REGULAMENTO GERAL
1. DO
EVENTO; A 14ªTaça
Rio de Janeiro , será realizada no período de 24 a 27 de fevereiro, nas
dependências do Ilha Bowling que possuem 14 pistas Brunswick e no Playbowling Norte
Shopping, que possuem 16 pistas AMF.
1.1 Será disputada
na forma de duplas; femininas, masculinas e juvenis, divididos como segue:
· 27
duplas masculinas, como primeira divisão;
· 17
duplas masculinas, como segunda
divisão;
· 7
duplas femininas, como primeira
divisão;
· 5
duplas femininas, como segunda
divisão;
· 6
duplas juvenis masculinas
Este
é o total de atletas inscritos até o dia 15 de fevereiro p.p., data final para
inscrição de atletas para jogarem na data de 24 a 27 de fevereiro . Havendo número de
inscritos no mínimo de 30 pessoas , poderemos usar a data de 28 de fevereiro a 4 de
março, para que os mesmos joguem o referido evento como divisão especial .
2.
DA REALIZAÇÃO DO EVENTO: Evento
promovido, realizado e coordenado pela Federação de Boliche do Rio de Janeiro, com
supervisão da Confederação Brasileira de Boliche, nos termos da NORMABOL 2001 . Os
resultados obtidos no evento serão computados no Ranking Brasileiro , e também no
Ranking Carioca de 2001.
3.
DA FORMA DE DISPUTA: As duplas
serão separadas em duas divisões masculinas e duas femininas, de acordo com critério
técnico da Federação de Boliche do Rio de Janeiro .Haverá também a competição de
duplas juvenis masculinas;
a)
Fase de Classificação
Todas
as duplas inscritas , jogarão um total de 24 (vinte e quatro) partidas, divididas em
quatro séries de seis partidas e pelo total de pinos acumulados nessas partidas,
disputarão as finais as 4 (quatro) duplas melhores classificadas em cada divisão.
Havendo
empate no 4º lugar de cada divisão , o desempate será feito pela maior
partida de duplas , entre os empatados.
Apurados
os quatro classificados de cada divisão, os mesmos serão numerados, em função de seus
totais de pinos.
b)
Fase Final
Os
quatro finalistas, disputarão as finais, como se segue:
· Jogo
01: a dupla 4ªcolocada jogará uma
partida contra a dupla 3ªcolocada,em par de pistas determinado pela organização, e a
dupla que vencer esta partida, passará para a etapa seguinte; Se houver empate neste jogo
a vitória será da dupla melhor classificada para esta disputa.
· Jogo
02: A dupla vencedora do jogo 01, disputará contra a dupla
2ª colocada, uma partida, em par de pistas determinado pela organização, e a dupla que
vencer esta partida, passará para a fase seguinte. Se houver empate a vitória será dada
para a dupla que tiver se classificado para estas finais em melhor condição;
· Jogo
03: dupla vencedora do jogo 02
jogará contra a dupla 1ª colocada. Será jogada uma partida entre ambas e se houver
empate ou vitória da dupla 01, a mesma será declarada campeã do evento. Porém, se
houver vitória da dupla 02, será realizada nova partida entre ambas e a vencedora desta
partida será a campeã do evento. Se houver empate nesta partida, a vitória será da
dupla 01, por ter se classificado em primeiro lugar para a Fase Final.
4.
DA COMPETIÇÃO INDIVIDUAL: As partidas
individuais de cada atleta , valerão para a disputa do all events individual
de cada uma das divisões.
5.
DAS INSCRIÇÕES:
1. Fica
estabelecida a data de 15 de fevereiro de 2001 como limite de prazo para inscrição de
duplas para a data principal do evento. AS
INSCRIÇÕES DEVEM SER FEITAS O MAIS RÁPIDO POSSIVEL, COM O ORGANIZADOR DO EVENTO.
José
Luiz Veiga
(0xx11) 3667-5892 ou 3663-6839
j-veiga@uol.com.br
2. TAXA
DE INSCRIÇÃO: Cada atleta,
não filiado à Federação de Boliche do Rio de Janeiro, pagará o valor de R$ 150,00
(cento e cinqüenta reais) como inscrição no evento. Cada atleta, filiado à Federação
de Boliche do Rio de Janeiro, pagará o valor de R$ 200,00 (duzentos reais) como
inscrição no evento. Os atletas que ainda não pagaram a primeira semestralidade da
CBBOL, deverão faze-lo junto ao representante da mesma , durante o evento . As taxas
deverão ser depositadas em conta bancaria a ser divulgada aos atletas ou ao organizador
do evento e diretoria da FBRJ , até o dia 22 de fevereiro para garantirem suas
inscrições
6.
DOS RESPONSÁVEIS: A CBBOL
nomeará um delegado para o acompanhamento da competição, conforme descrito na NORMABOL.
1. É
responsável pela Arbitragem Geral do evento a Sra. Milena Carvalho, a qual responderá
por todos os aspectos técnicos e disciplinares do mesmo.
2. O evento
será organizado pelo Sr. José Luiz Veiga, e sua equipe, o qual procurará
fornecer aos participantes, os resultados oficiais da competição o mais rápido
possível.
3. Haverá uma
equipe de apoio ao evento, cujos nomes serão divulgados durante o evento;
OBS:
Solicita-se aos participantes que acompanhem seus resultados , para que não haja
problemas de se computar valores errados. A súmula de jogo é o documento oficial
do evento, e o que for nela anotado, será computado. Solicita-se, então, que os atletas
verifiquem, ao término de cada partida, se seus valores anotados estão corretos.
Qualquer
dúvida , deverá o atleta procurar o Organizador do evento, para que o mesmo o oriente e
esclareça quaisquer dúvidas.
