que enviaram suas propostas tempestivamente.

4. No que concerne ao CAMPEONATO BRASILEIRO DE CLUBES, foi enviado o Protocolo, com todos os quesitos que deveriam ser considerados, com a graduação de pontuação para apuração da proposta vencedora. Quanto aos critérios utilizados para a elaboração dos quesitos do Protocolo de Intenções para o CAMPEONATO BRASILEIRO DE CLUBES, observaram-se itens como, condições financeiras, facilidades de transporte, hospedagem e organização do evento, assim como as facilidades operacionais. A CBBOL estabeleceu como termo final para devolução das propostas, o dia 19 de abril.

5. Assim, recepcionado inteiro teor do Protocolo de Intenções relativo ao CAMPEONATO BRASILEIRO DE CLUBES por parte das Federações filiadas, uma vez que enviaram suas propostas no prazo estabelecido, o resultado da proposta vencedora foi enviado às Federações, via e-mail, aos 24 de abril de 2010, e, disponibilizado no site da CBBOL, dia 07 de maio de 2010.

6. Ocorre que após a divulgação da Proposta vencedora, surgiram questionamentos por parte de Federação filiada derrotada no processo licitatório, sob a alegação de que foi desrespeitado “Protocolo Original” votado em São Paulo, tornando tal manifestação oficial no site de aludida Federação.

A Confederação Brasileira de Boliche, na pessoa de seu Presidente em exercício esclarece que: tais informações veiculadas em site da Federação filiada não condizem com a veracidade dos fatos, pois não há qualquer “Protocolo Original votado”.

O Protocolo de Intenções divulgado em Janeiro refere-se ao Campeonato Brasileiro de Tercetos, cuja aprovação foi tácita, já que as entidades filiadas participaram do processo licitatório sem restrições. O mesmo ocorreu com o Protocolo de Intenções relativo ao Campeonato Brasileiro de Clubes.

Após divulgação do Protocolo, e diante da aprovação por parte das Federações filiadas que responderam com propostas oficiais: FMBOL, FBRJ e FPBOL, o processo licitatório transcorreu de forma transparente e lícita, respeitando-se na integralidade todos os quesitos apresentados.

Após tais esclarecimentos, e cumpridas todas as formalidades legais, no exercício das faculdades atribuídas ao cargo, reiterando o COMUNICADO de 11 de maio de 2010, declaro OFICIALMENTE que o CAMPEONATO BRASILEIRO DE CLUBES 2010, realizar-se-á no Rio de Janeiro nos dias 03, 04, 05 e 06 de junho.

Atenciosamente,

Geraldo Couto – Presidente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *