PEDIDO DE EXPLICAÇÃO

A CBBOL

Exmo Sr Presidente,

Com relação à convocação de adultos para o próximo Sul Americano, estou absolutamente ciente do critério a ser utilizado. Disputarei, aliás, já estou disputando segundo as regras estabelecidas, mas às vésperas de mais um Campeonato Brasileiro não posso deixar de expor minha opinião e pedir uma explicação.

São 4 vagas a serem disputadas na pista, mas a meu ver, a que vai sair dos campeonatos brasileiros apresenta um equívoco no critério de comparação. Conforme vosso texto:...” 2º - O atleta com melhor MÉDIA em 2 Campeonatos Brasileiros 2004 (aqueles que jogarem 3 poderão descartar o pior)”....

O critério de média seria bastante válido e democrático se fossem comparados todos os atletas em 3 de 3 torneios, sem descarte. No entanto, a escolha dos 2 melhores, sem considerar-se os pontos (conforme critério do próprio ranking da CBBOL), nos leva a distorções gritantes. Com apenas um torneio jogado em BH (Brasileiro de Duplas), aparentemente todos os atletas ainda teriam chance para a vaga, isto é claro. No entanto, sem hipocrisia, todos sabemos que os boliches podem ser condicionados para obtenção de maiores médias gerais dos jogadores (vide últimos torneios em Belo Horizonte e no Planet) ou médias gerais mais baixas, como o último Brasileiro de Seleções 2003 no próprio Planet em que o All Events ganhou com 195,50 e o Brasileiro Individual de 2003 que foi de 195,46.

V.Sa pode ponderar -“ mas os melhores não chegam à frente?”. Acredito que sim, mas já vimos acima, existe o limite físico e técnico do meio ambiente em que é disputado o evento. Como sabemos os próximos brasileiros (Clubes – SP e Individual – RJ), deverão ser jogados com uma passagem de óleo que tem apresentado em geral médias mais baixas. Um jogador que ganhe os 2 próximos All Events com digamos 202 e 202, claramente dominando os 2 torneios (que equivaleria ao 15º lugar em BH) poderá ser eliminado por um atleta que tenha tido apenas um 7º lugar em BH com 211 de média e que bata 195 em um dos próximos torneios (talvez ficando de 6º ao 10°lugar).  Isso é um critério justo? Será que os que não foram à BH tem chances reais?

Resumindo, o critério de média só me parece válido se todos os interessados disputassem e comparassem os 3 eventos, SEM DESCARTE. Acho que o critério de pontos deveria ser usado quando se considera apenas 2 eventos em 3.

Este pleito não é choro nem reclamação (por motivos óbvios), é apenas uma observação de quem tem interesse num critério a meu ver mais justo.

Atenciosamente,

Márcio Vieira

[ ANTERIOR ]   [ ÍNDICE ]  [ PRÓXIMA ]

[ TOPO ]