ESPECIAL - TAÇA BRASÍLIA 2000

(clique sobre o título do artigo)
Resultados e Insatisfações

Falando em Critérios


Resultados e Insatisfações

Pois é meu Povo!

Se antes de começar já havia polêmica, durante e depois não podia ser diferente. E foi o que aconteceu. Infelizmente.

De resultados, fiquemos com a excelente performance do Atleta Walter Costa do Vasco da Gama no torneio. Principalmente nos dois primeiros dias: 243 e tralálá de média. É bonito de se ver! Soma-se a isso o recorde Brasileiro de 24 partidas com 222,08 de média, batendo o recorde anterior do atleta Sussumo Okazaki, que era de 216,29, que já durava 10 anos. Como eu escrevi por aí, o Walter estava em outra dimensão. E ainda por cima, junto com seu companheiro Juliano de Oliveira, também do Vasco, venceram as finais contra Márcio Vieira e Caco Cruz, fazendo uma "dobradinha" vascaína no pódio masculino das duplas.

Não posso esquecer de dar os parabéns ao goiano Roland por sua partida perfeita de 300 pontos. Precisamos ver mais dessas em nossos torneios. E as mineiras Sheila Abreu e Marizette Scheer (de Tangará da Serra, MT, para o mundo) pelo título feminino. Colocando Dayse Silva e Luiza Rocha em segundo e as atletas vascaínas Mary Ministério e Léa Castro em terceiro.

Para não criar mais insatisfações, devo lembrar aqui os nomes dos campeões da 2ª divisão masculina, os renovados Bira Teodoro e Fran Monteiro (que separados de mim, depois de algum tempo, juntaram-se e conseguiram vencer mais um torneio). Provando que nunca é tarde para mudar e aprender. É, acho que as aulas com os mexicanos deram resultados. Só espero que na próxima que joguem como meus parceiros, aliviem a minha carga. He!He! E da 3ª divisão parabéns também: Clair Smaniotto e Ângelo Smaniotto (MS).

Como bom puxa saco que sou de mim mesmo, não poderia deixar de nomear a excelente participação do Infanto-Juvenil(?), com 1,80 m de altura, e beirando os 100 KG, o meu "Padim Ciço", Cícero Feltrim, SC. Que com apenas duas semanas de treinamento, e um excelente ouvido para escutar minhas humildes orientações, mostrou que talento nós temos de sobra nos nossos "meninos do Brasil".

Insatisfações: Clair venceu, mas teve que escrever um manifesto contra a ausência de seu resultado nos meios oficiais. As mulheres da 1ª divisão, fizeram um abaixo-assinado contra a escolha do Pátio Brasil para sediar os seus jogos. Fran Monteiro sentido-se preterido no seu direito de representar o Brasil no Torneio das Américas, na categoria Sênior, pelo atleta tucano/porto-riquenho (?) George (bolinha pisca-pisca) White, falou e disse ser um absurdo este atleta jogar com o nome Brasil nas costas. E todos os jogadores ficaram IRADOS com o fato da máquina de Gel não ter funcionado no último dia, e ter-se passado o tal Gel com a máquina da casa no Park, e óleo comum no Pátio ( salvo engano meu!). Ventos contrários nos assopraram..

No assunto George "Sênior" White, a CBBOL respondeu que este atleta está devidamente regularizado junto à esta Confederação, e documentou o seu processo de permanência no Brasil perante as autoridades competentes, e após parecer do seu departamento jurídico, e diante do não término deste processo de permanência, resolveu convocar o Atleta Fran Monteiro para a competição em Miami ( leia comunicado oficial CBBOL ). Bom,   em situação regular no Brasil, George White, ou outro estrangeiro qualquer pode jogar este tipo de evento. Agora, se a regra é ruim, que mude-se a regra, mas não o jogador.

Polêmicas a parte! Caminhemos para o Campeonato Brasileiro Individual de 2000 - julho 27 a 30.

Jogo que segue ...

julho-2000

 

[ TOPO ]


Falando em critérios !

Pois é meu Povo !

O próximo evento é a Taça Brasília de 2000, de 22 a 25 de junho. A federação local, FBDF, decidiu dividir o torneio nos dois centros de boliche da capital, o Park Bowling - Park Shopping e o Playbowling Pátio Brasil, Pátio Brasil Shopping.

No primeiro, os jogos começam às 11h em turno único, no Pátio Brasil às 9h e às 14h30. Esta Taça servirá de seletiva para o Torneio das Américas (Miami, agosto, 2000). Por isso de grande importância para todos os jogadores, além de definir as divisões para o Campeonato Brasileiro Individual em Julho.

A FBDF definiu que a 1.ª e 2.ª divisões masculinas jogarão no Park Shopping, jogando no Pátio Brasil a 3.ª divisão masculina, a 1.ª e 2.ª divisão feminina, mais os juvenis, masculino e feminino, se houverem.

Pronto está criada a polêmica!

Temos visto e ouvido inúmeras reclamações de atletas de todo o Brasil quanto a este critério de separar as primeiras divisões masculina e feminina nos dois boliches. Muitos reclamam de estarem separados de seus cônjuges, filhos e pais. Metralham os organizadores da Taça com todo o tipo de críticas. Exigindo até mudança desse critério.

Como eu disse no Fórum do Boliche Online, sempre serei a favor de algum critério, mesmo que seja um critério burro. Pois um critério Burro, é melhor que nenhum critério. Se a FBDF errou ou não, eu evitarei o mérito da questão. Mas cabe aos organizadores se manisfestarem, defender o seu ponto de vista, justificar, e responder aos seus críticos. Tentando desta maneira fazê-los entender ou não sua atitude em separar as primeiras divisões de cada categoria.

Uma das justificativas da federação local, é a dificuldade na negociação com um dos boliches, que apesar de ter 36 pistas, não quis locar todas elas para o torneio, dificultando em parte a sua organização. Aqui é onde eu gostaria de traçar algumas linhas.

Temos visto por todo o país as dificuldades que os organizadores de torneios vêm enfrentado nas negociações com os centros de boliche. Necessitamos de uma participação maior de cada atleta, com atitudes mais maduras com relação a imagem do Boliche como esporte. Devemos todos nós tratarmo-nos como atletas que somos, mesmo por aqueles que utilizam o esporte como forma de diversão e lazer, disputando torneios sem a pretensão de atingirem metas maiores que as fronteiras de sua cidade.

Cabe-nos sim, reclamar, sugerir, opinar e tudo o mais de direito que nos faça crescer como instituição Esporte. Devemos todos fazer nosso dever de casa. Agir com mais maturidade esportiva nos torneios, nos postando como atletas, e cobrando de cada uma de nossas federações eventos melhor organizados, com melhores prêmios, formas mais justas de competição.  Se todos nós agirmos assim, e principalmente dentro dos eventos, poderemos transmitir para as casa de boliche uma boa imagem de Esporte, e quem sabe conseguir um tratamento melhor para toda a comunidade. É um trabalho de formiga em estação quente.

Se todos trabalharmos na divulgação do Boliche como Esporte, na doação de idéias, na busca da mídia, e principalmente na cobrança de melhores resultados em organização e administração - e não fazer a crítica pela crítica - poderemos alcançar os objetivos mais comuns que toda a comunidade deseja.

Jogo que segue...

junho-2000

 

[ VOLTAR ]

[ TOPO ]