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FEDERAÇÃO PAULISTA DE BOLICHE
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São Paulo 12 de agosto de 2000

Resposta ao Planet Bowling.

Com referência aos campeonatos, torneios, taças e demais competições essa casa comercial de fato tem realizado estes eventos.

Quanto a iniciativa de promoção do Campeonato Mundial AMF, temos que ressaltar que o acordado entre Planet e PIN 1 se deve ao fato da PIN 1 ser representante da AMF no Brasil, e ser a responsável pela instalação dos equipamentos do Planet Bowling. Portanto, o altíssimo custo pago pela administração do Planet Bowling na realização deste evento, não se deve única e exclusivamente à projeção do esporte, mas sim a um acordo comercial entre as duas empresas.

O mesmo ocorre quando o Planet negocia campeonatos com a FPBOL e a CBBOL, pois tratando-se de negociação comercial, entende-se que os valores acordados sejam satisfatórios  para ambas as partes.

Ao expressar que procurou deixar o boliche nas melhores condições técnicas para a prática do esporte, permitindo que responsáveis pelos eventos como a FPBOL e a CBBOL determinassem o condicionamento de pistas, entendemos que isto não é permissão, faz parte da negociação.

Quanto às máquinas de passar óleo citadas  na carta, de fato não se discute a eficiência nem a  qualidade das  mesmas, mas temos que levar em conta que estas máquinas já operam  há quatro anos, havendo um desgaste natural das mesmas, exemplo disto são as  poças de água que as máquinas deixam em algumas pistas, tanto no piso inferior quanto no superior.

Com respeito à solicitação da quantidade de atletas e de pistas , informamos um número aproximado, porém como em qualquer evento, recebemos algumas inscrições de última hora. No entanto, ficou estabelecido que caso necessitássemos  de mais pistas não haveria problema algum, desde que utilizássemos somente o piso superior.

Sobre o horário, foi acertado que no sábado o início seria às 13:00 horas, ao invés das 14:00 hs como era habitual, em  benefício ao Planet, pois a FPBOL tem consciência que  após às 18:00 hs estaria prejudicando o movimento comercial da casa. Vale ressaltar que  esta negociação foi feita verbalmente com a gerência comercial do Planet, onde subentende-se que a mesma tenha conhecimento dos parâmetros para realização da referida negociação. Somente agora o Planet se deu conta que o valor da hora após as 16:00 é de R$ 39,00, ou seria algo contra esta nova direção da FPBOL?

Referente ao condicionamento das pistas, se eventualmente não ficassem a contento, a responsabilidade seria do contratante, pois conforme argumenta, são conhecedores das condições técnicas ideais desejadas.

Tivemos problemas com o condicionamento das pistas no sábado dia 05. Após o término da rodada tentei localizar o gerente comercial da casa, mas não o encontrei. A partir daí procurei chegar mais cedo  no domingo dia 6. Por volta  das 9.15hs entrei em contato com o funcionário responsável pela manutenção das pistas (que se encontrava fazendo manutenção nos pares de pista 7 e 8 e não na pista 10 como mencionado em sua carta), questionando sobre o programa aplicado no dia anterior.

Foi então que descobri que o programa aplicado no sábado foi o de número 6. Isto causou-me espanto, uma vez que em nenhum momento foi solicitado ao Planet ou a quem quer que seja, a alteração do programa que vinha sendo utilizado desde sua criação pelo Departamento Técnico da CBBOL  para o Campeonato Brasileiro Individual realizado no Planet em 1998, programa este que ficou registrado na máquina com o número 3. Além disso, este programa 6 nunca foi usado pela Diretoria anterior, e se isto ocorreu, foi sem meu conhecimento, pois atualmente sou o Presidente da FPBOL, porém na época era Diretor Técnico sendo responsável pelo condicionamento de pistas.

Solicitei então ao funcionário que aplicasse o programa 3 e o mesmo me disse que havia feito manutenção até a pista 7, e que em função disto ocorreria um atraso no início do campeonato de 45 minutos. Após o ocorrido, sem meu conhecimento, o funcionário tentou localizar o gerente, que após 15 minutos apareceu gritando que seu funcionário já havia feito manutenção até a pista 14. Tentei explicar ao gerente que a manutenção havia sido feita somente até a pista 7, sem sucesso, pois o mesmo exaltado não aceitava qualquer argumento, inclusive dizendo que para passar o programa número 3 teria que aumentar o preço anteriormente acertado.

