Regulamento
1. DA REALIZAÇÃO DO CAMPEONATO:
Evento promovido, realizado e coordenado pela Federação Paulista de
Boliche (FPBOL).
2. DOS PARTICIPANTES:
Aberto a todos os adeptos do esporte Boliche, de qualquer sexo, sem
distinção de idade, filiados à
Federação Paulista de Boliche ou que venham a filiar-se antes do início
do evento.
3. DAS DIVISÕES:
As divisões serão formadas pela média do Ranking Geral Paulista – 2013
contendo 12 atletas por divisão. Exceções - A critério da organização
poderão ser formadas divisões com um número menor de atletas, a fim de
manter a competitividade, caso esta se apresente distorcida ou para
melhor distribuição nas pistas. As divisões formadas com numero de
atletas diferente de 12 disputarão o evento por total de pinos
derrubados ao invés de Round Robin.
3. DA FORMA DE DISPUTA: Individual.
O Evento será disputado, em 24 (vinte e quatro) partidas divididas em 04
(quatro) rodadas com 06 (seis) partidas cada uma, sistema Round Robin
SEM DISTINÇÃO DE SEXO, com mudança de pistas a cada partida. Finalizada
a Fase, os atletas classificados em suas respectivas divisões: em 1º,
2º, 3º lugares, disputarão as finais como segue:
Apurados os três finalistas de suas respectivas divisões, os mesmos
jogarão uma partida, em um único par de pistas, a ser definido pela
organização, na qual caso o atleta melhor colocado obtenha a maior
contagem, este será declarado Campeão (ã) e as demais colocações serão
definidas pelas respectivas contagens dos atletas.
Caso o atleta melhor colocado não obtenha a maior contagem, este
realizará uma nova partida com o atleta que tenha a melhor contagem,
sendo declarado Campeão (ã) o vencedor desta partida. O critério de
desempate nesta fase será a de melhor colocação na 1ª Fase.
5. DOS LOCAIS DO EVENTO:
O evento será realizado em:
NeoGeo Bowling – Shopping Internacional – Rod. Pres. Dutra, Km 225 -
Guarulhos – SP - Fone:
2086-9999
Podendo haver um segundo turno, dependendo do número de inscritos.
6. DAS DATAS E HORÁRIOS:
Datas: dias 20/21 e 27/28 de julho de 2013.
Horário: 9:00 horas em turno único. Caso haja segundo turno, ele
começará imediatamente após o
término do primeiro e recondicionamento das pistas (aproximadamente às
14:00 horas).
7. DAS INSCRIÇÕES:
7.1. As inscrições deverão ser feitas por intermédio dos clubes, pelo
e-mail: csebulka@hotmail.com, até às 18 horas do dia 13 de julho de
2013.
7.2. Maiores informações através do telefone: (11) 98244-5526 - Cris
Sebulka
8. DAS TAXAS:
8.1. Taxa de inscrição - R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais).
8.2. Semestralidade - R$ 40,00 (quarenta reais) – referente ao 2º
semestre de 2013.
8.3. Os clubes deverão efetuar o pagamento de seus atletas inscritos,
diretamente a FPBOL até o 2º dia de competição, facultando-se o
pagamento pelo próprio atleta. Em caso de inadimplência, os clubes se
responsabilizarão pelo(s) débito(s).
8.4. Não será permitida a inscrição de atletas inadimplentes ou ainda
com pendências financeiras junto a FPBOL, enquanto a pendência não for
regularizada.
Propostas de regularização serão consideradas até o dia 13 de julho de
2013.
9. DO POSICIONAMENTO DOS ATLETAS NAS
PISTAS:
A ordem de posicionamento dos atletas será em função das médias dos
mesmos entre os que estiverem disputando a mesma divisão para o formato
All Events, e por Tabela de Confronto para o formato Round Robin.
As pistas para a disputa das partidas das FINAIS no último dia de jogo
serão determinadas pelo
Organizador.
