1.
DO EVENTO;
A 17ªTaça Rio de Janeiro, será realizada no período de 10 a 13 de junho
de 2004, nas dependências do Boliche “Barra Bowling “que possui 20
pistas” Brunswick” Sintéticas.
1.1
Será disputada na
forma de duplas; femininas, masculinas e juvenis, divididas como segue:
·
15 duplas masculinas, como
primeira divisão;
·
12 duplas masculinas, como
segunda divisão;
·
12 duplas masculinas, como
terceira divisão ;
·
06 duplas femininas, como
primeira divisão;
·
06 duplas femininas, como
segunda divisão;
·
06 duplas juvenis masculinas
Este é o
total de atletas que poderão ser inscritos até o dia 4 de junho próximo,
data final para inscrição de duplas para jogarem na data do item 1 .
Havendo número de inscritos no mínimo de 36 pessoas, poderemos usar a
data de 17 a 20 de junho ,para que os mesmos joguem o referido evento
como divisão especial, caso ultrapasse o número de inscritos.
2. DA
REALIZAÇÃO DO EVENTO:
Evento promovido, realizado e coordenado pela Federação de Boliche do
Rio de Janeiro, com supervisão da Confederação Brasileira de Boliche,
nos termos da NORMABOL 2004. Os resultados obtidos no evento serão
computados no Ranking Brasileiro.
3. DA FORMA
DE DISPUTA:
As duplas serão separadas em três divisões masculinas e duas femininas,
de acordo com critério técnico da Federação de Boliche do Rio de
Janeiro. Haverá também a competição de duplas juvenis masculinas;
a)
Fase de Classificação
Todas as duplas
inscritas jogarão um total de 24 (vinte e quatro) partidas, divididas em
quatro rodadas e pelo total de pinos acumulados nessas partidas,
disputarão as finais as 3 (três) duplas melhores classificadas em cada
divisão. O número de partidas de cada rodada será 6, 7, 6 e 5.
Havendo empate no 3º
lugar de cada divisão, o desempate será feito pela maior partida
de duplas, entre os empatados.
Apuradas as três
classificadas de cada divisão, as mesmas serão numeradas, em função de
seus totais de pinos.
b)
Fase Final
As três duplas
finalistas de cada divisão disputarão as finais, como se segue:
·
Jogo 01: a dupla 3ª
colocada jogará uma partida contra a dupla 2ª colocada,em par de pistas
determinado pela organização, e a dupla que vencer esta partida, passará
para a etapa seguinte; Se houver empate neste jogo a vitória será da
dupla melhor classificada para esta disputa
·
Jogo 02: dupla
vencedora do jogo 02 jogará contra a dupla 1ª colocada. Será jogada uma
partida entre ambas e se houver empate ou vitória da dupla 01, a mesma
será declarada campeã do evento. Porém, se houver vitória da dupla 02,
será realizada nova partida entre ambas e a vencedora desta partida será
a campeã do evento. Se houver empate nesta partida, a vitória será da
dupla 01, por ter se classificado em primeiro lugar para a Fase Final.
4.
DA COMPETIÇÃO INDIVIDUAL:
As partidas individuais de cada atleta valerão para a disputa do “all
events” individual de cada uma das divisões.
5.
DAS INSCRIÇÕES:
1.
Fica estabelecida a data de 04
de junho de 2004 como limite de prazo para inscrição, pagamento e
garantia das vagas das duplas para a data principal do evento. AS
INSCRIÇÕES DEVEM SER FEITAS O MAIS RÁPIDO POSSIVEL, COM OS ORGANIZADORES
DO EVENTO.
FBRJ –
fbrj@wnetrj.com.br - Guto (somente os atletas da FBRJ)
os demais com o Sr. José Luiz
Veiga (11) 6839-0955
veigajl@hotmail.com ou
veigajl@globo.com.
2. VALORES DAS TAXAS DE INSCRIÇÃO:
Os atletas não filiados à Federação de Boliche do Rio de Janeiro,
pagarão R$ 165,00 (cento e sessenta e cinco reais). Os atletas
filiados à Federação de Boliche do Rio de Janeiro e os avulsos pagarão
R$ 200,00 (duzentos reais). Os atletas que ainda não pagaram a primeira
semestralidade da CBBOL deverão fazê-lo junto ao representante da mesma,
durante o evento. As taxas deverão ser depositadas na conta da FBRJ no
Banco Brasil Ag. 2861-4 c/c 9097-2 ou com os organizadores do evento até
o dia 4 de junho.
6.
DOS RESPONSÁVEIS:
A CBBOL nomeará um delegado para o acompanhamento da competição,
conforme descrito na NORMABOL.
