COMUNICADO
FINAL
A
Confederação Brasileira de Boliche – CBBOL comunica aos
Presidentes de Federações que o sorteio para definição do
posicionamento dos atletas para a fases individual e
duplas será realizado as 18:00 hs no Planet. Na ausência de
um representante do estado o sorteio será realizado pela organização
do evento.
Comunicamos
que devido ao grande número de tercetos inscritos será necessário
utilizar os dois lados do Center Norte, desta forma os horários de
jogo no Center Norte serão:
Quinta-feira
dia 15/11 as 9:30 hs
Sexta-feira
dia 16/11 as 10:00 hs
Sábado
e Domingo dias 17/11 e 18/11 as 9:00 hs
Atenciosamente
Geraldo
César Maciel
Presidente
R E G U
L A
M E
N T
O
Das
Datas
O 27º
Campeonato Brasileiro de Seleções será realizado no período de
15 a
18 de novembro de 2007, nas pistas do Planet Bowling e do Center Norte
em São Paulo-SP.
A data limite para as Federações efetuarem as inscrições é o
dia 02 de novembro de 2007
e que confirmem os nomes dos atletas até o dia 09 de novembro de
2007. Após a data de 02 de novembro de 2007, qualquer solicitação
de inscrição estará sujeita a disponibilidade de vagas.
As
inscrições deverão ser encaminhadas pelas Federações de cada
Estado para Sr. José Luiz Veiga no e-mail veigajl@globo.com
com cópia para lagbraga@brturbo.com.br.
Do Valor
das Inscrições
Será de R$ 225,00 (duzentos e vinte e cinco) o
valor da inscrição por atleta.
A data limite para as Federações confirmarem sua participação
no evento, através de depósito bancário no valor de R$ 225,00
(duzentos e vinte e cinco reais) por atleta é o dia 09 de novembro
de 2007:
Confederação Brasileira de Boliche
Banco
de Brasília - 070
Agência:
0040
Conta: 010137-8
CNPJ:86.961.356/0001-07
Os
comprovantes de pagamento deverão ser enviados para Luiz Afonso, por
e-mail ou para o Fax: (61) 3568-1430. As
Federações que não efetuarem o pagamento terão suas inscrições
desconsideradas.
Do Campeonato
Conforme
Normabol 2001:
“CAPÍTULO 3. CAMPEONATO BRASILEIRO DE SELEÇÕES E TAÇA
BRASIL
a)
Será disputado em seis modalidades (desde que haja inscrições
suficientes, no mínimo 4 times): Seleções Masculinas adultas, Seleções
Femininas adultas, Seleções Masculinas juvenis, Seleções Femininas
juvenis, Taça Brasil de Seleções Masculinas e Taça Brasil de Seleções
Femininas;
b) Também será disputada, paralelamente, a Taça Brasil de Tercetos,
(masculinos, femininos, mistos ou seniores), os quais poderão ser
formados por atletas de Federações diferentes e até mesmo por
jogadores avulsos;
c) As seleções principais (masculinas e femininas) e as da Taça Brasil
de Seleções Masculinas serão formadas por seis atletas cada e jogam
individual, duplas, tercetos e quintetos. As equipes das demais
modalidades das competições de seleções serão formadas por 3
atletas, e jogam individual, duplas e tercetos (12 linhas);
d) Na fase de quintetos das seleções principais e da Taça Brasil de
Seleções Masculinas, e na de duplas das demais modalidades, não serão
computados, por partida,
os piores resultados
obtidos pelos jogadores de cada equipe;
e)
As categorias feminina, mista e sênior da Taça Brasil de Tercetos
terão premiação separada somente se tiverem 4 ou mais equipes
disputando a competição. Caso contrário, concorrerão à mesma
premiação dos Tercetos masculinos. Individualmente, caso haja mais
de 8 atletas inscritos pertencentes às categorias feminina, sênior ou juvenil (ou mesmo infanto-juvenil), estes poderão receber
premiação separada, independente da categoria em que estejam
jogando;
f)
Um Estado só poderá jogar a Taça Brasil de Seleções Masculina se
também participar do Campeonato Brasileiro de Seleções Masculinas.
