FPBOL

50.º CAMPEONATO PAULISTA
INDIVIDUAL
27 de outubro, 2, 3 e 4 de novembro de 2012
FPBOL

> RESULTADOS FINAIS: conheça os campeões e confira os resultados finais completos [ver]

> RESULTADOS DA 3.ª RODADA [ver]

> RESULTADOS DA 2.ª RODADA: Eduardo Issa (SP) perfeito e na ponta do 50.º Campeonato Paulista Individual, seguido por Renan Zoghaib e Igor Pizzoli, todos do E. C. Pinheiros [ver]

> RESULTADOS DA 1.ª RODADA [ver]


Regulamento

1. DA REALIZAÇÃO DO CAMPEONATO:
Evento promovido, realizado e coordenado pela Federação Paulista de Boliche (FPBOL).
Os resultados obtidos no evento serão computados no Ranking Geral Paulista de 2012 e servirão de base para a convocação da Seleção Paulista 2012.

2. DOS PARTICIPANTES:
Aberto a todos os adeptos do esporte Boliche, de qualquer sexo, sem distinção de idade, filiados à Federação Paulista de Boliche ou que venham a filiar-se antes do início do evento.

3. DAS DIVISÕES:
Na formação das divisões, serão obedecidos os seguintes critérios:

1ª Divisão Masculina:  – Dentre os inscritos, os 24 (vinte e quatro) melhores colocados no ranking paulista de convocação -2012 (pontos).

1ª Divisão Feminina: – Dentre as inscritas, as 12 (doze) melhores colocadas no ranking paulista de convocação -2012 (pontos).

Demais Divisões:

Femininas: - as 12 (doze) melhores médias no Ranking Geral Paulista - 2012,

Masculinas: - as 24 (vinte e quatro) melhores médias no Ranking Geral Paulista - 2012.

Divisão Especial – Caso tenhamos inscrições de atletas com média de 1ª divisão masculina (190 ou +) e 1ª divisão feminina (175 ou +) e que não possam atuar na mesma devido ao falta do número mínimo de eventos no ano, conforme Regulamento Geral 2012 – FPBOL, estes disputarão uma divisão própria, desde que atinjam um número mínimo de 05 (cinco) atletas. Esta divisão será acomodada, se possível, no mesmo boliche da 1ª divisão masculina.

Caso o numero mínimo de atletas não seja atingido, esses atletas, ainda assim poderão participar do evento, apenas para efeito de ranking (jogando por total de pinos derrubados, sem finais).

Desistência – Após as inscrições se houver desistência, o atleta substituto será chamado pela ordem do Ranking Geral Paulista - 2012, observando as regras de formação da divisão
correspondente.

Exceções - A critério da organização poderão ser formadas divisões (a exceção das 1ª Divisões) com um número menor de atletas, a fim de manter a competitividade, caso esta se apresente distorcida ou para melhor distribuição nas pistas.

As divisões formadas com numero de atletas diferente de 12 ou 24 disputarão o evento por total de pinos derrubados ao invés de Round Robin.

No caso de haver substituição de atletas na formação das divisões, os atletas que permanecerem manterão os números de origem para efeito de tabela de ordem de jogos (Round Robin), devendo o atleta substituto receber o número do atleta substituído.

Caso não tenhamos substitutos para as 1ª e 2ª divisões, a seu critério a organização poderá locar atletas da divisão especial nas mesmas, sendo que neste caso esses atletas jogariam apenas para ranking, sem direito a premiação, disputa das finais e convocação para Seleção Paulista.

4. DA FORMA DE DISPUTA:
O Evento será disputado, em 24 (vinte e quatro) partidas divididas em 4 (quatro) rodadas com 6 (seis) partidas cada uma, sistema Round Robin, com mudança de pistas a cada partida. Finda a Primeira Fase, os atletas Masculinos e Femininos classificados em suas respectivas divisões: em 1.º, 2.º, 3.º lugares, disputarão as finais como segue:

Apurados os três finalistas de suas respectivas divisões, os mesmos jogarão uma partida, em um único par de pistas, a ser definido pela organização, na qual caso o atleta melhor colocado obtenha a maior contagem, este será declarado Campeão (ã) e as demais colocações serão definidas pelas respectivas contagens dos atletas.

Caso o atleta melhor colocado não obtenha a maior contagem, este realizará uma nova partida com o atleta que tenha a melhor contagem, sendo declarado Campeã(o) o vencedor desta partida. O critério de desempate nesta fase será a de melhor colocação na
1ª. Fase.

5. DOS LOCAIS DO EVENTO:
O evento será realizado em turno único, podendo haver segundo turno:
Internacional Bowling – Shopping Internacional
– Rod. Pres. Dutra, Km 225 - Guarulhos – SP.
Fone: 2086-9999

Poderá haver alterações e/ou rodízio, dependendo do número de inscritos.

6. DAS DATAS E HORÁRIOS:
Datas: dias 27 de outubro e 2 e 3 e 4 de novembro de 2012.
Horário: 9h em turno único.

Caso haja segundo turno, ele começará imediatamente após o término do primeiro e recondicionamento das pistas (aproximadamente às 14h).

7. DAS INSCRIÇÕES:

7.1. As inscrições deverão ser feitas por intermédio dos clubes, pelos e-mails:
csebulka@hotmail.com, com cópias obrigatórias para: james@fpbol.org.br, até ás 18h do dia 20 de outubro de 2012.