1.
É responsável pela Arbitragem
Geral do evento a Sra. Milena Carvalho, a qual responderá por todos os
aspectos técnicos e disciplinares do mesmo.
2.
O evento será organizado pelo
Sr. José Luiz Veiga, e sua equipe, o qual procurará fornecer aos
participantes, os resultados oficiais da competição o mais rápido
possível.
3.
Haverá uma equipe de apoio ao
evento, cujos nomes serão divulgados durante o evento;
OBS: Solicita-se
aos participantes que acompanhem seus resultados, para que não haja
problemas de se computar valores errados. A súmula de jogo ‚ é o
documento oficial do evento, e o que for nela anotado, será computado.
Solicita-se, então, que os atletas verifiquem, ao término de cada
partida, se seus valores anotados estão corretos.
Qualquer
dúvida deverá o atleta procurar o Organizador do evento, para que o
mesmo o oriente e esclareça quaisquer dúvidas.
7. DO
POSICIONAMENTO DOS ATLETAS NAS PISTAS:
Os atletas inscritos serão divididos em dois grupos(turnos) para a
disputa das duas primeiras rodadas que terão 6 e 7 partidas cada e dessa
forma a disposição das duplas inscritas nos dois turnos serão mantidas
nessas duas rodadas para que todos possam jogar nas mesmas condições .
Para a primeira rodada a mudança de pistas normalmente será a cada duas
partidas. Para a segunda rodada, a primeira partida será jogada no par
de pistas imediatamente à direita de onde a dupla terminou a primeira
rodada, e será 2,2,2 e 1.
Para a terceira rodada
que será de seis partidas, com mudança a cada duas partidas, as divisões
já estarão jogando no mesmo horário e segundo a classificação geral até
a segunda rodada. Se o evento tiver o seu número de inscritos
programados completos, faremos a disposição das duplas para a terceira
rodada como segue:
Primeiro Turno
– jogarão a primeira divisão feminina completa, a primeira divisão
masculina completa e mais as 9 duplas primeiras colocadas da segunda
divisão masculina .
Segundo Turno
–jogarão a segunda divisão feminina completa. A terceira divisão
masculina completa. A Divisão juvenil completa e mais as 3 duplas da
segunda divisão masculina que não puderam jogar no primeiro turno .
Para a quarta rodada,
domingo dia 13 de Junho, que será de cinco partidas, com mudança a cada
duas partidas(2,2 e 1 ) haverá inversão dos turnos e horários relativos
à terceira rodada, ou seja :
Primeiro Turno
–jogarão a segunda divisão feminina completa. A terceira divisão
masculina completa a Divisão juvenil completa e mais as 6 duplas da
segunda divisão masculina que em função da classificação geral até a
terceira rodada tenham ficado após a 6ª posição da divisão .
Segundo Turno
- jogarão a primeira divisão feminina completa, a primeira divisão
masculina completa e mais as 6 duplas primeiras colocadas da segunda
divisão masculina .
Ao término da 24ª
partida serão realizadas as finais em pistas determinadas pela
organização do evento, sem manutenção das pistas.
Será afixado no boliche
o mapa oficial dos posicionamentos das duplas em função do número exato
de inscritos para o evento.
8. DAS
PISTAS RESERVAS:
Será reservado um par de pistas, para a eventualidade de avarias
técnicas em qualquer pista que esteja sendo utilizada. No caso de não
haver par de pistas reserva em um determinado momento, e uma partida não
poder ser concluída no par de pistas onde foi iniciada, a mesma será
anotada e suspensa, sendo concluída, a partir do ponto de interrupção,
em outro par de pistas designado pela organização, ao final da rodada.
Caso haja falhas técnicas em pistas, que impossibilitem o início de uma
partida, os atletas escalados para o par de pistas com problemas, não
jogarão a partida com os demais, sendo essa partida jogada ao final da
rodada, em par de pistas a ser designado pela organização. As pistas 19
e 20 serão o par de reservas no segundo turno.
9. DA
PREMIAÇÃO:
Serão os seguintes os prêmios da VII Taça Rio de Janeiro:
·
Serão premiadas no evento, as
duplas que se classificarem até o terceiro lugar nas disputas finais de
cada divisão.
·
Em cada divisão, será premiada
a maior partida de duplas, durante a etapa de classificação.
·
Serão premiados,
individualmente os atletas que se classificarem até o terceiro lugar nas
divisões femininas e até o quinto lugar nas divisões masculinas;
·
Será premiada a maior partida
individual, em cada divisão.
