Parabéns Juliano!

Não é a primeira vez que um atleta de ponta toma atitudes indisciplinadas e, com certeza não será a última. Seria demagogia falar que só os melhores cometem erros, mas eles, por estarem em evidência, são os que chamam a atenção e dos quais se espera o exemplo.

Mas o que acontece no Brasil é que o exemplo é dado, mas não o exemplo certo. Senão desde o começo, quero dizer nos últimos dez anos que fique bem claro. O exemplo que é passado às novas gerações do esporte é “jogue bem...”, e essas reticências significam: “não importa o que você faça fora das pistas”. E é justamente o que acontece. O jovem é incentivado desde cedo a se esforçar para jogar bem, estar sempre entre os melhores, mas nada além disso...

A maior prova disso são os próprios juvenis. Desde a conquista do Fernando Rezende que a atuação dos juvenis no campeonato é irretocável, e isso se segue até hoje, com as partidas perfeitas do Dudu Kato, Juliano e Fabio Grossi, os títulos do Juninho e do Igor, o campeonato brasileiro do Fabio Rezende, dentre tantos outros. Mas o problema aqui é que pode-se perceber que durante todos esses anos a maioria das confusões nos torneios tinha a presença dos juvenis (sem contar com as que foram encobertas).

Mas aqui entra a minha sincera opinião e o título desse artigo, Parabéns Juliano ! A sua atitude mostra somente que ele aprendeu a lição que lhe tem sido passada desde sua infância: jogue boliche... Não é de se esperar que um jogador que, durante a formação de seu caráter, sua personalidade e seus princípios teve como base a impunidade venha ter um comportamento diferente do que teve.

Se as pessoas que o ensinaram e guiaram sempre deixaram bem claro que jogando bem ele estaria na seleção, independente do comportamento, para que ele iria agora se importar com o que falar ou não na hora de uma final ? Que diferença faz na vida dele hoje (disputando o Pan-Americano) se a Sarah ou qualquer outra pessoa não gostou da sua atitude? O fato de ele ter atrapalhado uma atleta, na final do Campeonato Nacional vai trazer para ele alguma complicação? Alguma providência foi tomada? NÃO!! E com certeza não será!! Pois aqui é o país do jogue bem... somente."

Edison Grossi de Andrade Junior

agosto/99

[ ANTERIOR ]   [ ÍNDICE ]  [ PRÓXIMA ]

[ TOPO ]