FPrB

VI TAÇA PARANÁ 2002
17 à 20 de outubro - São Paulo/SP

CBBOL

CLIQUE AQUI E LEIA O COMUNICADO DA FPrB

CLIQUE AQUI E LEIA O CONVITE PARA A TAÇA PARANÁ 2002

REGULAMENTO

1. DA TAÇA
A Taça Paraná, edição 2002 , ser  realizada no período de 17 a 20 de outubro, nas dependências do Planet Bowling, em São Paulo, capital, que possui pistas AMF sintéticas.

Será disputada na forma de duplas, com e sem HANDICAP, categorias feminina, masculina e, havendo número suficiente de inscrições, juvenil. As duplas serão agrupadas em divisões, de acordo com o número de atletas inscritos.

2. DA REALIZAÇÃO DO EVENTO
Evento promovido, realizado e coordenado pela Federação Paranaense de Boliche, com a anuência da Federação Paulista de Boliche, entidade mandatária no local de realização do evento.

3. DA FORMA DE DISPUTA
As duplas serão separadas em divisões masculinas e femininas, de acordo com critério técnico da Federação Paranaense de Boliche, tendo como base o último ranking Brasileiro divulgado. Para a fase de classificação e finais, serão considerados apenas os resultados sem HANDICAP, sendo que a pontuação de cada dupla com HANDICAP, será utilizada apenas para a premiação em dinheiro.

a) Fase de Classificação
Todas as duplas inscritas , jogarão um total de 24 (vinte e quatro) partidas, divididas em quatro séries de seis partidas cada, e pelo total de pinos acumulados nessas partidas, disputarão as finais as três duplas melhores classificadas em cada divisão.

Havendo empate, o desempate será feito pela maior partida de duplas , entre os empatados.

b) Fase Final
Os três finalistas de cada divisão, disputarão as finais, como se segue:

- Jogo 1: as duplas terceira e segunda colocadas jogarão uma única partida, e a dupla que fizer o maior total de pinos nessa partida, passará  para o jogo seguinte. Se houver empate nessa partida, a dupla segunda colocada na fase de classificação passará à próxima fase;

- Jogo 2: dupla vencedora do jogo 1, contra a dupla primeira colocada na fase de classificação. Será jogada uma partida entre ambas e se houver empate ou vitória da dupla  primeira colocada na fase de classificação, a mesma será declarada campeã do evento. Caso contrário, será realizada nova partida e a vencedora desta partida será a campeã do evento. Se houver empate nesta partida, a vitória será da dupla  primeira colocada na fase de classificação.

c) HANDICAP
- As quatro primeiras partidas da fase de classificação serão utilizadas para o estabelecimento da handicap de cada atleta, o qual será sucessivamente recalculado a cada quatro partidas, levando em conta todas as partidas jogadas até o memento do recálculo.

- O ponto base para cálculo do HANDICAP será 220, sendo considerados os fatores de 80% para o masculino e 90% para o feminino.

4. DOS PARTICIPANTES
Poderão disputar a VI Taça Paraná, todos os atletas interessados, desde que não estejam em situação irregular junto a Federação Paranaense de Boliche.

5. DA COMPETIÇÃO INDIVIDUAL
As partidas de cada atleta integrante de cada dupla, serão computadas para a disputa individual. Os atletas serão divididos em divisões, de acordo com o ranking Brasileiro e análise do departamento técnico da Federação Paranaense de Boliche. Isto será feito em função de que os atletas que compõem uma dupla podem ser, individualmente, de divisões diferentes.

Logo após o término da primeira rodada, os participantes do evento serão comunicados sobre suas divisões, na categoria individual.

6. DAS INSCRIÇÕES
1. Fica estabelecida a data de 16 de agosto de 2002 como limite de prazo para inscrição de duplas para a data principal do evento.

AS INSCRIÇÕES DEVEM SER FEITAS O MAIS RÁPIDO POSSIVEL, COM AS SEGUINTES ENTIDADES:
Federação Paulista de Boliche  (11) 3833-0614
fpbol@terra.com.br
Federação Paranaense de Boliche  (41) 352-7770
fprb@onda.com.br

2. TAXA DE INSCRIÇÃO: Cada atleta, pagará o valor de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais) como inscrição no evento.

7. DOS RESPONSÁVEIS
Os responsáveis pelo evento são:

1.  É responsável pela Arbitragem Geral do evento o Sr. Reynaldo Marsolik Jr., o qual responderá por todos os aspectos técnicos e disciplinares do mesmo.

2.  O evento será organizado pela Federação Paranaense de Boliche, a qual procurará fornecer aos participantes, os resultados oficiais da competição o mais rápido possível.

