III Congresso Científico Latino-Americano da FIEP
II Congresso Brasileiro Científico da FIEP
Foz do Iguaçu - PR

ESTIMULAÇÃO CEREBRAL E APRENDIZAGEM MOTORA: EFEITOS NA APRENDIZAGEM DO JOGO DE BOLICHE

Fabrício Bruno Cardoso
Mestre em Motricidade Humana – Universidade Castelo Branco
Equipe Movimento Uniforme

Sergio Eduardo de C. Machado
Mestrando em Período Probatório em Psiquiatria e Saúde Mental – UFRJ/IPUB
Equipe Movimento Uniforme

RESUMO

Um dos efeitos da Estimulação cerebral sobre o organismo humano é o de proceder um balanceamento cerebral adequado à execução de tarefas associadas ao cotidiano de um indivíduo.

Um estado de balanceamento cerebral pode ser interpretado como evidência para o uso efetivo memória, atenção e percepção, além de outras condições desejáveis para uma boa condição de performance.

O objetivo do presente estudo foi investigar a possibilidade teórica de que um treinamento de curto prazo, através de um protocolo aplicado sob forma de luz e/ou som, possa promover mudanças diferenciais no funcionamento das ondas alfa, que segundo Hutchison (1986) são responsáveis pela facilitação da aprendizagem motora e memorização, ocorrida na aprendizagem do jogo de boliche.

Foram selecionadas 30 crianças com faixa etária de 7 a 8 anos, na qual foram aleatoriamente divididas em Grupo de Estudo (GE) e Grupo Controle (GC), tendo o GE realizado um programa de 36 sessões de treinamento Boliche com duração de 45 minutos paralelamente ao programa de treinamento de luz e/ou som com duração de 35 minutos.

Já o GC realizou somente o programa de Boliche com o mesmo número de sessões e mesma duração.

Os dados pré e pós-programa examinados através de um aparelho de neurofeedback (Procomp+ AZ-100), revelaram-se significativamente diferentes em referência a educabilidade das ondas alfa (p≤0.01). Este equilíbrio se revelou na melhor performance em aprendizagem do Grupo de Estudo (GE), na qual utilizou o Programa de treinamento de luz e/ou som, cujos os ganhos em habilidade foram significativamente superiores em relação ao Grupo Controle.

Conclui-se que os resultados aqui descritos são substanciais no que diz respeito a interatividade entre a equilibração cerebral, treinamento de luz e/ou som e aprendizagem hábil-motriz

[ ANTERIOR ]   [ ÍNDICE ]  [ PRÓXIMA ]

[ TOPO ]