30/31 de outubro e
1/2 de novembro de 2003

logocbbolpq.gif (2788 bytes)

CONVITE? Clique aqui ...

RELAÇÃO DOS INSCRITOS? Clique aqui ...

REGULAMENTO

1.  DO EVENTO: A 16ª Taça Rio de Janeiro será  realizada no período de 30 de outubro a 2 de novembro de 2003, nas dependências do Barra Bowling que possui 20 pistas Brunswick.

1.1
Será disputada na forma de duplas; femininas, masculinas e juvenis, divididas como segue:
·  12  duplas masculinas, como  primeira  divisão;
·
  12  duplas masculinas, como  segunda divisão;
·
  12 duplas masculinas, como terceira divisão ;
·
  06  duplas femininas, como  primeira divisão;
·
  06  duplas femininas, como  segunda divisão;
·
  06  duplas juvenis masculinas
Este é o total de atletas inscritos até o dia 20 de outubro p.p., data final para inscrição de atletas para jogarem na data do item 1. Havendo número de inscritos no mínimo de 36 pessoas, poderemos usar a data de 5 a 8 de novembro, para que os mesmos joguem o referido evento como divisão especial

2. DA REALIZAÇÃO DO EVENTO
: Evento promovido, realizado e coordenado pela Federação de Boliche do Rio de Janeiro, com supervisão da Confederação Brasileira de Boliche, nos termos da NORMABOL 2003. Os resultados obtidos no evento serão computados no Ranking Brasileiro e também no Ranking Carioca de 2003.

3. DA FORMA DE DISPUTA: As duplas serão separadas em três divisões masculinas e duas femininas, de acordo com critério técnico da Federação de Boliche do Rio de Janeiro. Haverá também a competição de duplas juvenis masculinas;

a) Fase de Classificação

Todas as duplas inscritas  jogarão um total de 24 (vinte e quatro) partidas, divididas em quatro séries e pelo total de pinos acumulados nessas partidas, disputarão as finais as 3 (três) duplas melhores classificadas em cada divisão.

Havendo empate no 3º lugar de cada divisão, o desempate será feito pela maior partida de duplas, entre os empatados.

Apuradas as três classificadas de cada divisão, as mesmas serão numeradas, em função de seus totais de pinos. O número de partidas de cada rodada será  7, 7, 6 e 4.

b) Fase Final

As três finalistas de cada divisão disputarão as finais, como se segue:}

·
  Jogo  1: a dupla 3ª colocada jogará uma partida contra a dupla 2ª colocada,em par de pistas determinado pela organização, e a dupla que vencer esta partida, passará para a etapa seguinte; Se houver empate neste jogo a vitória será da dupla melhor classificada para esta disputa

·
  Jogo  2: dupla vencedora do jogo 2 jogará contra a dupla 1ª colocada. Será jogada uma partida entre ambas e se houver empate ou vitória da dupla 01, a mesma será declarada campeã do evento. Porém, se houver vitória da dupla 02, será realizada nova partida entre ambas e a vencedora desta partida será a campeã do evento. Se houver empate nesta partida, a vitória será da dupla 01, por ter se classificado em primeiro lugar para a Fase Final.

4. DA COMPETIÇÃO INDIVIDUAL: As partidas individuais de cada atleta  valerão para a disputa do “all events” individual de cada uma das divisões.

5. DAS INSCRIÇÕES:

1. Fica estabelecida a data de 20 de outubro de 2003 como limite de prazo para inscrição de duplas para a data principal do evento. AS INSCRIÇÕES DEVEM SER FEITAS O MAIS RÁPIDO POSSIVEL, COM O ORGANIZADOR DO EVENTO.

José Luiz Veiga
fone (11) 6839-0955
veigajl@hotmail.com


2. TAXA DE INSCRIÇÃO: Cada atleta, não filiado à Federação de Boliche do Rio de Janeiro, pagará o valor de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais) como inscrição no evento. Cada atleta, filiado à Federação de Boliche do Rio de Janeiro, pagará o valor de R$ 200,00 (duzentos reais) como inscrição no evento. Os atletas que ainda não pagaram a segunda semestralidade da CBBOL deverão fazê-lo junto ao representante da mesma, durante o evento. As taxas deverão ser depositadas em conta bancaria a ser divulgada aos atletas ou ao organizador do evento e diretoria da FBRJ, até o dia 20 de outubro para garantirem suas inscrições.

