CONTAGEM
DOS PONTOS
A pontuação de uma partida ou linha varia de acordo
com a quantidade de pinos e a forma como o jogador os derruba, podendo ir de zero (quando
nenhum pino é derrubado nas dez jogadas ou "frames") até o máximo possível
de 300 pontos, ou seja, doze "strikes" consecutivos.
É evidente que, como cada partida tem dez "frames", só seriam possíveis dez
"strikes", porém se o jogador derrubar todos os pinos no primeiro arremesso do
décimo "frame", ele ganha o direito de jogar mais duas bolas, conseguindo assim
a chance de completar doze "strikes" numa mesma linha, embora seja muito raro
isso ocorrer.
Toda pista possui uma Linha de Falta com mais ou menos 1,2 polegada e na largura da
pista, localizada entre o término do "approach" e o início da pista. Se o
jogador pisar nesta linha, ao fazer o seu arremesso, perderá a jogada. Existem Linhas de
Falta com sensores eletrônicos que detectam a falta através de células foto-elétricas
e aplicam a penalidade automaticamente ao infrator, mostrando no monitor de anotações
zero ponto ( ) e, se for o primeiro arremesso, serão colocados novamente os dez
pinos. Dessa forma, caso o jogador derrube os dez pinos nessa segunda jogada após a
falta, será computado um "spare". Se a falta for na segunda jogada, não
marcará pontos nessa, valendo apenas os pinos derrubados na primeira jogada.
Exceto quando um strike for feito, o número de pinos derrubados no primeiro lançamento
do jogador deverá ser marcado no canto superior esquerdo do quadrado correspondente a
cada frame, e o número de pinos derrubados em seu segundo lançamento deverá ser marcado
no canto superior direito do quadrado correspondente àquele mesmo frame. Se nenhum pino
for derrubado na segunda bola, o espaço referente àquele lançamento deverá ser
preenchido com (-). A anotação dos dois lançamentos deverá ser feita imediatamente.
SIMULADOR
(clique aqui e treine sua contagem)
Exemplo: