A História de uma Conquista
  por Roberto Carlos Pontes

Neste último domingo, 06/08/2006, venci o XXI Campeonato Brasileiro Individual na Divisão de Novos (5.ª Divisão), e considero esta a conquista esportiva mais importante durante meus 54 anos de vida.

A minha atuação no boliche começou em março deste ano, após uma consulta feita pela Internet, que me levou ao site do Boliche On-Line, e desse, através de pequena nota, ao Site do Casa Bowling, no Rio de Janeiro. No mesmo dia fui ao local solicitar orientação para iniciar a prática do esporte boliche, quando fui apresentado à Prof. Milena Carvalho, que efetivamente me guiou pela área de approach nos primeiros passos do esporte. Àquela época, coincidentemente, o Márcio Vieira estava organizando a Primeira Liga de Novos Praticantes e imediatamente passei a integrá-la.

Durante os quatro meses que sucederam, foram cinco aulas formais com a Milena e seis competições na Liga aos domingos. No mês de abril, até arrisquei uma participação em um torneio de um final de semana organizado pelos irmãos Pizzolli em São Paulo e fui o último colocado. Não fosse a receptividade calorosa e o incentivo recebido dos atletas paulistanos, naquela oportunidade, acho que teria desistido de continuar os treinamentos. Posteriormente, retornei a mesma cidade, para participar de um dos Torneios Relâmpagos, sempre realizados às quartas-feiras, no Dragon Bowling Center Norte, organizado pelo nosso querido Bira Teodoro, e mais uma vez fui recebido com toda a gentileza, carinho e atenção. Sempre que for possível, estarei lá presente na companhia desses novos amigos

Mas os meus primeiros passos e a minha recente vitória não são a conquista que quero registrar nesta oportunidade, e sim, a vitoriosa iniciativa do Márcio Vieira em trazer novos praticantes para o esporte boliche, com a fundação da mencionada Liga de Novos no Casa Bowling. Organizada no tempo recorde de três meses, a Liga conta hoje com quarenta participantes regulares, fruto de um esforço incansável de sua equipe, que não mediu esforços para fazer a iniciativa funcionar.

Apenas como um exemplo dos resultados dessa iniciativa, ainda neste mês, um outro iniciante como eu, na mesma Liga, o Paulo Cezar Machado, Professor de Educação Física e estudioso da fisiologia aplicada a diversos esportes, estará sendo transferido por motivos profissionais para o Estado de Santa Catarina, levando consigo um projeto, ainda em fase embrionária, para disseminar o esporte entre as crianças (através de escolinhas), e como atividade ocupacional e terapêutica entre pessoas idosas e portadores de deficiência física moderada, que pretende implantar naquela região do país.

Essa é a verdadeira conquista, a alcançada pelo grupo de profissionais do Casa Bowling, Márcio Vieira, Lúcia Vieira, Milena Carvalho, Alessandra Alves, (e tantos outros anônimos) que estão tratando o esporte com a devida atenção, dedicação e profissionalismo, disseminando sementes que certamente irão germinar em todo o nosso país, para a construção de futuras gerações de vencedores, sempre em nome da Saúde, do Esporte, e do Lazer.

PARABÉNS A TODOS ELES !!!!

Roberto Carlos Pontes
rpontesbr@yahoo.com.br

[ ANTERIOR ]   [ ÍNDICE ]  [ PRÓXIMA ]

[ TOPO ]