10. DA PREMIAÇÃO DO CAMPEONATO:
Serão premiados por divisão:
Os Atletas que fizerem a melhor partida;
Os Atletas que fizerem a melhor série;
Os Atletas vencedores (1º ao 5º colocados), all events de cada divisão;
E os três finalistas de cada divisão.
Correrá em paralelo ao torneio Taça FPBOL, a Taça Sérgio Coelho In
Memoriam, com premiação de troféus aos 10 a 100 classificados All Event
com Handicap.
11. FALTAS E ATRASOS:
O atleta que chegar atrasado, porém antes que os atletas da pista tenham
dado inicio ao 4° "frame", poderá participar normalmente da partida,
jogando inclusive os três primeiros "frames". Em caso contrario, o mesmo
poderá jogar a partir do primeiro frame não jogado pelos demais atletas
do par de pistas e, marcando-se 00 (zero) para os frames já jogados.
Não será utilizado o “Blind” neste evento.
Assim, para toda falta será computado zero como valor da linha, e a
mesma constará nos rankings
FPBOL, para cálculo de média e pontuação.
12. UNIFORME:
12.1. Os atletas deverão estar uniformizados, vestindo camisas de clube
filiado à FPBOL ou de taça homologada pela FPBOL, a partir da 1ª rodada.
Caso isto não aconteça haverá penalidade de 10 (dez) pinos por partida.
12.2. Será admitido o uso de bermudas, desde que as mesmas sejam
socialmente decentes e adequadas ao decoro e a ética do esporte. Não
será permitido o uso de calções, shorts ou semelhantes.
13. BATE BOLA (AQUECIMENTO):
Somente haverá “bate bola” para aquecimento, no inicio de cada série (10
minutos).
14. REGRAS GERAIS:
Respeitar somente uma pista à direita e uma à esquerda para efetuar o
arremesso, recomenda-se não sincronizar as jogadas (sair junto com o
atleta ao lado, esquerdo ou direito), não será permitido o jogo lento.
15. DISCIPLINA:
15.1 - Será estabelecido um controle de tempo "padrão” de 40 minutos
para a disputa de cada linha, para evitar-se o jogo “lento"; desta forma
toda quebra de pista deverá ser imediatamente comunicada a organização.
E as mudanças de pista se darão ao comando do árbitro geral do evento.
15.2 - Está terminantemente proibida o bate bola entre as partidas.
15.3 - As listagens de classificação serão exibidas 20 minutos após o
final de cada partida e os atletas terão um prazo de 30 minutos após o
término de cada rodada para manifestar-se, após o término deste prazo
não serão aceitas quaisquer reclamações.
15.4 - Durante competição é terminantemente proibido o uso de bebidas
alcoólicas e fumo, sujeito a desclassificação do evento..
15.5 – O uso do fumo só poderá ser realizado fora das dependências do
recinto do boliche ao ar livre conforme as normas da prefeitura. Atrasos
provocados por razões de fumo serão penalizados com retirada de pontos
após a segunda advertência.
15.6 – Após o término do torneio, é proibido o uso de bebida alcoólica
com uniforme do boliche.
15.7 – É permitido alterar a superfície da bola com uso de lixas e
produtos homologados pela FIC, no intervalo entre as partidas pelo
atleta ou seu técnico. É proibida a entrada de bola de atleta no proshop
ou qualquer Ball spiner, durante o torneio. Caso haja um
problema/acidente ou emergência, nessas situações, o atleta deve
consultar antes um representante da FPBOL. A entrada da bola e o serviço
a ser executado sejam autorizados pelo mesmo.
16. CONDICIONAMENTO DE PISTAS:
A ser definido pela FPBOL.
17. CASOS OMISSOS:
Os casos não previstos ou omissos no presente regulamento serão
definidos pela FPBOL.
Federação Paulista de Boliche.
Wagner Cerchiai - Presidente
José Carlos Marin Ferraz - Vice Presidente
Attilio Zeri - Diretor Adm/Financeiro
Ricardo Filgueiras - Encarregado do Ranking