REGULAMENTO
1.
DO EVENTO:
A 16ª Taça Rio de Janeiro será realizada no período de 30 de outubro a
2 de novembro de 2003, nas dependências do Barra Bowling que possui 20
pistas Brunswick.
1.1 Será
disputada na forma de duplas; femininas, masculinas e juvenis, divididas
como segue:
· 12
duplas masculinas, como primeira divisão;
· 12
duplas masculinas, como segunda divisão;
· 12
duplas masculinas, como terceira divisão ;
· 06
duplas femininas, como primeira divisão;
· 06
duplas femininas, como segunda divisão;
· 06
duplas juvenis masculinas
Este é o total de atletas inscritos até o dia 20 de outubro p.p., data
final para inscrição de atletas para jogarem na data do item 1. Havendo
número de inscritos no mínimo de 36 pessoas, poderemos usar a data de 5
a 8 de novembro, para que os mesmos joguem o referido evento como
divisão especial
2. DA REALIZAÇÃO DO EVENTO:
Evento promovido, realizado e coordenado pela Federação de Boliche do
Rio de Janeiro, com supervisão da Confederação Brasileira de Boliche,
nos termos da NORMABOL 2003. Os resultados obtidos no evento serão
computados no Ranking Brasileiro e também no Ranking Carioca de 2003.
3. DA FORMA DE DISPUTA:
As duplas serão separadas em três divisões masculinas e duas femininas,
de acordo com critério técnico da Federação de Boliche do Rio de
Janeiro. Haverá também a competição de duplas juvenis masculinas;
a) Fase de Classificação
Todas as duplas inscritas jogarão um total de 24 (vinte e quatro)
partidas, divididas em quatro séries e pelo total de pinos acumulados
nessas partidas, disputarão as finais as 3 (três) duplas melhores
classificadas em cada divisão.
Havendo empate no 3º lugar de cada divisão, o desempate será
feito pela maior partida de duplas, entre os empatados.
Apuradas as três classificadas de cada divisão, as mesmas serão
numeradas, em função de seus totais de pinos. O número de partidas de
cada rodada será 7, 7, 6 e 4.
b) Fase Final
As três finalistas de cada divisão disputarão as finais, como se segue:}
· Jogo
1: a dupla 3ª colocada
jogará uma partida contra a dupla 2ª colocada,em par de pistas
determinado pela organização, e a dupla que vencer esta partida, passará
para a etapa seguinte; Se houver empate neste jogo a vitória será da
dupla melhor classificada para esta disputa
· Jogo
2: dupla vencedora do jogo 2
jogará contra a dupla 1ª colocada. Será jogada uma partida entre ambas e
se houver empate ou vitória da dupla 01, a mesma será declarada campeã
do evento. Porém, se houver vitória da dupla 02, será realizada nova
partida entre ambas e a vencedora desta partida será a campeã do evento.
Se houver empate nesta partida, a vitória será da dupla 01, por ter se
classificado em primeiro lugar para a Fase Final.
4. DA COMPETIÇÃO INDIVIDUAL:
As partidas individuais de cada atleta valerão para a disputa do “all
events” individual de cada uma das divisões.
5. DAS INSCRIÇÕES:
1. Fica
estabelecida a data de 20 de outubro de 2003 como limite de prazo para
inscrição de duplas para a data principal do evento. AS INSCRIÇÕES DEVEM
SER FEITAS O MAIS RÁPIDO POSSIVEL, COM O ORGANIZADOR DO EVENTO.
José Luiz Veiga
fone (11) 6839-0955
veigajl@hotmail.com
2. TAXA
DE INSCRIÇÃO: Cada atleta, não filiado à Federação de Boliche do
Rio de Janeiro, pagará o valor de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais)
como inscrição no evento. Cada atleta, filiado à Federação de Boliche do
Rio de Janeiro, pagará o valor de R$ 200,00 (duzentos reais) como
inscrição no evento. Os atletas que ainda não pagaram a segunda
semestralidade da CBBOL deverão fazê-lo junto ao representante da mesma,
durante o evento. As taxas deverão ser depositadas em conta bancaria a
ser divulgada aos atletas ou ao organizador do evento e diretoria da
FBRJ, até o dia 20 de outubro para garantirem suas inscrições.
6. DOS RESPONSÁVEIS:
A CBBOL nomeará um delegado para o acompanhamento da competição,
conforme descrito na NORMABOL.
1. É
responsável pela Arbitragem Geral do evento a Sra. Milena Carvalho, a
qual responderá por todos os aspectos técnicos e disciplinares do mesmo.
