FPBOL
CAMPEONATO PAULISTA DE TERCETOS
13/abril à 4/junho de 2000
PLANET BOWLING

ORGANIZAÇÃO:
Veiga (0xx11) 3667-5892 ou 3663-6839- Elimar (0xx11) 9708-5436

NOVO REGULAMENTO

1. O Campeonato Paulista de Tercetos Mistos será realizado no período de 11 de abril a 4 de junho , nas pistas do Planet Bowling, São Paulo,

Cada terceto deverá ter dois atletas masculinos e um feminino; Os atletas que formarão os tercetos não precisam ser do mesmo Clube; Não será permitida a participação de atletas filiados a outras Federações.

2. Serão disputadas 24 ( vinte e quatro ) partidas, divididas em 4 (quatro) rodadas de 6 (seis) partidas cada, com mudança de par de pistas a cada duas partidas;

Os jogos serão sem handicap e após a inscrição dos tercetos, e realizada a primeira rodada, para todos, haverá uma separação dos inscritos em divisões, conforme o número de inscritos.

Havendo mais de 30 tercetos mistos inscritos, os mesmos serão divididos em 3 (três) divisões em função de sua média apurada no último ranking paulista;

Sendo o número de inscritos inferior a 30, haverá somente duas divisões, as quais, com seus respectivos participantes, serão divulgadas logo após o término da primeira rodada , com os tercetos que vierem do interior, o que será no dia 20 de maio próximo;

Realizadas as quatro rodadas, disputadas as 24 partidas programadas, disputarão as finais , os cinco primeiros colocados em cada divisão, como se segue:

jogo 1 - os tercetos classificados do segundo ao quinto lugar, disputarão entre si, uma única partida, em dois pares de pistas, com mudança de par ao término do quinto "frame" . O terceto que fizer a maior partida deste jogo, irá disputar o título de campeão do evento, contra o terceto que ficou em 1.º lugar na classificação geral.

Havendo empate no primeiro lugar deste jogo, o vencedor será o terceto que tenha terminado a primeira etapa do Campeonato em melhor posição.

Para se apurar o terceiro colocado, será usada a classificação da primeira etapa, sendo que dos tercetos que perderem esta partida, o melhor colocado na fase de classificação será o terceiro colocado no geral, com direito a medalha.

jogo 2 - O terceto vencedor do jogo 1, disputará em uma partida o título de campeão, contra o primeiro colocado da primeira etapa, em um par de pistas determinado pela organização, e se houver a vitória do terceto primeiro colocado, o mesmo será declarado campeão, porém se a vitória for do terceto vencedor do jogo 1 , será realizada nova partida entre os mesmos e será campeão o terceto que vencer esta partida final, sendo que se houver empate neste jogos, a vitória será conferida ao terceto que terminou a primeira fase, em primeiro lugar.

3. Premiação - Serão premiados em cada divisão:

Os tercetos que terminarem as disputas finais até o 3º lugar;

A melhor linha de terceto na Fase de classificação;

A melhor série de terceto na Fase de classificação;

Os campeões e vice, individuais, de cada divisão e categorias masculina  e feminina, desde que tenham jogado as 24 partidas da Fase de Classificação.

As maiores séries e partidas individuais, de cada divisão, masculina e feminina.

4. Taxas - Cada atleta pagará uma inscrição de r$.30,00 e mais r$.30,00 para cada uma das quatro rodadas programadas. Direto no caixa do boliche;

5. Reservas - Será admitido, durante todo o evento, em cada terceto , apenas uma substituição, independente de sexo, observando-se o seguinte:

a) O atleta reserva deverá ter média que não altere o posicionamento do terceto na divisão em que foi posicionado;

b) O atleta reserva somente poderá disputar a última rodada e finais, se tiver jogado, pelo menos uma das rodadas anteriores, inteira;

Na ausência de um integrante do terceto, será marcado para o ausente, em cada uma das partidas o seu " blind" que consiste a sua média do ranking menos a penalidade de 10 pela falta . Se o ausente não estiver ainda no ranking paulista será usada a sua média do presente evento;

6. Uniforme - Todos os integrantes dos tercetos deverão usar camisas iguais e alusivas ao esporte de boliche; a partir da segunda rodada, os infratores terão a penalidade de 10 (dez) em cada partida que o atleta atuou sem o devido uniforme;

Como neste evento é permitido que os integrantes sejam de Clubes diferentes, será permitido que os atletas destes tercetos usem camisas de seus Clubes de origem.