A exceção será o caso em que um estado novo seja convidado pela
CBBOL para participar somente da Taça Brasil, em função de
indisponibilidade de pistas no Brasileiro de Seleções, ou por
qualquer outro motivo a critério da CBBOL;
g)
Da
mesma forma, um estado que não esteja participando das competições
principais (seleções), não poderá inscrever tercetos que tenham um
número de atletas que permitiriam ao mesmo participar daquelas
competições;
h)
Patrocínios
individuais de atletas somente serão permitidos se não
descaracterizarem o uniforme, a critério do Diretor Técnico;
i) Cada fase será disputada
em seis partidas, com três atletas por pista. Na fase individual,
deverão ser escalados pela organização até dois atletas de uma
mesma Federação em um mesmo par de pistas. Na fase de duplas, um par
de pistas deverá ter três duplas de estados diferentes, se possível.
Na fase de tercetos, dois tercetos de estados diferentes no par. Na
fase de quintetos, cada Federação ocupará um par de pistas. Nas
competições de equipes de três atletas, cada equipe ocupará uma
pista;
j)
A Taça Brasil de Tercetos será jogada separadamente dos demais
eventos, ocupando o restante de pistas disponíveis do boliche, com três
atletas por pista, no sistema all-events de 24 partidas;
k) Em cada fase será declarado um campeão e premiados os classificados
até o 3º lugar, à exceção da Taça Brasil de Tercetos, em que os
campeões serão aqueles que derrubarem mais pinos nas 24 partidas;
l)
Em cada competição também serão premiados os atletas que fizerem
as melhores partidas e as melhores séries, além da premiação dos cinco
melhores do all-events;
m)
Será declarada campeã a Federação que, em cada competição
conseguir o maior número de pontos ganhos segundo a tabela abaixo. As
três primeiras colocadas receberão premiação;
n)
Substituições de atletas deverão seguir a regra 402 da FIQ;
o) Para efeito de premiação, os desempates em cada fase serão
resolvidos pelas melhores partidas dos empatados dentro da fase em
causa. Para efeito de pontuação, os empatados dividirão os pontos
previstos na tabela. Eventuais empates na pontuação final por Federação
serão resolvidos pela classificação dos empatados na fase de
quintetos;
p)
nenhum atleta poderá jogar em duas divisões ou categorias distintas
do evento;
q) As Federações poderão inscrever mais de uma
equipe juvenil (masculina ou feminina) no Campeonato Brasileiro de
Seleções Juvenis. Caso tenhamos 4 ou mais Federações nessa situação,
será criada a Taça Brasil de Seleções Juvenis, com premiação
separada. Caso tenhamos menos de 4, todas as equipes inscritas
disputarão o mesmo evento.
EVENTO
|
1º
|
2º
|
3º
|
4º
|
5º
|
6º
|
7º
|
8º
|
9º
|
10º
|
individual
|
60
|
36
|
24
|
18
|
12
|
06
|
04
|
03
|
02
|
01
|
duplas
|
120
|
72
|
48
|
36
|
24
|
12
|
08
|
06
|
04
|
02
|
tercetos
|
180
|
108
|
72
|
54
|
36
|
18
|
12
|
09
|
06
|
03
|
quintetos
|
300
|
180
|
120
|
90
|
60
|
30
|
20
|
15
|
10
|
05
|
all-events
|
170
|
102
|
68
|
51
|
32
|
16
|
10
|
06
|
04
|
02
|
r)
Será a seguinte a tabela de pontuação dos diversos eventos (o
all-events é individual):
Da Forma de Disputa
1º- O 27º
Campeonato Brasileiro de Seleções será disputado por total de
pontos ganhos em 4 fases, mais o “all events” individual, como
segue:
FASES
INDIVIDUAL
6 partidas
DUPLAS
6 partidas
TERCETOS
6 partidas
QUINTETOS
6 partidas (os 5 melhores em cada partida da fase)
O
“all events” é individual dos atletas de cada Federação, no
total das 24 partidas jogadas.
Só
podem marcar pontos os atletas que tiverem jogado as 24 partidas do
evento;
Será
apontado Campeão, o Estado (Seleção) que tiver obtido o maior total
de pontos na soma das 4 fases, mais os pontos ganhos no “all events”
individual;
Se
houver empate no total de pontos ganhos, o desempate será feito pelo
total de pinos de cada Federação, na soma das 4 fases disputadas.
2º- Cada
Federação receberá por parte da organização uma pasta com a qual
poderá acompanhar o evento completo;
Deverá
o responsável pela Federação, fornecer ao Organizador os nomes de
seus atletas nas fichas de posicionamento de cada fase, logo após o término
da fase anterior;
O
posicionamento da Fase Individual, deverá ser entregue ao
Organizador, no máximo 1 hora após o sorteio da numeração das
Federações, em formulário próprio que será entregue pela equipe
do Organizador durante o sorteio.
3º- Cada
Federação deverá indicar ao Organizador do evento, o nome de seu
Capitão, para que o mesmo, e tão somente o mesmo, possa ter acesso a
Organização para coletar os diversos resultados e sanar quaisquer dúvidas.
Solicita-se que os Capitães informem os seus atletas no sentido de
respeitarem o Regulamento em todos os seus itens, e que quaisquer dúvidas
que os mesmos possam ter sobre o evento, que solicitem informações
através de seu Capitão.
4º- Cada
Federação poderá inscrever atletas como reservas, podendo a mesma
fazer substituições nas disputas das Fases. Lembrando que somente
antes do início de cada uma das Fases, poderá haver a substituição,
sendo que se um atleta se retirar da competição, por qualquer
motivo, durante uma Fase, não poderá ser colocado outro atleta que o
substitua naquela Fase, sendo marcado “zero” para as partidas da
Fase que o referido atleta não jogou, podendo o mesmo retornar na
Fase seguinte ou ser substituído na rodada seguinte. A Organização
procurará colocar um “pacer” no lugar do atleta que se retirou
naquela Fase. Atletas substituídos em qualquer Fase poderão
participar das demais Fases normalmente, porém seus totais
individuais não concorrerão à pontuação do “all events” em
virtude de não terem jogado as 24 partidas do evento.
Do Uniforme
É obrigatório o uso de camisas alusivas ao esporte.
A
- O
uso de bermudas só será liberado pela CBBOL se for constatado um
calor excessivo nas dependências do boliche. As mulheres podem optar
por calça comprida, saia ou bermuda.
Da Bebida e
Do Cigarro
A
- Está proibido o consumo de bebidas alcoólicas por parte dos atletas
durante as partidas e seus intervalos.
B
- Nenhum atleta poderá fumar em qualquer área do Boliche que não seja
previamente determinada – inclusive banheiros.
C
- O consumo de bebida alcoólica somente será permitido após a competição
e fora da área de jogo, e desde que o atleta não esteja
uniformizado.
D
- Comidas. Não será permitido o consumo de comidas na área de jogo.
E
- Haverá fiscalização por parte da CBBOL nestes itens,
lembrando que os infratores serão advertidos pela CBBOL conforme rege
a NORMABOL.
(lembramos que pela NORMABOL, e pela FIQ, o uso de bebidas
alcoólicas e outras drogas nem precisavam vir nos regulamentos, é
inerente a prática do esporte a não permissão):
Do Uso de Pós
e Substâncias Indevidas
Será proibido o uso de Grip’s, Slide’s e/ou outras substâncias
do tipo, junto ao retorno de bolas. Para que desta forma evite-se que
outros atletas tenham seus arremessos e concentração prejudicados na
área de jogo.
