Em 2000 a FEPABOL – Federação Paraense de Boliche, no intuito de homenagear a sua cidade sede, criou a “Taça Cidade de Belém”.

Agora, em 2011 realiza-se a nona edição desse evento, que teve cobertura da TV RBA – Canal 13, afiliada da Rede Bandeirantes de Televisão, para o programa Camisa 13, com reportagem de Michel Anderson e imagens de João Luiz Costa.

Os jogadores entrevistados foram Germano Leão, Dayse Silva e Zeca Miranda. Veja…


[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=HedwV-MA18Y]

A 1.ª Taça Cidade de Belém foi realizada em 2000 no Bowling Chopp Pavan. Nesse primeiro ano contou com 28 atletas, sendo 20 no masculino e 8 no feminino. O campeão foi Luiz Cláudio e a campeã foi Dayse Silva.

Em 2001 os inscritos tiveram um atleta a mais que no ano anterior. Houve modificação no formato da disputa, com 5 rodadas divididas em 4 séries de 5 partidas e a última foi disputada em 4 partidas. Maurício Schuster foi o campeão e Dayse Silva foi a campeã.

Em 2002, por problemas diversos, a taça não foi realizada.

Em 2003 as disputas passaram a ser realizadas no Strike 60 (hoje Strike Bowling Park), com 32 participantes, sendo 15 no masculino, 7 no feminino e 10 no juvenil. Foi a primeira edição com finais. Os campeões foram Michel Khayat (masculino), Cláudia Schuster (feminino) e Duda Leão (juvenil)

Em 2004 novamente não foi realizada.

A edição de 2005 teve a participação de 31 atletas, distribuídos na 1.ª Divisão Masculina com 9 atletas, na Feminina com 8 atletas, na Juvenil com 5 atletas e com 9 atletas formou-se a 2.ª divisão. Foi a segunda e a última que aconteceu finais. Os campeões foram Zeca Miranda (1.ª Divisão Masculina), Dayse Silva (Divisão Feminina), Rogerinho Silva (Divisão Juvenil) e André Monteiro (2.ª Divisão Masculina).

Em 2006 novamente não foi realizada.

No ano de 2007 a taça teve 29 inscritos. A divisão de estreantes contou com 10 atletas, com destaques para Kazuo, Nelson, Paulo Ferreira, Regina Ferreira e Renan Fava que continuam até hoje disputando torneios. Os campeões foram Germano Leão (Divisão Masculina) e Cristina Parisi (Divisão Feminina).

Em 2008 o número de participantes foi recorde com 32 inscritos. Maurício Schuster foi o campeão e Dayse Silva foi a campeã.

Mudanças radicais marcaram a edição de 2009, desde a redução no total de partidas (21), sendo séries de 7 partidas e, com a extinção da Divisão Feminina, foi dividida em dois grupos (“A” e “B”) ou seja, Grupo “B” sendo a 2ª Divisão. Porém, apesar da ausência de várias mulheres, elas não deixaram de serem muito bem representadas pois Dayse Silva, a única mulher na competição, superou todos os competidores e foi a campeã do Grupo “A”, tornando-se pentacampeã da Taça Cidade de Belém (2000, 2001, 2005, 2008 e 2009).  Rodrigo Pessoa foi o campeão do Grupo “B”.

2010 foi o ano marcado pela quebra do recorde de número de participantes (33), distribuídos em 16 atletas no Grupo “A” e 17 atletas no Grupo “B”. Alrilan Mesquita ganhou o Grupo “A” e Lauro Neto o Grupo “B”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *