PAÍSES INSCRITOS:
Brasil
Argentina
Bolívia
Equador
Panamá
Peru
Uruguai
Antilhas
Hol.
Aruba
Chile
Guiana
Paraguai
Suriname
Venezuela
= PAÍSES COM REPRESENTANTES NO BOLICHE
APRESENTAÇÃO

Quatro cidades brasileiras serão as capitais da América do Sul de 1º a 11 de agosto: Rio, São Paulo, Curitiba e Belém. Foi o que decidiu a Assembléia Geral Extraordinária da Organização Desportiva Sul-Americana (Odesur), realizada em Assunção, no Paraguai, em 18 de abril último. Por 11 votos a 3, o Brasil ganhou o direito de organizar os VII Jogos Sul-Americanos de 2002 nessas quatro cidades. Jogos que seriam inicialmente disputados em Córdoba e mudaram-se para a colombiana Bogotá por causa de problemas financeiros na Argentina. Jogos que estiveram ameaçados de não acontecer por causa dos problemas de segurança na Colômbia. Jogos que trazem ao país a primeira competição multiesportiva desde o Pan-Americano de São Paulo e a Universíade de Porto Alegre, ambos em 1963. Jogos que poderão ser a prova de que o Brasil é capaz de organizar o Pan de 2007.

Os Jogos Sul-Americanos são a principal competição da Odesur, ligada à Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa) - que organiza os Pan-Americanos e, por sua vez, é filiada ao Comitê Olímpico Internacional (COI). O programa dos Jogos conta com modalidades olímpicas e outras que não integram o programa das Olimpíadas. A Odesur nasceu em 26 de março de 1976, em La Paz, na Bolívia, como marco de um congresso em que estiveram presentes os presidentes dos Comitês Nacionais de Argentina, Chile, Paraguai, Peru e Bolívia. A criação desta entidade teve o aval da Odepa, comandada pelo mexicano Mario Vásquez Raña.

Em outubro de 1977, de novo em La Paz, foi realizado o segundo congresso da Odesur, em que foram aprovados estatuto e regulamento da entidade e se determinou que os primeiros Jogos da Organização se realizariam o mais rápido possível, na capital boliviana, e seriam chamados de Jogos Cruz do Sul. Só a partir da terceira edição, a competição passou a ser chamada de Jogos Sul-Americanos.

O evento só pôde acontecer em 1978, depois da realização em junho, em Santiago do Chile, do terceiro congresso da Odesur, no qual foram aprovados o regulamento do Comitê Organizador e o programa dos Jogos. Decidiu-se ainda por unanimidade que a cidade boliviana de Tiahuanaco, por seu significado histórico, seria o ponto de partida da chama olímpica para todos os Jogos do futuro.

Os Jogos foram organizados em La Paz, com subsedes em Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra entre 3 e 12 de novembro, com participação de Argentina, Chile, Bolivia, Equador, Peru, Uruguai, Paraguai e Brasil. Os argentinos ficaram em primeiro lugar no quadro de medalhas. Desde então, os Jogos Sul-Americanos vêm sendo realizados regularmente, de quatro em quatro anos, reunindo atletas e ajudando a espalhar o espírito olímpico pelo continente.

No Brasil, os recursos para a organização do evento serão levantados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) junto a Ministério do Esporte e Turismo, Secretaria Nacional de Esporte, Prefeituras das cidades-sede e patrocinadores.
Todos os Jogos Sul-Americanos

1978 - La Paz (Bolívia)
1982 - Rosário (Argentina)
1986 - Santiago (Chile)
1990 - Lima (Peru)
1994 - Valencia (Venezuela)
1998 - Cuenca (Equador)

CALENDÁRIO

COMPETIÇÕES

 

[ TOPO ]