A PRÁTICA DO BOLICHE COMO ELEMENTO
FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
Fabrício
Bruno Cardoso
graduado em Educação Física pela UCB-RJ,
aluno
especial do Mestrado em motricidade Humana UCB-RJ
Sergio Eduardo Machado
graduando em Educação Física sétimo período pela UNESA-RJ,
aluno ouvinte do Mestrado em
Motricidade Humana UCB-RJ
Raphael Morra
graduado em Educação Física pela UNESA-RJ,
aluno especial do Mestrado em Motricidade Humana pela UCB-RJ
ÍNDICE:
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
O
BOLICHE NO COTIDIANO ESCOLAR
O
BOLICHE E SEUS BENEFÍCIOS
CONCLUSÃO
Introdução
“O jogo é
um caso típico das condutas negligenciadas pela escola tradicional, dado
o fato de parecerem destituídas de significado funcional. Para a
pedagogia corrente, é apenas um descanso ou o desgaste de um excedente de
energia. Mas esta visão simplista não explica nem a importância que as
crianças atribuem aos seus jogos e muito menos a forma constante de que
se revestem os jogos infantis, simbolismo ou ficção, por exemplo.”
Com o
presente estudo propõe-se modificar a imagem e a prática do jogo
esportivo no cotidiano escolar. È importante mostrar o quanto é possível
a sua utilização compromissada com todo o contexto de conteúdos que
cercam a criança desde que inicia sua caminhada na escola.
Muito tem a
ganhar a Língua Portuguesa, a Matemática, os Estudos Sociais e as Ciências
se a elas estiver associada a Educação Física. Com uma visão
interdisciplinar, nitidamente se percebe a importância da contribuição
das atividades físicas que venham auxiliar na formação de habilidades
necessárias ao desenvolvimento cognitivo. Se a criança pode
desenvolver essas habilidades com prazer, por que não seguir por esse
caminho, exercitando-se, ao máximo, o seu “brincar”?
Desenvolvimento
O
BOLICHE NO COTIDIANO ESCOLAR
Muito se
fala do lúdico no cotidiano escolar da criança, em como é importante
o brincar e a brincadeira, mas por que não utilizar o jogo esportivo?
O jogo
esportivo no cotidiano da escolaridade infantil não somente oferecerá
momentos prazerosos à criança, como também servirá para que a relação
professor x aluno torne-se amistosa, agradável, contribuindo para a
formação de vínculos cada vez mais fortes, tornando-se um poderoso
aliado no processo de aprendizagem da criança ao longo de sua
escolaridade.
O jogo
esportivo contribui para o desenvolvimento de aspectos importantes
pertinentes ao universo de conteúdos com que a criança lida no seu
contexto escolar e deve ser encarado como um instrumento pedagógico, um
objeto de trabalho, como um elemento facilitador
da aprendizagem. É necessário ressaltar alguns desses aspectos:
·
A importância
da repetição que ocorre durante a atividade lúdica que não acontece
somente pelo puro prazer propiciado pelo exercício, mas, acima de tudo,
por uma forma agradável de assimilar o novo, pela facilidade na aquisição
de um saber fazer, capaz de transformar a experiência em hábito –
esse aspecto, ampliando-se, poderá ser de muita valia nas questões
relacionadas à alfabetização, por exemplo – quando a criança ao
lidar repetidas vezes com as letras começa a formular hipóteses para
juntá-las, descobrindo, assim, a leitura e a escrita; propiciar à
criança a possibilidade de internalizar o mundo exterior, transformá-lo
e externalizá-lo através de códigos, sem reproduzir necessariamente o
mesmo modelo, pois quando a criança consegue sobrepor o significado
à ação, ou ao objeto,
estará desenvolvendo sua capacidade de abstrações, importante na
formação de conceitos a respeito de qualquer conteúdo, independente
das normas necessárias à prática do exercício esportivo.
·
a
contribuição da regra para o ajustamento e na integração ao grupo,
pois a regra representa uma forma regular a atividade individual em função
dos parâmetros aceitos pelo grupo. Observa-se que, numa atividade de
jogo, a criança não só tem a oportunidade de vivenciar as regras
impostas e pré-estabelecidas, mas como também pode transformá-las,
recriá-las de acordo com suas necessidades e interesses além de entendê-las,
pois a criança não aceita a regra simplesmente, há uma elaboração
– um processo de construção em que ela participa;
·
papel
relevante exercido pelo prazer, porque ele é um motivo para a ação e
a seriedade com que a criança encara o jogo, pois, a principio, ela não
separa a realidade da fantasia e dessa forma vais cumprindo seu papel
social de criança e, mais tarde, de adulto.
