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FEDERAÇÃO
PAULISTA DE BOLICHE
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Fone:
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São
Paulo 12 de agosto de 2000
Resposta ao Planet Bowling.
Com referência aos campeonatos, torneios, taças e demais competições
essa casa comercial de fato tem realizado estes eventos.
Quanto a iniciativa de promoção do Campeonato
Mundial AMF, temos que ressaltar que o acordado entre Planet e PIN 1 se
deve ao fato da PIN 1 ser representante da AMF no Brasil, e ser a
responsável pela instalação dos equipamentos do Planet Bowling.
Portanto, o altíssimo custo pago pela administração do Planet Bowling
na realização deste evento, não se deve única e exclusivamente à
projeção do esporte, mas sim a um acordo comercial entre as duas
empresas.
O mesmo ocorre quando o Planet negocia campeonatos com a FPBOL e a
CBBOL, pois tratando-se de negociação comercial, entende-se que os
valores acordados sejam satisfatórios
para ambas as partes.
Ao expressar que procurou deixar o boliche nas melhores condições técnicas
para a prática do esporte, permitindo que responsáveis pelos eventos
como a FPBOL e a CBBOL determinassem o condicionamento de pistas,
entendemos que isto não é permissão, faz parte da negociação.
Quanto às máquinas de passar óleo citadas
na carta, de fato não se discute a eficiência nem a
qualidade das mesmas,
mas temos que levar em conta que estas máquinas já operam
há quatro anos, havendo um desgaste natural das mesmas, exemplo
disto são as poças de água
que as máquinas deixam em algumas pistas, tanto no piso inferior quanto
no superior.
Com respeito à solicitação da quantidade de atletas e de pistas ,
informamos um número aproximado, porém como em qualquer evento,
recebemos algumas inscrições de última hora. No entanto, ficou
estabelecido que caso necessitássemos
de mais pistas não haveria problema algum, desde que utilizássemos
somente o piso superior.
Sobre o horário, foi acertado que no sábado o início seria às 13:00
horas, ao invés das 14:00 hs como era habitual, em
benefício ao Planet, pois a FPBOL tem consciência que
após às 18:00 hs estaria prejudicando o movimento comercial da
casa. Vale ressaltar que esta
negociação foi feita verbalmente com a gerência comercial do Planet,
onde subentende-se que a mesma tenha conhecimento dos parâmetros para
realização da referida negociação. Somente agora o Planet se deu
conta que o valor da hora após as 16:00 é de R$ 39,00, ou seria algo
contra esta nova direção da FPBOL?
Referente ao condicionamento das pistas, se eventualmente não ficassem
a contento, a responsabilidade seria do contratante, pois conforme
argumenta, são conhecedores das condições técnicas ideais desejadas.
Tivemos problemas com o condicionamento das pistas no sábado dia 05. Após
o término da rodada tentei localizar o gerente comercial da casa, mas não
o encontrei. A partir daí procurei chegar mais cedo
no domingo dia 6. Por volta
das 9.15hs entrei em contato com o funcionário responsável pela
manutenção das pistas (que se encontrava fazendo manutenção nos
pares de pista 7 e 8 e não na pista 10 como mencionado em sua carta),
questionando sobre o programa aplicado no dia anterior.
Foi então que descobri que o programa aplicado no sábado foi o de número
6. Isto causou-me espanto, uma vez que em nenhum momento foi solicitado
ao Planet ou a quem quer que seja, a alteração do programa que vinha
sendo utilizado desde sua criação pelo Departamento Técnico da CBBOL
para o Campeonato Brasileiro Individual realizado no Planet em
1998, programa este que ficou registrado na máquina com o número 3. Além
disso, este programa 6 nunca foi usado pela Diretoria anterior, e se
isto ocorreu, foi sem meu conhecimento, pois atualmente sou o Presidente
da FPBOL, porém na época era Diretor Técnico sendo responsável pelo
condicionamento de pistas.
Solicitei então ao funcionário que aplicasse o programa 3 e o mesmo me
disse que havia feito manutenção até a pista 7, e que em função
disto ocorreria um atraso no início do campeonato de 45 minutos. Após
o ocorrido, sem meu conhecimento, o funcionário tentou localizar o
gerente, que após 15 minutos apareceu gritando que seu funcionário já
havia feito manutenção até a pista 14. Tentei explicar ao gerente que
a manutenção havia sido feita somente até a pista 7, sem sucesso,
pois o mesmo exaltado não aceitava qualquer argumento, inclusive
dizendo que para passar o programa número 3 teria que aumentar o preço
anteriormente acertado.