7.2. Maiores informações através do telefone: (11) 8244-5526 - Cris Sebulka

8. DAS TAXAS:

8.1. Taxa de inscrição - R$ 230,00 (duzentos e trinta reais).

8.2. Semestralidade - R$ 35,00 (trinta e cinco reais) – dos atletas que ainda não atuaram em eventos oficiais no 2º semestre de 2012.

8.3. Os clubes deverão efetuar o pagamento de seus atletas inscritos, diretamente a FPBOL até o segundo dia de competição, facultando-se o pagamento pelo próprio atleta. Em caso de inadimplência, os clubes se responsabilizarão pelo(s) débito(s).

8.4. Não será permitida a inscrição de atletas inadimplentes ou ainda com pendências financeiras junto a FPBOL, enquanto a pendência não for regularizada.  Propostas de regularização serão consideradas até o dia 20 de outubro de 2012.

9. DO POSICIONAMENTO DOS ATLETAS NAS PISTAS:
A ordem de posicionamento dos atletas será em função das médias dos mesmos entre os que estiverem disputando a mesma divisão para o formato All Events, e por Tabela de Confronto para o formato Round Robin.

As pistas para a disputa das partidas das FINAIS no último dia de jogo serão determinadas pelo Organizador.

10. DA PREMIAÇÃO DO CAMPEONATO:
Serão premiados por divisão:
Os Atletas que fizerem a melhor partida;
Os Atletas que fizerem a melhor série (1.ª Fase); e
Os Atletas vencedores (1.º ao 5.º colocados), All Events de cada divisão.
Troféus para os três finalistas de cada divisão.

11. FALTAS E ATRASOS:
O atleta que chegar atrasado, porém antes que os demais atletas da pista tenham jogado o 4.° "frame", poderá participar normalmente da partida, jogando inclusive os três primeiros "frames".
 
Em caso contrario, o mesmo poderá jogar a partir do primeiro frame não jogado pelos demais atletas do par de pistas e, marcando-se 00 (zero) para os frames já jogados.

Não será utilizado o “Blind” neste evento.

Assim, para toda falta será computado zero como valor da linha, e a mesma constará nos rankings FPBOL, para cálculo de média e pontuação.

12. UNIFORME:

12.1. Os atletas deverão estar uniformizados, vestindo camisas de clube filiado à FPBOL ou de taça homologada pela FPBOL, a partir da 1.ª rodada. Caso isto não aconteça haverá penalidade de 10 (dez) pinos por partida.

12.2. Será admitido o uso de bermudas, desde que as mesmas sejam socialmente decentes e adequadas ao decoro e a ética do esporte. Não será permitido o uso de calções, shorts ou semelhantes.

13. RANKING PAULISTA E PAULISTA DE CONVOCAÇÃO 2012:
Serão computadas para efeito do Ranking Geral Paulista e Ranking Paulista de Convocação, as partidas correspondentes a Primeira Fase do evento, em no máximo de (24 partidas) ou no mínimo de (20 partidas) efetivamente jogadas.

14. BATE BOLA (AQUECIMENTO):
Somente haverá “bate bola” para aquecimento, no inicio de cada série (10 minutos).

15. DISCIPLINA:

15.1. Ritmo de Jogo - cada atleta, para posicionar-se e executar cada jogada, deverá observar, no máximo, que uma pista à sua direita e uma pista à sua esquerda estejam livres.

15.2. Será estabelecido um controle de tempo "padrão” de 40 minutos para a disputa de cada linha, para evitar-se o jogo “lento". Desta forma, toda quebra de pista deverá ser imediatamente comunicada à organização.

15.3. Está terminantemente proibido, “bate-bola” entre as partidas;

15.4. É proibida a permanência de pessoas estranhas na área de jogo;

15.5. As listagens de classificação serão exibidas em no máximo 20 minutos após o final de cada partida e os atletas terão um prazo de 30 minutos após o término de cada rodada para reclamações. Após o término deste prazo não serão aceitas quaisquer reclamações;

15.6. Bebidas alcoólicas são terminantemente proibidas, durante a realização das partidas do Campeonato.

É proibido fumar nas dependências dos Boliches. Em São Paulo, vigora a Lei, que proíbe o fumo em locais fechados ou semi abertos. Atrasos provocados por razões de fumo serão penalizados com retirada de pontos após a segunda advertência.

15.7. Não será permitido deixar objetos de uso pessoal dos jogadores, como gripes e toalhas, no retorno das bolas.

15.8. Deverão ser observadas as regras FIQ e Normabol quanto à alteração de superfície das bolas durante o evento. Só será admitido o uso de “bright” e produtos homologados pela FIQ, entre as partidas e na área de jogo sem o uso de máquinas, pelo próprio atleta ou seu técnico. Não será permitida a entrada no “proshop” local sem autorização e acompanhamento de representante da FPBOL.

16. CONDICIONAMENTO DE PISTAS:
A Comissão Técnica da FPBOL está realizando testes com os programas de óleo, que serão informados via site da FPBOL (www.fpbol.org.br) em, no mínimo 10 dias antes do evento.

17. DISPOSIÇÕES FINAIS:
Este regulamento é válido apenas para o Campeonato Paulista Individual - 2012.

Para toda e qualquer situação não contida neste Regulamento, serão aplicadas as regras
estabelecidas pelos Órgãos Superiores, FIQ e CBBOL (Normabol).

Os casos não previstos ou omissos no presente Regulamento serão definidos pela FPBOL.

Outubro de 2012

Federação Paulista de Boliche.