6. DOS RESPONSÁVEIS: A CBBOL nomeará um delegado para o acompanhamento da competição, conforme descrito na NORMABOL.

1. É responsável pela Arbitragem Geral do evento a Sra. Milena Carvalho, a qual responderá por todos os aspectos técnicos e disciplinares do mesmo.

2.
 O evento será organizado pelo Sr. José Luiz Veiga, e sua equipe, o qual procurará fornecer aos participantes, os resultados oficiais da competição o mais rápido possível.

3.
 Haverá uma equipe de apoio ao evento, cujos nomes serão divulgados durante o evento;

OBS: Solicita-se aos participantes que acompanhem seus resultados, para que não haja problemas de se computar valores errados. A súmula de jogo‚ é o documento oficial do evento, e o que for nela anotado, será computado. Solicita-se, então, que os atletas verifiquem, ao término de cada partida, se seus valores anotados estão corretos.

Qualquer dúvida  deverá o atleta procurar o Organizador do evento, para que o mesmo o oriente e esclareça quaisquer  dúvidas.

7. DO POSICIONAMENTO DOS ATLETAS NAS PISTAS: Os atletas inscritos serão divididos em dois grupos (turnos) para a disputa das duas primeiras rodadas que terão sete partidas cada e dessa forma a disposição das duplas inscritas nos dois turnos serão mantidas nessas duas rodadas para que todos possam jogar nas mesmas condições. Para as duas primeiras rodadas a mudança de pistas que normalmente será a cada duas partidas, faremos a seguinte mudança 2, 2, 2 e 1 partida. Para a segunda rodada, a primeira partida será jogada no par de pistas imediatamente a direita de onde a dupla terminou a primeira rodada.

Para a terceira rodada que será de seis partidas, com mudança a cada duas partidas, as divisões já estarão jogando no mesmo horário e segundo a classificação geral até a segunda rodada. Como em cada um dos dois turnos programados serão colocadas 27 duplas o posicionamento desta terceira rodada, sábado dia 1° de novembro, será a seguinte:

Primeiro Turno – jogarão a primeira divisão feminina completa, a primeira divisão masculina completa e mais as 9 duplas primeiras colocadas da segunda divisão masculina.

Segundo Turno –jogarão a segunda divisão feminina completa. A terceira divisão masculina completa a Divisão juvenil  completa  e mais as 3 duplas da segunda divisão masculina que não puderam jogar no primeiro turno.

Para a quarta rodada, domingo dia 2 de novembro,que será de quatro partidas, com mudança a cada duas partidas, haverá inversão dos turnos e horários relativos à terceira rodada, ou seja:

Primeiro Turno –jogarão a segunda divisão feminina completa. A terceira divisão masculina completa a Divisão juvenil  completa  e mais as 3 duplas da segunda divisão masculina que em função da classificação geral até a terceira rodada tenham ficado após a 9ª posição da divisão.

Segundo Turno - jogarão a primeira divisão feminina completa, a primeira divisão masculina completa e mais as 9 duplas primeiras colocadas da segunda divisão masculina.

Ao término da 24ª partida  serão realizadas as finais em pistas determinadas pela organização do evento.

Será afixado no boliche o mapa oficial dos posicionamentos das duplas

8. DAS PISTAS RESERVAS: Será reservado um par de pistas, para a eventualidade de avarias técnicas em qualquer pista que esteja sendo utilizada. No caso de não haver par de pistas reserva em um determinado momento, e uma partida não poder ser concluída no par de pistas onde foi iniciada, a mesma será anotada e suspensa, sendo concluída, a partir do ponto de interrupção, em outro par de pistas designado pela organização, ao final da rodada. Caso haja falhas técnicas em pistas, que impossibilitem o início de uma partida, os atletas escalados para o par de pistas com problemas, não jogarão a partida com os demais, sendo essa partida jogada ao final da rodada, em par de pistas a ser designado pela organização. As pistas 19 e 20 serão o par de reservas nos dois turnos.

9. DA PREMIAÇÃO: Serão os seguintes os prêmios da competição:

·  Serão premiadas, com placas alusivas ao evento, as duplas que se classificarem até o terceiro lugar nas disputas finais de cada divisão.

·
  Em cada divisão, será premiada a maior partida de duplas, durante a etapa de classificação.

·
  Serão premiados, individualmente os atletas que se classificarem até o terceiro lugar nas divisões femininas e até o quinto lugar nas divisões masculinas e juvenil;

·
  Será premiada a maior partida individual, em cada divisão

10. DO CONDICIONAMENTO DAS PISTAS
:

Será usada a maquina Kegel com o programa apresentado pela FBRJ, cujo mapa será afixado no boliche.