7.
DO POSICIONAMENTO DOS ATLETAS NAS PISTAS: Os atletas
inscritos serão divididos nos dois boliches
programados para a realização da Taça, como segue abaixo:
Ilha Bowling
1ª
Divisão Masculina e as duas divisões femininas,
serão realizados dois turnos
Playbowling
Norte Shopping
2ª
Divisão Masculina e Juvenil, será realizado um único turno desde que
tenhamos as 16 pistas em funcionamento, caso contrário serão realizados dois turnos.
Serão
afixados nos boliches os mapas oficiais dos posicionamentos das duplas
8.
DAS PISTAS RESERVAS: Será
reservado um par de pistas, para a eventualidade de avarias técnicas em qualquer pista
que esteja sendo utilizada. No caso de não haver par de pistas reserva em um determinado
momento, e uma partida não poder ser concluída no par de pistas onde foi iniciada, a
mesma será anotada e suspensa, sendo concluída, a partir do ponto de interrupção, em
outro par de pistas designado pela organização, ao final da rodada. Caso haja falhas
técnicas em pistas, que impossibilitem o início de uma partida, os atletas escalados
para o par de pistas com problemas, não jogarão a partida com os demais, sendo essa
partida jogada ao final da rodada, em par de pistas a ser designado pela organização
9.
DA PREMIAÇÃO: Serão os
seguintes os prêmios da competição:
· Serão premiadas, com troféus, as
duplas que se classificarem até o terceiro lugar nas disputas finais.
· Em cada divisão,
será premiada a maior partida de duplas, durante a etapa de classificação.
· Em cada divisão, será premiada a
maior série de duplas , durante a etapa de classificação;
· Serão premiados, individualmente
os atletas que se classificarem até oterceiro lugar em suas respectivas divisões
· Será premiada a maior partida
individual, em cada divisão
· Será premiada a maior série
individual de cada divisão.
10.
DO CONDICIONAMENTO DAS PISTAS:
Para o Ilha Bowling , será usada a maquina Kgel
com o programa apresentado pela FBRJ, cujo Mapa será afixado no boliche.
Para o
Playbowling será aplicado o óleo normal , com a seguinte passagem de óleo
25 pés de
óleo e arraste até 35 pés, com a máquina do boliche.
A FBRJ fará uma supervisão para que o condicionamento e
limpeza das pistas seja o mais correto para todos.
11.
DAS DATAS E HORÁRIOS: É a
seguinte previsão de horários para os turnos da competição:
Ilha Bowling
Dois turnos
diários, o primeiro as 10h e o segundo as 14h30
Playbowling Norte Shopping
Um único turno as 10h
Qualquer
mudança nesta programação será avisada aos atletas com antecedência
12.
DAS FALTAS, ATRASOS e RESERVAS:
A nível do
evento , cada dupla poderá ter um reserva, cuja média não altere a divisão em que a
referida dupla esteja participando . O reserva poderá atuar como substituto do titular ,
em uma rodada completa e não em partidas isoladas .Para o ranking Brasileiro, a CBBOL
será informada sobre o número de partidas que cada atleta realmente jogou afim de se
fazer a pontuação normal dos participantes .
Se porventura alguma das duplas semi finalistas tiver algum problema e não puder
participar das semi finais, completa , a mesma será imediatamente substituída pela
seguinte na classificação geral . Não será permitido que qualquer dupla inscreva algum
atleta novo , para a disputa das finais . Se a dupla já tiver um reserva que tenha atuado
pela mesma , em rodada anterior , o mesmo poderá ser usado para as finais , caso
contrário a referida dupla será substituída pela seguinte na classificação geral.
Se o atleta
faltar a qualquer partida e não tiver sido colocado um reserva em seu lugar. Será
marcado zero para a partida que ele faltou.
13.
DO COMPORTAMENTO E PERMANÊNCIA NAS PISTAS: Por tratar-se
de campeonato oficial, os padrões de comportamento exigido dos atletas nas áreas de
approach e de descanso, será o estabelecido nas normas oficiais da FIQ e da
CBBOL. Deve-se observar que não será permitido o consumo de bebidas ou alimentos dentro
da área das pistas (mesmo área de descanso), e que é terminantemente proibida a
permanência de pessoas nas áreas de jogo e/ou descanso, que não estejam participando do
evento como atletas, ou trabalhando oficialmente para o evento.
Deve-se
respeitar, na hora do arremesso, somente uma pista de cada lado, sendo aconselhável o bom
senso de não se andar ou correr junto aos atletas das pista vizinhas.
Solicita-se
aos participantes que desejem fumar ou beber durante a competição, que o façam fora da
área de jogo, em respeito aos atletas que não fumam ou bebem.
14.
UNIFORME: Os atletas
deverão participar do evento com camisetas alusivas ao Boliche, sendo que atletas
componentes de uma mesma dupla deverão jogar com camisetas iguais.
15.
DISPOSIÇÕES GERAIS: Para todas
e quaisquer situações, serão aplicadas as regras estabelecidas pelos órgãos
superiores, FIQ e CBBOL.
Os casos não
previstos ou omissos no presente regulamento, serão definidos pela Diretoria Técnica da
Federação de Boliche do Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro,
23 de fevereiro de 2001
ANTONIO BATISTA
DE CARVALHO FILHO
Presidente da Federação de Boliche do Rio de Janeiro
TERESA
CRISTINA MUELAS
Diretora
Financeira
ERMILENA AITA
DE CARVALHO
Diretora
do Departamento Técnico
JOSÉ LUIZ
VEIGA
Organizador do Evento
[ TOPO ]