Os Grip’s colocados sobre os monitores de vídeo das pistas,
poderão danificá-los, solicitamos, portanto, que sejam colocados nas
mesas junto às cadeiras.
E proibido lixar bolas durante o jogo, qualquer alteração de
superfície devera ser feita antes do inicio do bate bola e fora da área
de jogo.
Do Jogo
Lento
A
- Durante
um jogo, deverá ser respeitada apenas uma pista de cada lado do
jogador. Caso dois jogadores estejam preparados para subir no
"Approach" ao mesmo tempo, o da direita terá a preferência;
B
- O
atleta deve cuidar para manter o ritmo de jogo, não demorando demais
na sua vez de jogar nem no “Approach", em sua preparação para
o arremesso.
Da Pesagem
de Bolas
Cada
atleta poderá utilizar durante o Campeonato o máximo de 6 (seis)
bolas. Todas as bolas deverão ser registradas (inclusive a bola de
Spare = coco) em formulário próprio que
a CBBOL fornecerá. Esse formulário deverá ser preenchido e
devolvido à Comissão Organizadora antes do início da 1ª partida do
1º dia de competição. Os árbitros poderão a qualquer momento e de
forma aleatória fiscalizar qualquer atleta, fazendo a conferência
das bolas em jogo para ver se foram inscritas (as bolas não inscritas
previamente serão retiradas da área de jogo por toda a rodada). No
final de cada rodada, serão sorteados atletas que terão suas bolas
verificadas e, a critério dos árbitros, poderão também ser
pesadas.
Se por acaso uma das bolas estiver fora das normas, este atleta
perderá a série jogada e essa bola deverá ser colocada em condições
para o uso.
Das
Penalidades e Comissão Disciplinar
A infringência de um atleta a qualquer dos itens do presente
Regulamento ou Código Brasileiro de Justiça Desportiva e regras FIQ,
quando aplicável, implicará em perda de Frames, dos pontos da
partida e, até mesmo, a sua exclusão da competição, a critério do
Delegado da CBBOL ou da Comissão Disciplinar. A insistência na falta
implicará no registro da mesma no seu currículo. Este registro
servirá de base para futuras ações da CBBOL relativas a esse
atleta, no que disser respeito a convocações, prêmios, viagens,
regalias, cobranças, etc.
A Comissão Disciplinar será nomeada
pela Diretoria da CBBOL, e seus membros anunciados em dia anterior ao
inicio dos jogos.
Da Manutenção
das Pistas de Jogo
A definir.
Da Organização
A organização do
evento ficará a cargo da diretoria da CBBOL e do Sr. José Luiz
Veiga.
Das Rodadas
Brasileiro de Seleções Masculino e Feminino –
PLANET BOWLING
1a
Rodada
Quinta-feira
15 de novembro
09:00 H
2a
Rodada
Sexta-feira
16 de novembro
09:00 H
3a
Rodada
Sábado
17 de novembro
09:00 H
4a
Rodada
Domingo
18 de novembro
09:00 H
Taça Brasil de Seleções Masculino e Feminino – PLANET
BOWLING
1a
Rodada
Quinta-feira
15 de novembro
14:30 H
2a
Rodada
Sexta-feira
16 de novembro
14:30 H
3a
Rodada
Sábado
17 de novembro
14:30 H
4a
Rodada
Domingo
18 de novembro
14:30 H
Taça Brasil de Tercetos – CENTER NORTE
1a
Rodada
Quinta-Feira
15 de novembro
10:00 H
2a
Rodada
Sexta-Feira
16 de novembro
10:00 H
3a
Rodada
Sábado
17 de novembro
10:00 H
4a
Rodada
Domingo
18 de novembro
10:00 H
Disposições
Finais
O presente regulamento seguirá as normas emanadas dos órgãos
superiores brasileiros e FIQ (Federação Internacional de Boliche).
Os casos omissos ao presente regulamento e ao evento serão
resolvidos pela diretoria da CBBOL.
Sete Lagoas, 26 de outubro de 2007.