Mesmo que o uniforme do terceto em questão, não fique homogeneo.

7. Datas dos jogos

ABRIL

13

quinta-feira

20h15

16

domingo

10h15

MAIO

11

quinta-feira

20h15

18

quinta-feira

20h15

20

sábado

14h

21

domingo

10h15

25

quinta-feira

20h15

28

domingo

10h15

JUNHO

3

sábado

14h

4

domingo

10h15

OBS: os tercetos podem escolher as datas que lhe convierem, nas acima enumeradas lembrando de que todos jogam juntos no dia 4 de junho, domingo, a data de 18 de maio fica reservada para os tercetos que tiveram atletas viajando ou que não puderam fazer a segunda rodada no dia 11 de maio.

Esta data também poderá ser usada como segunda rodada para os tercetos que iniciarem no dia 11 de maio. os tercetos que jogaram a primeira rodada em abril, jogarão no dia 11 de maio a segunda rodada e a terceira na quinta feira dia 25 . Ou outra data desta semana.

As finais serão realizadas logo após o término da quarta rodada, no domingo dia 4 de junho de 2000.

8. Tercetos Masculinos -
Para os atletas que não conseguirem montar seus tercetos, com uma integrante feminina, os mesmos poderão ser formados por 3 (tres) atletas masculinos e a disputa será da mesma forma que os tercetos mistos, porém em uma única divisão.

Atletas que estiverem participando dos Tercetos Masculinos, não poderão participar dos Tercetos Mistos e vice versa;

9. Organização - A organização deste evento está a cargo do Sr. José Luiz Veiga, o qual procurará fornecer os resultados das partidas o mais breve possível.

Para a composição das datas dos jogos, os tercetos deverão contatar o mesmo para que o mesmo possa organizar as datas de jogos de cada terceto, até a terceira rodada.

Para contato com o mesmo usar o fone (0xx11) 3667-5892 ou 3663-6839 ou j-veiga@uol.com.br

10. Posicionamento - Os tercetos serão posicionados, em função de sua média no ranking , e a organização procurará que os mesmos joguem em todas as pistas a serem usadas no boliche, terminando uma rodada em determinado par de pistas e na rodada seguinte, continuar a sequência do boliche para o par da direita.

No dia 4 de junho, domingo, as 10h. Quando todos os inscritos jogarão no mesmo horário, fica determinado que os tercetos mistos da primeira e segunda divisões, jogarão nas pistas de 1 a 26 e os tercetos da terceira divisão e os tercetos masculinos, jogarão nas pistas de 27 a 50.

As finais serão realizadas logo após o término da rodada.

No mais, o presente evento seguirá as normas emanadas pela FPBOL e orgãos superiores.

São Paulo, abril de 2000

Julio Cesar Pinati Abraão
Presidente da Federação Paulista de Boliche

[ TOPO ]


REGULAMENTO E COMUNICADOS ANTERIORES

OBS: O Presidente da FPBOL, Valdecir Montti alterou parte do Regulamento do Campeonato Paulista de Tercetos apresentado abaixo, a saber:
- alteração do ítem 4) Formação das Divisões (alínea "c");
- inclusão do ítem 10) Uniforme;
- e, também, tendo em vista as solicitações de alguns atletas devido ao número insuficiente de atletas femininas para comporem os tercetos mistos, foi decido a inclusão do sub-item 2.1) Tercetos Masculinos.

