MORALIDADE ?

Não jogo boliche há tanto tempo como os demais, mas venho de esportes que são no mínimo muito mais adiantados na estrutura, organização e disciplina.

Como não estive presente no chamado "assunto do momento" então nada posso afirmar e mantenho uma posição neutra com relação a esse assunto.   Mas serve de alerta para tantas outras coisas que vem acontecendo de forma a diminuir ainda mais o status do boliche como ESPORTE.

O que mais eu leio e vejo e ouço nos muros das lamentações do boliche é que falta investimento, que é preciso patrocínio, mas o que esse esporte no estágio em que se encontra pode proporcionar as empresas ?

O volley há vinte anos era totalmente amador, um "esporte para meninas", e foi sendo trabalhando as poucos, um trabalho sério e organizado com todas as camadas participantes e responsáveis para que se tornasse um esporte conhecido e comercialmente viável. Essa talvez seja a palavra mais adequada. O boliche para se tornar um esporte é preciso ser tratado, respeitado e gostado como esporte e não apenas como uma forma de se ganhar dinheiro simplesmente as custas de outros. !

Patrocínio é uma coisa séria, dificil de se conseguir nessas condições.

Qualquer jogador de boliche no Brasil hoje que seja um empresário de respeito, teria coragem de investir em qualquer coisa dentro do boliche?

Quem pode hoje responder a qualquer pergunta básica existente em qualquer proposta de patrocínio sério?

Quais seriam os principais produtos associados ao esporte boliche ? Pizza ? Cerveja ? Cigarro ? Produtos para emagrecimento ? Livros de auto-ajuda ? Karaokê ?

Por que será que surgem do nada algumas modalidades esportivas e ganham destaque na mídia e nunca faltam investimentos ? E ao mesmo tempo, muitos esportes ficam no ostracismo ? Em primeiro lugar,  é preciso olhar com carinho e orgulho para esse esporte.  É preciso que as novas gerações de atletas sejam melhores que as antigas, que façam as coisas direito, que dêem as chances que todos merecemos ter, que tenham vergonha e humildade para pedir desculpas para si mesmo e procurar fazer melhor, cada vez mais e sempre.

É facil criticar os que estão lá em cima, sejam eles dirigentes ou jogadores, mas o que nós também estamos fazendo ? Será que o nosso próprio amadorismo, egoísmo e cultura arcaica também contribuem para manter as coisas do jeito que estão, ou até mesmo piorarem ?  Problemas existiram, existem e sempre vão existir, mas sejamos profissionais e não paternalistas e amadores, sejamos justos e verdadeiros, honestos e críticos. Sem consciência e senso crítico nada e nunca vai melhorar. Está na hora de parar de sermos espertos e engraçadinhos para sermos adultos e conscientes.

Carlos Akinaga

agosto/99

[ ANTERIOR ]  [ ÍNDICE ]  [ PRÓXIMA ]

[ TOPO ]