Uma mensagem para o Esporte
por Toninho Luiz

Todos nós, quando crianças, ganhamos uma roupa, um tênis, uma bola, brinquedos, muitos presentes ligados ao esporte. Nem damos importância, por sermos uma criança em formação, da marca ou da modalidade esportiva, muito menos como vestir sozinho um vestuário esportivo.

À medida que crescemos, embora ainda dentro da fase infantil, começamos a gostar de um Clube do coração, ou pela cor da sua camisa, pelas suas conquistas, pela presença da torcida, ou pelo fato de ter aquela modalidade esportiva que mais gostamos, às vezes, de muitas ao mesmo tempo, futebol, voleibol, basquete, e tantas outras.

Nessa fase, o esporte começará a fazer parte dia-a-dia da nossa vida, praticaremos a modalidade esportiva que mais gostamos com a camisa do Clube que mais admiramos.

Assim o esporte se desenvolverá em nossa vida, vamos aprendendo pela família, na escola, que devemos entender que, em qualquer modalidade esportiva escolhida, a presença e a amizade dos nossos amigos serão fundamentais a fim de constituirmos base bem sólida crescendo com o verdadeiro espírito esportivo, ou seja, saber ganhar como saber perder, não importa o Clube, não importa a modalidade esportiva.

Com esse espírito esportivo bem enraizado dentro de nós, tornando a forte bússola que nos guiará corretamente nosso comportamento, pensamento e em nossas decisões em todas as áreas das nossas atividades, em estudo e trabalho, o esporte traçará de forma correta o seu próprio caminho, enfrentando quaisquer obstáculos na sua trajetória, ora fáceis, ora difíceis, mas um desafio que o esporte sempre sairá vitorioso.

É importantíssimo estarmos conscientes do direito constitucional ao esporte e a livre escolha da nossa modalidade esportiva, além de compreendermos que a amizade, família e paz que aprendemos naquela fase inicial do esporte nas nossas vidas, deverão estar presentes e constituirão a tal bússola, que nos guiará e definirá o nosso correto modo de entender e agir.

O esporte é liberdade e igualdade, é cultura e cidadania, é inclusão social, como também solidariedade e pacificação, projetos sociais e humanitários, para todos que estejam envolvidos direta ou indiretamente com as atividades físicas e esportivas, provando que o esporte sempre evoluirá se consolidarmos em todas as nossas idéias e decisões essas palavras tão nobres, ditas no iniciar deste parágrafo, totalmente voltadas para um futuro positivo, visando um otimismo eternamente duradouro.

Antonio Luiz Cruz Martins
De um esportista humano e pacificador

30.05.11

.

[ ANTERIOR ]   [ ÍNDICE ]  [ PRÓXIMA ]

[ TOPO ]