REGULAMENTO
1. Do local do evento:
-
Planet Bowling - Praça Jácomo Zanella, nº. 187 -
Lapa - São Paulo – SP.
- Tiger Bowling - Rua Sérgio Tomás, 204 – Bom
Retiro – São Paulo – SP.
OBS.: Caso haja necessidade, será aberto
mais um local de disputa, pois não haverá segundo turno.
As casas de Boliche poderão sofrer alterações.
2. Das datas e horários da Taça:
Datas: dias 21, 22, e 23 do mês de janeiro de
2011.
Horário da Quinta-feira:
às 20 horas, somente para os atletas Paulista que não puderem jogar na
sexta-feira.
Horário da Sexta-feira:
15:00 hs para os atletas de fora de são Paulo e atletas de São Paulo
que puderem jogar nesse horário, porém com vagas limitadas.
Sábado e Domingo:
Horário normal, 9:00 horas da manhã em turno único.
3. Da Realização:
3.1. Evento realizado, promovido e coordenado
pela Federação Paulista de Boliche – FPBOL.
3.2. Os mapas, planilhas e resultados estarão
a cargo da FPBOL - Organizador do Evento.
4. Dos Participantes:
Aberto a todos os adeptos do esporte Boliche,
filiados a FPBOL ou a Federações e Clubes de todo o Brasil, ou que
venham a se filiar devidamente a estes antes do início da Taça e vagas.
Haverão vagas reservadas para atletas de outros países.
5. Das Inscrições e Taxas:
5.1. Para os Atletas Paulistas, as inscrições
deverão ser feitas pelos Presidentes ou Representantes dos Clubes
Paulistas, até o dia 15 de janeiro de 2011 às 20h, por e-mail para
wagner@fpbol.org.br ou
renanzf@hotmail.com.
5.2. Para os Atletas de outros Estados, as
inscrições deverão ser feitas pelos Presidentes ou Representantes das
respectivas Federações Estaduais, até o dia 15 de janeiro de 2011 às
20h, por e-mail.:
wagner@fpbol.org.br ou
renanzf@hotmail.com.
5.3. Maiores informações através do
telefone: (11) com Wagner 7853-9357 ou Renan 9667-3334.
5.4. Taxas:
5.4.1. Taxa de inscrição:
R$ 210,00
por atleta; mais as taxas de semestralidade (R$30, CBBol e R$35, FPBol
p/ paulista);
5.4.2. O pagamento no montante de 100% do
valor das inscrições deverá ser feito pelos Presidentes ou
Representantes das Federações ou dos Clubes (paulistas) até o 1º dia do
evento, para o Tesoureiro da FPBOL, Sr. Attílio Zeri ou auxiliar
designado, que fornecerá os devidos recibos e até 23 de janeiro de 2011;
5.4.3. Não será permitida a inscrição de
atletas inadimplentes ou ainda com pendências financeiras junto a FPBOL,
enquanto a pendência não for regularizada, reserva-se exclusivamente a
FPBOL, o direito de liberar tal impedimento. Válido inclusive para as
Taxas de Semestralidade dos atletas filiados a FPBOL, bem como às Taxas
de Semestralidade da CBBOL:
5.4.4. Não serão admitidas inscrições de
atletas não filiados a Federações e/ou Clubes Oficiais. Situações
especiais deverão ser aprovadas e liberadas pela FPBOL;
5.4.5. Inscrições após 15 de janeiro de 2011
estarão sujeitas a livre arbítrio da FPBol.
6. Das Divisões
6.1. A base para a formação das divisões para
as Duplas, após as inscrições na FPBOL, será a baseada na pontuação dos
atletas da dupla no último Ranking Geral CBBOL (52 semanas). As divisões
masculinas e femininas serão montadas em função das inscrições.
6.2. Se algum atleta não possuir ranking 2010
da CBBOL ou da FPBOL, terá como base o ranking 2009 das mesmas
entidades. Caso o atleta não tenha participado de nenhuma competição
oficial nos últimos dois anos, o seu enquadramento nas divisões
(inclusive para o Individual, all-events), será determinado pela FPBOL;
7. Da Forma de Disputa:
7.1. A disputa será no formato de “DUPLAS”,
nas Categorias Masculinas e Femininas;
7.2. Serão jogadas 20 partidas, divididas em
duas series de 07 linhas e uma serie de 06 linhas;
7.3. Não Haverá finais.
7.5. Havendo empate em qualquer posição, o
critério de desempate pela ordem será: a maior partida; maior série de
sete linhas; maior série de seis linhas.
