DISCUSSÕES VERBAIS EM TORNEIOS DE BOLICHE

Nas competições esportivas o intenso desejo de vencer é valorizado pelos treinadores. Para manter esse desejo dentro dos limites que não prejudiquem o esporte, são estabelecidas regras de comportamento e penalidades para os transgressores. No vôlei, por exemplo, é proibido comemorar o ponto fitando o oponente. O "respeito" ao adversário deve ser uma constante em todos os esportes.

No boliche as regras específicas de bom comportamento versam sobre a preferência de jogo em pistas adjacentes. Não me recordo de disposições governando a comunicação verbal entre dois jogadores. Obviamente os preceitos da boa educação tem se mostrado suficientes para prevenir o "bate-boca". Nada obsta, porém, que a CBBOL estabeleça regras para atender situações novas se julgar conveniente. Todavia  a vivência esportiva mostra que a existência de um "capitão" respeitado e respeitoso em cada time ou delegação é mais eficiente que os regulamentos.

Companheiro, contribua para a melhoria da imagem do boliche: se não quiser ou não souber dizer algo amável, mantenha-se calado e em atitude respeitosa.

Rogério Colonna

julho/99

[ ANTERIOR ]   [ ÍNDICE ]   [ PRÓXIMO ]

[ TOPO ]