10. DO
CONDICIONAMENTO DAS PISTAS:
Será usada a maquina
Kgel com o programa apresentado pela FBRJ, cujo mapa será afixado no
boliche.
A FBRJ fará uma
supervisão para que o condicionamento e limpeza das pistas seja o mais
correto para todos .
11. DAS
DATAS E HORÁRIOS:
É a seguinte a previsão de horários para os turnos da competição:
Dia 10 de junho -
quinta feira - dois turnos - as 09:00 e as 14:30 H ;
Dia 11 de junho -
sexta – feira - dois turnos - as 09:00 e as 15:00 H ;
Dia 12 de junho -
sábado - dois turnos - as 09:00 e as 14:30 H ;
Dia 13 de junho -
domingo - dois turnos - as 09:00 e as 13:30 H
Qualquer mudança nesta
programação será avisada aos atletas com antecedência
12.
DAS FALTAS, ATRASOS e RESERVAS:
Cada dupla poderá
utilizar um reserva, cuja média não altere a divisão em que a
referida dupla esteja participando. O reserva poderá atuar como
substituto do titular, em uma rodada completa e não em partidas
isoladas. Para o ranking Brasileiro, a CBBOL será informada sobre o
número de partidas que cada atleta realmente jogou a fim de se fazer a
pontuação normal dos participantes. Se porventura alguma das duplas semi
finalistas tiver algum problema e não puder participar das semi finais,
completa, a mesma será imediatamente substituída pela seguinte na
classificação geral . Não será permitido que qualquer dupla inscreva
algum atleta novo, para a disputa das finais. Se a dupla já tiver um
reserva que tenha atuado pela mesma, em rodada anterior, o mesmo poderá
ser usado para as finais, caso contrário a referida dupla será
substituída pela seguinte na classificação geral.
Se o atleta faltar a
qualquer partida e não tiver sido colocado um reserva em seu lugar. Será
marcado zero para a partida que ele faltou.
OBS:
o reserva fica obrigado a pagar a taxa de inscrição cheia fixada para o
evento.
13. DO
COMPORTAMENTO E PERMANÊNCIA NAS PISTAS:
Por tratar-se de campeonato oficial, os padrões de comportamento exigido
dos atletas nas áreas de “approach“ e de descanso, será o estabelecido
nas normas oficiais da FIQ e da CBBOL. Deve-se observar que não será
permitido o consumo de bebidas ou alimentos dentro da área das pistas
(mesmo área de descanso), e que é terminantemente proibida a permanência
de pessoas nas áreas de jogo e/ou descanso, que não estejam participando
do evento como atletas, ou trabalhando oficialmente para o evento.
Deve-se respeitar, na
hora do arremesso, somente uma pista a sua direita, sendo aconselhável o
bom senso de não se andar ou correr junto aos atletas das pistas
vizinhas.
Solicita-se aos
participantes que desejem fumar ou beber durante a competição, que o
façam fora da área de jogo, em respeito aos atletas que não fumam ou
bebem .
14.
UNIFORME:
Os atletas deverão participar do evento com camisetas alusivas ao
Boliche, sendo que atletas componentes de uma mesma dupla deverão jogar
com camisetas iguais independente de patrocínios individuais para melhor
brilhantismo do evento.
15.
DISPOSIÇÕES GERAIS:
Para todas e quaisquer situações, serão aplicadas as regras
estabelecidas pelos órgãos superiores, WTBA e CBBOL.Os casos não
previstos ou omissos ao presente Regulamento, serão definidos pela
Diretoria Técnica da Federação de Boliche do Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro, 22 de
maio de 2004
ANTONIO BATISTA DE
CARVALHO FILHO
Presidente da
Federação de Boliche do Rio de Janeiro
FERNANDO DIAS RAMOS
Vice Presidente
TERESA CRISTINA MUELAS
Diretora Financeira
ERMILENA AITA DE CARVALHO
Diretora Técnica
JOSÉ LUIZ VEIGA
Organizador do Evento
Paralela a realização da
XVII Taça Rio de Janeiro, será disputado o Torneio Individual com
Handicap, cuja participação não é obrigatória e terá o custo de R$135,00
(cento e trinta e cinco reais) por atleta e os prêmios serão
distribuídos até o 10° lugar com garantia de premiação mínima pela FBRJ
de R$ 4.000,00 e o Regulamento Oficial desse evento paralelo será
afixado no Boliche antes do início da competição. Os atletas
interessados em participar deverão, ao fazer a inscrição de sua dupla
junto ao Organizador do evento informar o seu intuito de participar
desse evento paralelo ou no máximo antes do início da primeira partida
da Taça.