NOTÍCIAS

30/08/05 - COB NÃO QUERIA O BOLICHE NO PAN 2007

Nuzman não queria o boliche, squash,  esqui aquático, caratê e patinação no Pan

Conforme já havíamos noticiado em  18/08/03 e em 14/07/04 o COB não tinha o menor interesse em manter alguns esportes no programa do Pan 2007, entre eles o Boliche.

A decisão tomada nesta segunda-feira, durante a assembléia da Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA), entidade que é presidida pelo mexicano Mario Vazquez Raña, foi um revés do COB que desejava só uma modalidade não-olímpica, o futsal - que depende da Fifa. Raña, no entanto, afirmou que a Vila Pan-Americana ficará melhor que a Vila Olímpica.

"Foi um pedido pessoal do presidente da Odepa, que o Co-Rio atendeu", explicou Nuzman, presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro).

Nuzman já havia declarado em agosto de 2003 que "A inclusão dos esportes não-olímpicos será discutida mais tarde com a Odepa, embora seja preciso levar em conta que estas modalidades não são atrativas para a televisão, cujos direitos possuem o Comitê Organizador (CO-RIO)".

Dos sete esportes não olímpicos incluídos no Pan 2002 em Santo Domingo ficaram de fora pelota basca e raquetebol.

Vale ressaltar que a ODEPA aprovou a entrada dos seis esportes não olímpicos, concordando com dois pleitos do CO-RIO:

1) a manutenção do programa dos esportes olímpicos, com a participação de até 5 mil atletas olímpicos;

2) não pagamento pelo CO-RIO das passagens aéreas para os atletas e membros de delegação, delegados e árbitros desses esportes incluídas neste domingo, que deverão ficar a cargo de suas federações Internacionais e/ou de suas Confederações Esportivas Pan-americanas. Caberá ao CO-RIO arcar com as responsabilidades de transporte local, hospedagem e alimentação.

É fundamental que a CBBOL aliada às Federações Estaduais apresentem o quanto antes um projeto completo para o Pan 2007, quem sabe com a criação de Ranking Nacional específico para esse evento, composto por várias seletivas em vários estados, com parte da arrecadação das inscrições sendo destinada à um Fundo Boliche no Pan 2007. A seletiva final, para a formação das seleções masculina e feminina seria entre os 24 melhores desse ranking especial, preferencialmente no boliche carioca que será escolhido para sediar o boliche no Pan 2007.

 

[ ÍNDICE DE NOTÍCIAS ]

[TOPO]