* as alterações estão assinaladas com um asterisco.

Tendo em vista o pedido formulado por uma grande maioria dos atletas paulistas e pelos membros da nova Diretoria da Federação Paulista de Boliche, comunicamos que estamos cancelando o evento programado este bimestre como CAMPEONATO PAULISTA DE QUARTETOS e, substituindo-o pelo CAMPEONATO PAULISTA DE TERCETOS MISTOS.

Essa providência facilitará à todos Clubes, se for do seu interesse manterem, aproximadamente, para os Tercetos a mesma estrutura dos componentes das equipes que disputaram recentemente o Campeonato Paulista de Equipes.

Também, atendendo da mesma forma as reivindicações dessa maioria, para melhor comodidade financeira dos atletas, reprogramamos as datas, passando as mesmas, à ser para esse evento, conforme abaixo.

Programa do CAMPEONATO PAULISTA DE TERCETOS MISTOS:

1) Serão disputadas 24 linhas, distribuídas em 4 rodadas de 6 linhas cada uma - exclusivamente SEM HANDICAP - Jogarão as finais os tercetos que, após terem jogado as 24 linhas, terminarem em 1.º, 2.º, 3.º e 4.º lugares. As finais serão disputadas como segue:

a) Jogo 1: 4.º colocado x 3.º colocado.

b) Jogo 2: Vencedor do Jogo 1 x 2.º colocado.

c) Jogo 3: Vencedor do Jogo 2 x 1.º colocado.

Havendo empate nos Jogos 1 e 2, será vencedor o terceto que tiver feito a melhor partida dentre as 24 linhas disputadas. No Jogo 3, havendo vitória do 1.º colocado ou empate, será o 1.º colocado declarado Campeão; havendo derrota do 1.º colocado, será disputada nova partida e será declarado Campeão o Vencedor dessa nova partida.

2) Composição dos tercetos: uma atleta feminina e dois atletas masculinos.

* 2.1) Paralelamente e, apenas para os atletas masculinos que não conseguirem compor os tercetos mistos, será disputada a "Taça Paulista de Tercetos Marculinos", em uma única Divisão. Dependendo do número de tercetos masculinos inscritos, à critério da diretoria da FPBOL, poderá haver o demembramento em mais do que uma divisão. Todos as condições estabelecidas no regulamento para os tercetos mistos, aplicar-se-ão também aos tercetos masculinos.

3) Local do Evento: Planet Bowling - Praça Jácomo Zanela, 187 - Lapa - São Paulo

4) Formação das Divisões:

a) Serão apuradas as médias dos atletas de cada terceto inscrito com base no Ranking Paulista fechado em 02.04.2000 (incluindo os resultados obtidos pelos atletas no Campeonato Paulista de Equipes).

b) Os tercetos inscritos serão posicionados na ordem descrescente das médias obtidas.

* c) Cada divisão, à partir da primeira, será composta de 16 (dezesseis) tercetos, de forma que os primeiros 16 tercetos do posicionamento acima formarão a primeira divisão; os 16 tercetos seguintes formarão a segunda divisão; e, assim, sucessivamente. Os tercetos dos novatos jogarão na última divisão. A última divisão deverá ter, no mínimo, 5 (cinco) tercetos; e, no caso, de haver um número menor do que 5 tercetos, esses passarão a integrar a divisão anterior."

d) Provisoriamente, será feito um posicionamento estimado de cada terceto nas respectivas divisões e que será revisado após a inscrição e confirmação dos atletas do interior. Por esta razão, o posicionamento final da cada terceto somente será definido no dia 13/05/2000, ou seja, antes do início da primeira rodada dos tercetos do interior.

e) Será disputada tambem a Divisão Infanto-Juvenil - Neste caso, jogarão na mesma divisão infanto-juvenil os tercetos mistos ou somente femininos ou somente masculinos.