Vale lembrar que a conversa com o funcionário  foi presenciada por dois atletas, e a atitude exaltada do gerente por todos os atletas presentes.

Após todo este tumulto a manutenção foi feita com o programa 3. Mesmo assim foram detectadas manchas de água em algumas pistas.

Quanto a limpeza das pistas, faz parte do acordo comercial. Acreditando que tal procedimento é de praxe, não vemos necessidade de fiscalizar, além do que o ar condicionado também influi no condicionamento das pistas, e este muitas vezes somente fica operando no sistema de ventilação.

Com referência à máquina de Gel da CBBOL, concordamos que é uma máquina moderna, de última geração, pois lava e passa o gel com rapidez. (duração 45 segundos por pista). Sugerimos ao Planet que o mesmo adquira esta máquina, proporcionando aos atletas todos os benefícios mencionados.

A respeito do óleo aplicado para o público em geral, todos nós sabemos que é diferente ao estabelecido em campeonatos. Assim sendo, há uma preocupação constante tanto dos antigos dirigentes da FPBOL quanto dos atuais, para que nossos atletas obtenham resultados expressivos, principalmente em campeonatos da CBBOL quando realizados em SP, onde sempre foi mantido o padrão para condicionamento das pistas, até a chegada da máquina de GEL.

Vale lembrar  que houve um problema com a máquina de óleo na copa AMF de 1999, quando o organizador  do torneio inseriu um novo programa, específico para o evento e apagou os outros programas ali existentes, sendo necessário efetuar uma nova programação. Este trabalho foi realizado por funcionários da PIN 1, sendo que as despesas por este serviço foram pagas pela FPBOL.

Quando procurei a gerência do Planet, para acertar o campeonato paulista de duplas de 2000, solicitei que as mulheres e os menores de dezoito anos pagassem R$ 15.00 e os homens continuariam pagando R$ 18.00, pois  minha intenção é  incentivar que tenhamos mais participantes destas categorias. O Planet concordou em reduzir o preço somente para as mulheres, não concordando com a redução de preço para os menores de 18 anos. Em benefício do esporte, a FPBOL resolveu arcar com os custos para esta categoria.

Entendemos também que dentro do preço negociado estão incluídos funcionários de apoio para a realização do evento, conforme menciona sua carta a obrigatoriedade de contratar mais funcionários para ficarem à disposição da FPBOL. Como explica-se o fato de no sábado dia 05 não haver funcionário (pisteiro) até às 16:00hs ? Ficando responsável pelo suporte de pista o funcionário do caixa, que por estar sozinho não conseguia atender prontamente nossas solicitações, por mais boa vontade que tivesse.

Outro fato que deve ser esclarecido é referente a rodada no dia dos pais. Sua carta menciona a boa vontade do Planet em ceder as pistas neste dia, porém esta data foi programada quando da negociação com a FPBOL, se por ventura no mesmo dia e horário o Planet assumiu outro compromisso, é uma falha  de organização da casa, lembrando sempre que o boliche possui 50 pistas. Quanto à mudança de horário na abertura da casa, voltamos a afirmar que quando um acordo comercial é firmado, cada um deve cumprir a sua parte.

A FPBOL representada por seu Presidente e Vice-Presidente estiveram no Planet no dia 11 de agosto por volta das 21:30 hs para esclarecer os fatos ocorridos  mencionados na referida carta, no qual foram resolvidos todos os itens relacionados. O gerente, como é de conhecimento de todos, é de outra nacionalidade e tem dificuldade em nosso idioma, esclareceu ainda que o que queria relatar a todos foi erroneamente interpretado por quem a redigiu - “redator fantasma”. É lamentável que algumas pessoas interpretem errado o pensamento do gerente comercial do Planet, aproveitando para expor suas próprias críticas e escondendo-se no anonimato.

Caso alguém tenha qualquer dúvida sobre o exposto acima, favor procurar o gerente juntamente com o Presidente da FPBOL para maiores esclarecimentos e para evitarmos possíveis mal entendidos.

Julio C. P. Abrãao
P
residente

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