OBS: Solicita-se aos participantes que acompanhem seus resultados , para que não haja problemas de se computar valores errados. A súmula de jogo ‚ é o documento oficial do evento, e o que for nela anotado, será computado. Solicita-se, então, que os atletas verifiquem, ao término de cada partida, se seus valores anotados estão corretos.

Qualquer dúvida , deverá o atleta procurar a organização do evento, para que a mesma oriente e esclareça quais dúvidas.

8. DO POSICIONAMENTO DOS ATLETAS NAS PISTAS
O posicionamento da primeira e segunda rodadas será feito por sorteio, dentro das divisões. Para terceira e quarta rodadas haverá uma separação das duplas calssificação no eventos, dentro de suas divisões.

Ao término da 24ª partida de todas as divisões, serão realizadas as finais.

9. DAS PISTAS RESERVAS
Serão reservadas pistas reservas, para a eventualidade de avarias técnicas em qualquer pista que esteja sendo utilizada. No caso de não haver par de pistas reserva em um determinado momento, e uma partida não poder ser concluída no par de pistas onde foi iniciada, a mesma será anotada e suspensa, sendo concluída, a partir do ponto de interrupção, em outro par de pistas designado pela organização, ao final da rodada. Caso haja falhas técnicas em pistas, que impossibilitem o início de uma partida, os atletas escalados para o par de pistas com problemas, não jogarão a partida com os demais, sendo essa partida jogada ao final da rodada, em par de pistas a ser designado pela organização.

10. DA PREMIAÇÃO
Serão os seguintes os prêmios da competição:

- Serão premiadas, as duplas que se classificarem até o terceiro lugar nas disputas finais.

- Em cada divisão, será premiada a maior partida de duplas, durante a etapa de classificação.

- Serão premiados, individualmente os atletas que se classificarem até o terceiro lugar em suas respectivas divisões.

- Será premiada a maior partida individual, em cada divisão.

- Serão premiadas em dinheiro, cada uma das maiores 24 partidas com HANDICAP.

- Serão premiadas em dinheiro, as cinco primeiras duplas ordenadas, com HANDICAP, na fase de classificação (24 partidas).

- Serão premiados em dinheiro os cinco primeiros atletas ordenados, com HANDICAP, na fase de classificação (24 partidas).

Serão premiados em dinheiro os três primeiros atletas ordenados, sem HANDICAP, na fase de classificação (24 partidas), desde que não sejamos mesmos premiados no item anterior.

Obs: o valor da premiação em dinheiro será proporcional ao número de atletas inscritos para o evento.

11. DO CONDICIONAMENTO DAS PISTAS
Haverá a manutenção normal de limpeza do boliche e a seguir será aplicado o condicionamento das pistas, utilizando-se máquina KEGEL, com programa a ser determinado pelo departamento técnico da Federação Paranaense de Boliche.

Haverá manutenção entre os turnos turnos.

Não haverá manutenção para as finais.

12. DAS DATAS E HORÁRIOS
É a seguinte previsão de horários para os turnos da competição:

17 de outubro, quinta-feira, 14h30 - primeiro turno - 6 partidas
17 de outubro, quinta-feira, 20h - segundo turno - 6 partidas
18 de outubro, sexta-feira, 14h - primeiro turno - 6 partidas
18 de outubro, sexta-feira, 20h - segundo turno - 6 partidas
19 de outubro, sábado - 11h - único turno - 6 partidas
20 de outubro, domingo - 10h - único turno - 6 partidas

13. DAS FALTAS E ATRASOS
Para o atleta que faltar ou chegar atrasado, será aplicada a penalidade  de conformidade com as normas vigêntes, a qual será de (zero) para cada “frame” não jogado na partida.

14. DO COMPORTAMENTO E PERMANÊNCIA NAS PISTAS
Deve-se respeitar, na hora do arremesso, somente uma pista de cada lado, sendo aconselhável o bom senso de não se andar ou correr junto aos atletas das pista vizinhas.

Solicita-se aos participantes que desejem fumar ou beber durante a competição, que o façam fora da área de jogo, em respeito aos atletas que não fumam ou bebem.

15. UNIFORME
Os atletas deverão participar do evento com camisetas alusivas ao Boliche, sendo que atletas componentes de uma mesma dupla deverão jogar com camisetas iguais.

16. DISPOSIÇÕES GERAIS
Para todas e quaisquer situações, serão aplicadas as regras estabelecidas pelos órgãos superiores do boliche, e no Regulamento Geral de 2002 da FPrB.

Os casos não previstos ou omissos no presente regulamento, serão definidos pela FPrB.

Curitiba, 7 de outubro de 2.002.

REYNALDO MARSOLIK JR.
Presidente

 

[ TOPO ]