2. O
evento será organizado pelo Sr. José Luiz Veiga, e sua equipe, o qual
procurará fornecer aos participantes, os resultados oficiais da
competição o mais rápido possível.
3. Haverá
uma equipe de apoio ao evento, cujos nomes serão divulgados durante o
evento;
OBS: Solicita-se aos participantes que acompanhem seus resultados, para
que não haja problemas de se computar valores errados. A súmula de jogo‚
é o documento oficial do evento, e o que for nela anotado, será
computado. Solicita-se, então, que os atletas verifiquem, ao término de
cada partida, se seus valores anotados estão corretos.
Qualquer dúvida
deverá o atleta procurar o Organizador do evento, para que o mesmo o
oriente e esclareça quaisquer dúvidas.
7. DO POSICIONAMENTO DOS ATLETAS NAS PISTAS:
Os atletas inscritos serão divididos em dois grupos (turnos) para a
disputa das duas primeiras rodadas que terão sete partidas cada e dessa
forma a disposição das duplas inscritas nos dois turnos serão mantidas
nessas duas rodadas para que todos possam jogar nas mesmas condições.
Para as duas primeiras rodadas a mudança de pistas que normalmente será
a cada duas partidas, faremos a seguinte mudança 2, 2, 2 e 1 partida.
Para a segunda rodada, a primeira partida será jogada no par de pistas
imediatamente a direita de onde a dupla terminou a primeira rodada.
Para a terceira rodada que será de seis partidas, com mudança a cada
duas partidas, as divisões já estarão jogando no mesmo horário e segundo
a classificação geral até a segunda rodada. Como em cada um dos dois
turnos programados serão colocadas 27 duplas o posicionamento desta
terceira rodada, sábado dia 1° de novembro, será a seguinte:
Primeiro Turno – jogarão a primeira divisão feminina completa, a
primeira divisão masculina completa e mais as 9 duplas primeiras
colocadas da segunda divisão masculina.
Segundo Turno –jogarão a segunda divisão feminina completa. A terceira
divisão masculina completa a Divisão juvenil completa e mais as 3
duplas da segunda divisão masculina que não puderam jogar no primeiro
turno.
Para a quarta rodada, domingo dia 2 de novembro,que será de quatro
partidas, com mudança a cada duas partidas, haverá inversão dos turnos e
horários relativos à terceira rodada, ou seja:
Primeiro Turno –jogarão a segunda divisão feminina completa. A terceira
divisão masculina completa a Divisão juvenil completa e mais as 3
duplas da segunda divisão masculina que em função da classificação geral
até a terceira rodada tenham ficado após a 9ª posição da divisão.
Segundo Turno - jogarão a primeira divisão feminina completa, a primeira
divisão masculina completa e mais as 9 duplas primeiras colocadas da
segunda divisão masculina.
Ao término da 24ª partida serão realizadas as finais em pistas
determinadas pela organização do evento.
Será afixado no boliche o mapa oficial dos posicionamentos das duplas
8. DAS PISTAS RESERVAS:
Será reservado um par de pistas, para a eventualidade de avarias
técnicas em qualquer pista que esteja sendo utilizada. No caso de não
haver par de pistas reserva em um determinado momento, e uma partida não
poder ser concluída no par de pistas onde foi iniciada, a mesma será
anotada e suspensa, sendo concluída, a partir do ponto de interrupção,
em outro par de pistas designado pela organização, ao final da rodada.
Caso haja falhas técnicas em pistas, que impossibilitem o início de uma
partida, os atletas escalados para o par de pistas com problemas, não
jogarão a partida com os demais, sendo essa partida jogada ao final da
rodada, em par de pistas a ser designado pela organização. As pistas 19
e 20 serão o par de reservas nos dois turnos.
9. DA PREMIAÇÃO:
Serão os seguintes os prêmios da competição:
· Serão
premiadas, com placas alusivas ao evento, as duplas que se classificarem
até o terceiro lugar nas disputas finais de cada divisão.
· Em
cada divisão, será premiada a maior partida de duplas, durante a etapa
de classificação.
· Serão
premiados, individualmente os atletas que se classificarem até o
terceiro lugar nas divisões femininas e até o quinto lugar nas divisões
masculinas e juvenil;
· Será
premiada a maior partida individual, em cada divisão
10. DO CONDICIONAMENTO DAS PISTAS:
Será usada a maquina Kegel com o programa apresentado pela FBRJ,
cujo mapa será afixado no boliche.