Vale lembrar que a conversa com o funcionário
foi presenciada por dois atletas, e a atitude exaltada do gerente
por todos os atletas presentes.
Após todo este tumulto a manutenção foi feita com o programa 3. Mesmo
assim foram detectadas manchas de água em algumas pistas.
Quanto a limpeza das pistas, faz parte do acordo comercial. Acreditando
que tal procedimento é de praxe, não vemos necessidade de fiscalizar,
além do que o ar condicionado também influi no condicionamento das
pistas, e este muitas vezes somente fica operando no sistema de ventilação.
Com referência à máquina de Gel da CBBOL, concordamos que é uma máquina
moderna, de última geração, pois lava e passa o gel com rapidez.
(duração 45 segundos por pista). Sugerimos ao Planet que o mesmo
adquira esta máquina, proporcionando aos atletas todos os benefícios
mencionados.
A respeito do óleo aplicado para o público em geral, todos nós
sabemos que é diferente ao estabelecido em campeonatos. Assim sendo, há
uma preocupação constante tanto dos antigos dirigentes da FPBOL quanto
dos atuais, para que nossos atletas obtenham resultados expressivos,
principalmente em campeonatos da CBBOL quando realizados em SP, onde
sempre foi mantido o padrão para condicionamento das pistas, até a
chegada da máquina de GEL.
Vale lembrar que houve um
problema com a máquina de óleo na copa AMF de 1999, quando o
organizador do torneio
inseriu um novo programa, específico para o evento e apagou os outros
programas ali existentes, sendo necessário efetuar uma nova programação.
Este trabalho foi realizado por funcionários da PIN 1, sendo que as
despesas por este serviço foram pagas pela FPBOL.
Quando procurei a gerência do Planet, para acertar o campeonato
paulista de duplas de 2000, solicitei que as mulheres e os menores de
dezoito anos pagassem R$ 15.00 e os homens continuariam pagando R$
18.00, pois minha intenção
é incentivar que tenhamos
mais participantes destas categorias. O Planet concordou em reduzir o
preço somente para as mulheres, não concordando com a redução de preço
para os menores de 18 anos. Em benefício do esporte, a FPBOL resolveu
arcar com os custos para esta categoria.
Entendemos também que dentro do preço negociado estão incluídos
funcionários de apoio para a realização do evento, conforme menciona
sua carta a obrigatoriedade de contratar mais funcionários para ficarem
à disposição da FPBOL. Como explica-se o fato de no sábado dia 05 não
haver funcionário (pisteiro) até às 16:00hs ? Ficando responsável
pelo suporte de pista o funcionário do caixa, que por estar sozinho não
conseguia atender prontamente nossas solicitações, por mais boa
vontade que tivesse.
Outro fato que deve ser esclarecido é referente a
rodada no dia dos pais. Sua carta menciona a boa vontade do Planet em
ceder as pistas neste dia, porém esta data foi programada quando da
negociação com a FPBOL, se por ventura no mesmo dia e horário o
Planet assumiu outro compromisso, é uma falha
de organização da casa, lembrando sempre que o boliche possui
50 pistas. Quanto à mudança de horário na abertura da casa, voltamos
a afirmar que quando um acordo comercial é firmado, cada um deve
cumprir a sua parte.
A FPBOL representada por seu Presidente e Vice-Presidente estiveram no
Planet no dia 11 de agosto por volta das 21:30 hs para esclarecer os
fatos ocorridos mencionados
na referida carta, no qual foram resolvidos todos os itens relacionados.
O gerente, como é de conhecimento de todos, é de outra nacionalidade e
tem dificuldade em nosso idioma, esclareceu ainda que o que queria
relatar a todos foi erroneamente interpretado por quem a redigiu - “redator fantasma”. É lamentável que algumas pessoas
interpretem errado o pensamento do gerente comercial do Planet,
aproveitando para expor suas próprias críticas e escondendo-se no
anonimato.
Caso alguém tenha qualquer dúvida sobre o exposto acima, favor
procurar o gerente juntamente com o Presidente da FPBOL para maiores
esclarecimentos e para evitarmos possíveis mal entendidos.
Julio C. P. Abrãao
Presidente