Bug Bowling II
por Wagner Cerchiai

Olá bolicheiros de plantão, vamos então para uma nova matéria, esta será sobre material.

Antes de mais nada, corrigindo um pouco a matéria anterior, aprendi com o Marcelo Suartz que as bolas reativas não arrastam o óleo e sim, o absorvem. Apenas as bolas plásticas, as quais chamamos de côco que arrastam o óleo.

Bem, nossa segunda matéria é sobre material.

Você conhece seu material?

São tantas bolas e tantas marcas, que ás vezes a gente se confunde.

Basicamente as bolas são divididas em quatro categorias, alta performance, média performance, baixa performance e plástico (côco).

Bem, o que isto significa? Que as bolas de alta performance são boas e as outras são ruins? Claro que não.

Todas as bolas são boas, o caso é que cada uma é mais apropriada para uma determinada condição de pista e perfil do atleta.

As bolas de alta performance tem um hook maior e distância menor, ou seja, entram mais e mais cedo e são recomendadas para uma condição de óleo pesado ou médio, ou seja, para as partidas iniciais, a grosso modo, até a segunda ou terceira linha, dependendo do tipo de programa de óleo, mais ou menos densidade.

As bolas médias para condição de óleo médio e mantendo a coerência, as de baixa performance para a condição de pista seca. A diferença básica entre elas é que o núcleo é mais poderoso nas bolas de alta performance e vai ficando mais calmo nas médias e baixa. Outra coisa que muda é a superfície, existem bolas de superfície de 1000, 1500, 2000 e 4000, isso tem a ver com a porosidade da superfície, quanto menor o número, mais porosa é a superfície, ou seja, a 1000 é mais porosa e isso faz a bola entrar mais cedo, proporcionalmente, a 4000 é a super polida, menos porosidade, isso faz a bola entrar mais tarde, ou seja, maior distância.

No ano passado, a maioria das bolas de alta performance eram porosas, de 1000 a 1500, hoje a tendência mudou, a maioria das bolas de alta performance é 4000. Bem, ocorre que os fabricantes perceberam que as superfícies 1000 a 1500, absorviam muito mais óleo e isso prejudicava o comportamento da bola de forma rápida, o atleta tinha que fazer o chamado resurface ao terminar um torneio ou dois, pois a bola já ficava sem reação.

Hoje os recentes lançamentos de bola de alta performance são 4000, exemplo, Columbia 300 Full Swing e Power Swing, Virtual Gravity e muitas outras.

Conhecer seu material é importantíssimo, caso contrário você pode estar usando a bola na hora errada. Ás vezes o atleta compra uma bola nova e resolve jogar com ela, porque é nova, mas se a bola é por exemplo uma bola de baixa performance, ela não deve ser utilizada nas primeiras linhas, haverá muito óleo para ela e você só vai achar o pocket se montar na seta, pois vai faltar hook.

Veja abaixo o quadro ilustrativo de hook x distância da Columbia, onde juntei as bolas antigas e novas.



Entendendo o gráfico, a bola Full Swing tem um hook maior que 9 e uma distância menor que 4, isso mostra que esta bola é para bastante óleo, pois tem hook forte e pouca distância. Já a Loud Noise, tem um hook de 6 e uma distância maior que 9, trata-se de uma bola para pista seca, pois tem um hook mais calmo e grande distância. As trajetórias também são diferentes, como podemos mostrar na figura abaixo.


Tecnicamente devemos usar as bolas de alta performance com condição de bastante óleo para médio e no final, bolas de baixa performance para condição de pouco óleo.

Tabela de dados:
você pode se guiar pelo RG e diferencial ou pelo hook e distância, são duas formas de dizer a mesma coisa.

RG baixo e diferencial alto, a bola é de alta performance e é mais forte ou seja, entra mais e mais cedo. Também existe mistura entre os parâmetros, com RG alto e diferencial baixo, como a Storm Fast, que lhe confere uma trajetória de arco.

.

Marca Modelo Performance Superfície Hook Distância RG Diferencial
Columbia Full Swing Alta 4000 43 . 2.50 .056
Columbia Power Swing Alta 4000 40 . 2.51 .051
Columbia Noise Média 1000 35 . 2.56 .040
Columbia Cool Noise Média 2000 35 . 2.56 .040
Columbia Loud Noise Média 4000 25 . 2.56 .040
Columbia Bedlam Média 2000 32 . 2.50 .051
Columbia Freeze Média 2000 20 . 2.56 .047
Storm Virtual Energy Alta 1500 . . 2.48 .052
Storm Virtual Gravity Alta 4000 . . 2.48 .052
Storm Second Dimension Alta 1500 . . 2.51 .048
Storm Dimension Alta 2000 . . 2.51 .048
Storm High Road Média 1500 . . 2.57 .046
Storm Reign Média 1500 . . 2.57 .048
Storm Fast Média 1500 . . 2.55 .038
Storm Furious Média 2000 . . 2.55 .038
Storm Tropical Baixa 1500 . . 2.61 .022
Hammer Souce Alta 4000 57 . 2.45 .050
Hammer Jigsaw Alta 4000 57 . 2.48 .051
Hammer Widow  Venon Alta 4000 54 . 2.50 .060
Hammer Widow  Bit Alta 4000 55 . 2.50 .060
Hammer Widow  Pearl Alta 4000 49 . 2.50 .060
Hammer Widow Black Alta 4000 51 . 2.50 .060
Hammer Sting Média 2000 . . 2.50 .060
Hammer Raw (Psicho, Acid e Burn) Média 4000 . . 2.48 .050
Hammer Vibe (Emerald, Cherry e Onix) Baixa 4000 . . 2.51 .042
Ebonite Magic Alta 4000 47 25 2.50 .051
Ebonite Magic Touch Alta 4000 43 26 2.51 .051
Ebonite The ONE Alta 4000 . . 2.46 .056
Ebonite Envolv Média 4000 45 24 2.57 .057
Ebonite Lane Breaker Baixa 4000 41 27 2.51 .058

.

Normalmente um atleta deve ter duas ou três bolas fora a côco, a primeira de alta performance para as primeiras partidas, uma de média performance para as linhas intermediárias e uma de baixa performance para s linhas finais, quase sem óleo.

As famosas bolas côco, também podem ser utilizadas para se jogar a primeira bola, ou bola de strike, claro que em condições de pista muito seca. As bolas côco, no caso da primeira bola, tem que ser muito girada e pegar bem no encaixe, por ser uma bola de performance muito baixa.

Espero que esta matéria ajude na sua escolha de material e nos seu resultado.

Bom jogo e preste atenção no seu material

Até a próxima pessoal, bom jogo!

.

[ ANTERIOR ]   [ ÍNDICE ]  [ PRÓXIMA ]

[ TOPO ]