Considerando
que as atividades do jogo esportivo são fundamentais no processo de
construção do conhecimento, o presente estudo propõe a prática do Boliche
como elemento facilitador da aprendizagem porque sua utilização
regular nas atividades escolares possibilita trabalhar objetivos que
visam desenvolver habilidades necessárias à aquisição de diversos conteúdos.
O
BOLICHE E SEUS
BENEFÍCIOS
Pode-se
dizer que o Boliche, trata-se de um esporte completo, porque ele
proporciona um “fechamento” das partes cognitivas, emotivas e
motriz, do bolichista. Além do eu com a prática do Boliche, pode se
melhorar o desempenho das estruturas psicomotoras de base, através de
um bom trabalho de esquema corporal, visando melhorar habilidades
manuais, de leitura e de escrita. A
lateralidade é outro aspecto para qual o Boliche pode contribuir, pois,
pelas próprias características do jogo ajuda a criança a ir
percebendo a diferença entre direita e esquerda, o que também a irá
ajudar a reconhecer a ordem em um quadro e a seguir corretamente a direção
gráfica, fundamental às atividades de leitura.
Com o jogo
de Boliche, pode-se fazer a criança perceber posições, direções,
distâncias, tamanho, o movimento e a forma dos corpos, enfim
contribuindo para o desenvolvimento da estruturação espacial da criança.
O Boliche
torna-se um facilitador da aprendizagem na medida em que estimula o
desenvolvimento da orientação temporal e espacial e da percepção
espacial, elementos fundamentais no dia-a dia da criança na busca da
construção de conhecimentos, desenvolvendo habilidades que auxiliam,
por exemplo no processo de aquisição de leitura e escrita, utilizadas
pela criança para ordenar elementos de uma silaba, construir frases,
aprender noções de matemáticas como as de coluna e fileira, etc, além
de estimular a base primordial de toda coordenação dinâmica que é o
equilíbrio.
Outro fator
que faz o Boliche, se tornar uma grande aliado para as escolas, é o
grande desenvolvimento de seus praticantes na parte de concentração e
equilíbrio para a tomada de decisões, fazendo com que a criança crie
responsabilidade desde cedo.
O Boliche
é uma atividade construtora de conhecimentos de base formando
estruturas motorgnitivas desenvolvidas através da prática e/ou experiências
de tarefas motoras através de uma gradativa estruturação de esquemas
de conteúdos associados à atividade.
Isso ocorre
da seguinte maneira:
·
A memória declarativa corresponde a parte cognitiva de
fatos e relações armazenadas em memória influenciando o
desenvolvimento e execução de habilidades motoras ( Wall e associados,
1986 ),estando contidas nessa memória processos referentes a imagem
corporal, aspectos biomecânicos e informações espaciais vindas da prática
( Wall e associados, 1985 ).
·
Já a memória de procedimentos se refere a habilidade de
execução da tarefa motora utilizando a biomecânica de sua execução
ou como padrões ou regras que estruturam uma ação gerada ( French e
associados, 1995 ).
Podemos
dizer então que a prática do Boliche promove a junção das variantes
procedurais e declarativas favorecendo assim a aprendizagem hábil-motora.
CONCLUSÃO
Com o
presente estudo, conclui-se que a utilização regular do jogo esportivo
propicia que se estabeleça uma relação de seriedade, onde a criança
vai trabalhando sua capacidade de assumir compromissos, enquadrando-se
as normas sociais estipuladas pelo próprio grupo a que pertencem, ao
mesmo tempo em que vão trabalhando sua coordenação motora.
Trabalhando
suas necessidades momentâneas a criança vai não só internalizando o
mundo exterior, com possibilidade para reelaborá-lo, como também vai
iniciando sua caminhada de crescimento. È importante que esse
crescimento não seja somente físico, mais psíquico
e que ocorra de forma prazerosa e saudável
Infinitamente
grande pode ser a contribuição do jogo de Boliche, se bem trabalhado
por aqueles que conduzem o caminhar da criança, pode, realmente,
ser um elemento facilitador da aprendizagem.
Estudos em
andamento:
Estudo de
luz e som com atletas de Boliche
Estudo
biodinâmico com atletas de Boliche
Estudo de
sinestesia com atletas de Boliche
Estudo da
hemisfericidade com atletas de Boliche
Estudo das adaptações neurais do trabalho de força
com atletas de Boliche