5) Datas do evento
(O terceto deverá formalizar na inscrição o dia de sua opção - quinta-feira ou domingo):

RODADA DATA HORÁRIO OU DATA HORÁRIO
1.ª 13/abril - 5.ª feira 20h15 16/abril - Domingo 10h
2.ª 11/maio - 5.ª feira 14/maio - Domingo
3.ª 18/maio - 5.ª feira 21/maio - Domingo
4.ª 4/junho - Domingo 10h 4/junho - Domingo

OBS: Para os Tercetos do Interior (residentes a mais de 120 km da Capital), as rodadas serão realizadas, como segue:

RODADA DATA HORÁRIO
1.ª 13/maio - Sábado 14h
2.ª 14/maio - Domingo 10h
3.ª 3/junho - Sábado 14h
4.ª 4/junho - Domingo 10h

6) Taxas - por atleta:

a) De inscrição = R$ 30,00
b) De pista = R$ 30,00 por dia de jogo.

OBS:
1. Para os atletas da Divisão Infanto-Juvenil não será cobrada taxa de inscrição.
2. A taxa de pista para os atletas da Divisão Infanto-Juvenil será de R$ 25,00 por dia de jogo.

7) Inscrições:

As inscrições obedecerão as instruções decorrentes das decisões tomadas pela Assembléia Geral Extraordinárias realizada em 11/03/2000, como segue:

a) Somente serão aceitas as inscrições dos tercetos através de ofício dirigido pelo Clube à Federação Paulista de Boliche.

b) Os pagamentos das taxas (de inscrição ou de pistas) de todos os atletas deverão ser feitos à Federação Paulista de Boliche pelos Clubes, que são responsáveis pelo recolhimento das mesmas juntos aos seus atletas. Esses pagamentos deverão ser efetuados pelos Clubes à Federação Paulista de Boliche antes do início do turno de cada rodada, acompanhados de um recibo com relação dos atletas que disputarão o turno da rodada.

c) Os Clubes deverão também à cada rodada, apresentarem à Federação as fichas de inscrições dos atletas que irão disputar o evento e que ainda não estão filiados à Federação.

d) Data limite para apresentação das inscrições: até o dia anterior ao inicio da primeira rodada.

8) Reservas:

Será admitido, durante todo o evento, em cada terceto apenas uma substituição, independentemente do sexo, observando-se os seguintes:

a) O atleta reserva deverá ter média que não altere o posicionamento do terceto na divisão em que inicialmente o terceto foi posícionado.

b) O atleta reserva somente poderá disputar a última rodada e as finais se tiver jogado, pelo menos, uma das rodadas anteriores inteira.

9) Premiação: Serão premiados, em cada Divisão:

a) Os Tercetos que, após disputadas as finais, terminarem em 1.º; 2.º e 3.º lugares;

b) A Melhor Linha do Terceto nas 24 linhas disputadas;

c) A Melhor Série do Terceto nas 24 linhas disputadas; e

d) Os Campeões, masculinos e femininos, individuais, nas 24 linhas disputadas.

* 10) Uniforme:

Todos os atletas deverão jogar vestindo camisas iguais e alusivas ao esporte Boliche, tendo-se preferência acentuada às camisas do Clube.

Os atletas que não estiverem vestindo camisas iguais às dos seus parceiros do terceto, será penalizado com a perda de 10 (Dez) pinos em cada linha que jogar nessas condições.

Admitir-se-á, em caracter de excessão as camisais desiguais, sem aplicação da penalidade prevista neste item, porem, obrigatoriamente alusivas ao esporte Boliche, apenas na primeira rodada

11) Organizador: Sr. José Luiz Veiga - Fone: (0xx11) 3667-5892

12) Todas as demais condições do evento estarão subordinadas às normas da FIQ, CBBOL e do regulamento da FPBOL do ano 2.000.

13) Os casos omissos serão resolvidos por determinação da Diretoria da Federação Paulista de Boliche.

Valdecir Montti - Presidente
vmontti@sol.com.br

[ TOPO ]