A FBRJ fará uma supervisão para que o condicionamento e limpeza das
pistas seja o mais correto para todos.
11. DAS DATAS E HORÁRIOS:
É a seguinte a previsão de horários para os turnos da competição:
Dia 30 de outubro, quinta-feira; dois turnos, as 9h e as 14h30min;
Dia 31 de outubro, sexta–feira; dois turnos, as 9h e as 14h30min;
Dia 1° de novembro, sábado; dois turnos, as 9h e as 14h;
Dia 2 de novembro, domingo; dois turnos, as 9h e as 12h30min
Qualquer mudança nesta programação será avisada aos atletas com
antecedência
12. DAS FALTAS, ATRASOS e RESERVAS:
A nível do evento, cada dupla poderá ter um reserva cuja média não
altere a divisão em que a referida dupla esteja participando. O reserva
poderá atuar como substituto do titular, em uma rodada completa e não em
partidas isoladas.Para o ranking Brasileiro, a CBBOL será informada
sobre o número de partidas que cada atleta realmente jogou a fim de se
fazer a pontuação normal dos participantes . Se porventura alguma das
duplas semi finalistas tiver algum problema e não puder participar das
semi finais, completa, a mesma será imediatamente substituída pela
seguinte na classificação geral. Não será permitido que qualquer dupla
inscreva algum atleta novo, para a disputa das finais. Se a dupla já
tiver um reserva que tenha atuado pela mesma, em rodada anterior, o
mesmo poderá ser usado para as finais, caso contrário a referida dupla
será substituída pela seguinte na classificação geral.
Se o atleta faltar a qualquer partida e não tiver sido colocado um
reserva em seu lugar. Será marcado zero para a partida que ele faltou.
13. DO COMPORTAMENTO E PERMANÊNCIA NAS PISTAS:
Por tratar-se de campeonato oficial, os padrões de comportamento exigido
dos atletas nas áreas de “approach“ e de descanso, será o estabelecido
nas normas oficiais da FIQ e da CBBOL. Deve-se observar que não será
permitido o consumo de bebidas ou alimentos dentro da área das pistas
(mesmo área de descanso), e que é terminantemente proibida a permanência
de pessoas nas áreas de jogo e/ou descanso, que não estejam participando
do evento como atletas, ou trabalhando oficialmente para o evento.
Deve-se respeitar, na hora do arremesso, somente uma pista de cada lado,
sendo aconselhável o bom senso de não se andar ou correr junto aos
atletas das pista vizinhas.
Solicita-se aos participantes que desejem fumar ou beber durante a
competição, que o façam fora da área de jogo, em respeito aos atletas
que não fumam ou bebem.
14. UNIFORME:
Os atletas deverão participar do evento com camisetas alusivas ao
Boliche, sendo que atletas componentes de uma mesma dupla deverão jogar
com camisetas iguais.Para melhor brilhantismo do evento solicitamos aos
participantes que colaborem neste item, porém não será aplicada nenhuma
penalidade a qualquer dupla que não esteja de acordo com esta
solicitação;
15. DISPOSIÇÕES GERAIS:
Para todas e quaisquer situações, serão aplicadas as regras
estabelecidas pelos órgãos superiores, WTBA e CBBOL.
Os casos não previstos ou omissos no presente regulamento serão
definidos pela Diretoria Técnica da Federação de Boliche do Rio de
Janeiro.
Rio de Janeiro, 21 de outubro de 2003
ANTONIO BATISTA DE CARVALHO FILHO
Presidente
da Federação de Boliche do Rio de Janeiro
FERNANDO
DIAS RAMOS
Vice
Presidente
TERESA
CRISTINA MUELAS
Diretora
Financeira
Diretora do Departamento Técnico
JOSÉ
LUIZ VEIGA
Organizador do Evento
![](images/hammer_open_pq.jpg)
Paralela a realização
da XVI Taça Rio de Janeiro, será disputado o Torneio com Handicap Hammer
Brasil Open que será efetuado pelos senhores Marcio Vieira e José
Castro- Careca.
O Torneio, cujo regulamento oficial estará afixado no boliche será
competição individual e os interessados em participar do mesmo deverão
procurar os responsáveis pelo mesmo para melhores esclarecimentos e
devem fazer suas inscrições com os mesmos antes do início da primeira
partida.
Os organizadores deste evento estão doando para a FBRJ organizadora da
XVI Taça Rio de Janeiro uma bola de boliche a qual será ofertada a um
atleta inscrito no evento. A regra dessa oferta será comunicada a todos
os participantes antes do início do evento.