A FBRJ  fará uma supervisão para que o condicionamento e limpeza das pistas seja o mais correto para todos.

11. DAS DATAS E HORÁRIOS: É a seguinte a previsão de horários para os turnos da competição:

Dia 30 de outubro, quinta-feira; dois turnos, as 9h e as 14h30min;
Dia 31 de outubro, sexta–feira; dois turnos, as 9h e as 14h30min;
Dia 1° de novembro, sábado; dois turnos, as 9h e as 14h;
Dia 2  de novembro, domingo; dois  turnos, as 9h e as 12h30min

Qualquer mudança nesta programação será avisada aos atletas com antecedência

12. DAS FALTAS, ATRASOS e RESERVAS:

A nível do evento, cada dupla poderá ter um reserva cuja média não altere a divisão em que a referida dupla esteja participando. O reserva poderá atuar como substituto do titular, em uma rodada completa e não em partidas isoladas.Para o ranking Brasileiro, a CBBOL será informada sobre o número de partidas que cada atleta realmente jogou a fim de se fazer a pontuação normal dos participantes . Se porventura alguma das duplas semi finalistas tiver algum problema e não puder participar das semi finais, completa, a mesma será imediatamente substituída pela seguinte na classificação geral. Não será permitido que qualquer dupla inscreva algum atleta novo, para a disputa das finais. Se a dupla já tiver um reserva que tenha atuado pela mesma, em rodada anterior, o mesmo poderá ser usado para as finais, caso contrário a referida dupla será substituída pela seguinte na classificação geral.

Se o atleta faltar a qualquer partida e não tiver sido colocado um reserva em seu lugar. Será marcado zero para a partida que ele faltou.

13. DO COMPORTAMENTO E PERMANÊNCIA NAS PISTAS: Por tratar-se de campeonato oficial, os padrões de comportamento exigido dos atletas nas áreas de “approach“ e de descanso, será o estabelecido nas normas oficiais da FIQ e da CBBOL. Deve-se observar que não será permitido o consumo de bebidas ou alimentos dentro da área das pistas (mesmo área de descanso), e que é terminantemente proibida a permanência de pessoas nas áreas de jogo e/ou descanso, que não estejam participando do evento como atletas, ou trabalhando oficialmente para o evento.

Deve-se respeitar, na hora do arremesso, somente uma pista de cada lado, sendo aconselhável o bom senso de não se andar ou correr junto aos atletas das pista vizinhas.

Solicita-se aos participantes que desejem fumar ou beber durante a competição, que o façam fora da área de jogo, em respeito aos atletas que não fumam ou bebem.

14. UNIFORME: Os atletas deverão participar do evento com camisetas alusivas ao Boliche, sendo que atletas componentes de uma mesma dupla deverão jogar com camisetas iguais.Para melhor brilhantismo do evento solicitamos aos participantes que colaborem neste item, porém não será aplicada nenhuma penalidade a qualquer dupla que não esteja de acordo com esta solicitação;

15. DISPOSIÇÕES GERAIS: Para todas e quaisquer situações, serão aplicadas as regras estabelecidas pelos órgãos superiores, WTBA e CBBOL.

Os casos não previstos ou omissos no presente regulamento serão definidos pela Diretoria Técnica da Federação de Boliche do Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro, 21 de outubro de 2003

ANTONIO BATISTA DE CARVALHO FILHO

Presidente da Federação de Boliche do Rio de Janeiro

FERNANDO DIAS RAMOS
Vice Presidente

TERESA CRISTINA MUELAS
Diretora Financeira

Diretora do Departamento Técnico

JOSÉ LUIZ VEIGA
Organizador do Evento

Paralela a realização da XVI Taça Rio de Janeiro, será disputado o Torneio com Handicap Hammer Brasil Open que será efetuado pelos senhores Marcio Vieira e José Castro- Careca.

O Torneio, cujo regulamento oficial estará afixado no boliche será competição individual e os interessados em participar do mesmo deverão procurar os responsáveis pelo mesmo para melhores esclarecimentos e devem fazer suas inscrições com os mesmos antes do início da primeira partida.

Os organizadores deste evento estão doando para a FBRJ organizadora da XVI Taça Rio de Janeiro uma bola de boliche a qual será ofertada a um atleta inscrito no evento. A regra dessa oferta será comunicada a todos os participantes antes do início do evento.

 

[ TOPO ]