8. Do Posicionamento nas Pistas
8.1. Nas duas primeiras séries, as Duplas
serão posicionadas em suas respectivas categorias e divisões, por
classificação por médias.
8.2. Para a série complementar, tanto na
categoria masculina quanto na feminina, o posicionamento das Duplas nas
pistas será pela ordem de sua respectiva classificação na Taça antes do
início desta última série, nas pistas determinadas pela FPBOL, para cada
uma das categorias.
8.3. Serão posicionados três atletas por
pista. Haverá mudança de par de pistas a cada partida.
9. Do condicionamento das pistas/pinos.
O Programa de passagem de óleo será definido
até dia 10/01/2011, sob a responsabilidade do diretor técnico da FPBOL.
10. Da premiação da Taça
10.1. Serão premiadas com medalhas as Duplas
1ª, 2ª e 3ª colocadas de cada categoria e divisão;
10.2. Serão premiadas com medalhas as maiores
partidas de Duplas de cada categoria e divisão, depois de jogadas as 20
partidas do evento;
10.3. No All-Events serão premiadas com
medalhas da 1ª a 5a colocações individuais de cada categoria
e divisão, bem como a maior partida de cada categoria e divisão, depois
de jogadas as 20 partidas do evento.
11. Dos atrasos / faltas dos atletas e
reservas
11.1 - O atleta que chegar atrasado, porém
antes do início do 3° "frame" poderá participar normalmente da partida,
jogando inclusive os três primeiros "frames". Se o atleta chegar após
qualquer atleta do par de pistas haver jogado o 3° "frame”, o mesmo
poderá iniciar sua participação na linha a partir do 1º frame não jogado
por nenhum atleta do par de pista e computando-se zero para todos frames
já jogados.
11.2 - O atleta que faltar a 1ª partida de
qualquer uma das três séries, poderá ter computado para efeito da dupla
o “blind”, ou seja, a média do atleta
no evento menos 20 (vinte) pinos por partida, para o primeiro dia será
considerada a media das 6 últimas partidas do dia, a partir da 2ª linha
de cada série não será permitido o uso do blind, sendo computado zero
ponto por partida. Para o all events individual serão computadas somente
as partidas efetivamente jogadas, e a classificação se darão pelo total
de pinos.
12. Do Uniforme
As Duplas deverão estar uniformizadas
vestindo camisas iguais rigorosamente e com motivos alusivos ao esporte
de Boliche, a partir da 1ª rodada. No caso de não cumprimento desta
regra, haverá uma penalidade de 10 pinos por partida, para a dupla.
13. Da Disciplina
13.1 - Será admitido o uso de bermudas, desde
que as mesmas sejam socialmente decentes e adequadas ao decoro e a ética
do nosso esporte. Não será permitido o uso de calções, shorts ou
semelhantes;
13.2 - Ritmo de Jogo - cada atleta, para
posicionar-se e executar cada jogada, deverá observar, no máximo, que
uma pista à sua direita e uma pista à sua esquerda estejam livres.
13.4 - Está terminantemente proibido,
bate-bola entre as partidas;
13.5 - As listagens de classificação serão
exibidas no máximo 20 minutos após o final de cada partida e os atletas
terão um prazo de 30 minutos após o término de cada rodada para
reclamações, após o término deste prazo não serão aceitas quaisquer
reclamações;
13.6 - Bebidas alcoólicas são proibidas,
durante a realização das partidas da Taça. Será estabelecida uma área
especifica fora do recinto para aqueles que desejarem fumar, atendendo à
lei anti-fumo que vigora em São Paulo, a qual proíbe fumar em locais
fechados ou semi abertos(quem fumar fora da área do boliche não poderá
atrasar o início das partidas e correrá risco de perda de pontos);
13.7 – Todo e qualquer tipo de jogo paralelo
deverá ser obrigatoriamente autorizado pela Diretoria da FPBOL;
13.8 – Não será permitido deixar objetos de
uso pessoal dos jogadores, como gripes e toalhas, no retorno das bolas.
13.9 – Deverá ser observado as regras CBBol
quanto a alteração de superfície das bolas durante o evento. Só é
admitido o uso de bright entre as partidas e na área de jogo sem o uso
de máquinas.
14. Casos Omissos
Para toda e qualquer situação recorrente,
serão aplicadas as regras estabelecidas pelos Órgãos Superiores, FIQ e
CBBOL (Normabol). Os casos não previstos ou omissos no presente
regulamento serão definidos pela FPBOL.
São Paulo, 02 de Janeiro de 2011.