1. DA REALIZAÇÃO DO
CAMPEONATO:
Evento promovido,
realizado e coordenado pela Federação Paulista de Boliche (FPBOL).
Os resultados obtidos no evento serão computados no Ranking
Paulista Geral de 2013 e para o Ranking Seletivo de 2013.
2. FORMATOS E CATEGORIAS:
Campeonato Paulista de
Clubes:
As equipes deverão ser formadas por 05 (cinco) atletas, sendo um
feminino e quatro masculinos, observando-se os critérios
limitadores para empréstimo de atletas, constantes do
Regulamento Geral.
Campeonato Paulista de
Equipes:
As equipes deverão ser compostas por 03 (três) atletas, de
qualquer sexo. Para este evento as equipes poderão ser formadas
por atletas filiados a clubes diferentes e, portanto sem pontos
para os clubes.
Nenhuma divisão de
qualquer categoria será formada por menos de quatro equipes. As
divisões serão montadas em função das inscrições, de acordo com
as médias das equipes inscritas, a maior média para menor.
3. DOS PARTICIPANTES:
Aberto a todos os adeptos
do esporte Boliche, de qualquer sexo, maiores de 8 (oito) anos,
filiados à Federação Paulista de Boliche ou que venham a
filiar-se antes do início do evento.
4. DAS DIVISÕES:
As divisões serão
definidas pela FPBOL, respeitando-se a capacidade dos boliches e
procurando evitar as possíveis distorções das médias das equipes
inscritas, bem como no All Events, respeitando sempre o limite
mínimo de 4 equipes por divisão.
Obs: a média das equipes será composta pelos 5 atletas inscritos
em cada equipe e terá como base o ultimo Ranking Geral Paulista
elaborado após o término do Campeonato Paulista de Duplas 2013.
5. DA FORMA DE DISPUTA:
5.1. Os eventos serão
disputados no sistema de pontos ganhos por fases e será apontada
Campeã do Evento, a equipe ou clube que ao final das Fases tenha
somado o maior número de pontos.
5.2. O campeonato será
disputado num total de 24 linhas, com série de 6 linhas por dia
de competição.
6. DOS LOCAIS DO EVENTO:
O evento será realizado em
dois turnos no Neo Geo Bowling – Shopping Internacional – Rod.
Pres. Dutra, Km 225 - Guarulhos – SP. Fone: (11) 2086-9999
Poderão haver alterações
dependendo do número de inscritos.
7. DAS DATAS E HORÁRIOS:
Datas: dias 06, 07, 13 e
14 de abril de 2013.
Horário: 8h em dois
turnos, com revezamento, dependendo do número de inscritos.
Poderão haver alterações
dependendo do número de inscritos
8. DAS INSCRIÇÕES:
8.1 As inscrições das
equipes deverão ser feitas por intermédio dos clubes, pelos
emails: csebulka@hotmail.com, com cópias obrigatórias para:
james@fpbol.org.br impreterivelmente até ás 18 horas do dia 29
de março de 2013.
8.2. Maiores informações
através do telefone (11) 98244-5526 com Cris Sebulka
OBS: após 30 minutos do
encerramento das inscrições, a organizadora do evento,
encaminhará aos presidentes dos Clubes a relação das equipes
inscritas para ciência. Qualquer alteração que venha ser
apresentada terá obrigatoriamente que haver a aprovação unânime
dos presidentes dos Clubes.
9. DAS TAXAS:
9.1 - Taxa de inscrição -
R$ 250,00. (duzentos e cinquenta reais)
9.2 – Semestralidade FPBOL
- R$ 40,00 – dos atletas que ainda não atuaram em eventos
oficiais no 1º semestre de 2013.
9.3 - Os clubes deverão
efetuar o pagamento de suas equipes inscritas, diretamente a
FPBOL até o segundo dia de competição, facultando-se o pagamento
pelos próprios atletas. Em caso de inadimplência, os clubes se
responsabilizarão pelo(s) débito(s).
9.4. Não será aceita a
inscrição de atletas inadimplentes ou ainda com pendências
financeiras junto a FPBOL, enquanto a pendência não for
regularizada. Propostas de pagamento/regularização serão
consideradas até o dia e horário, limites das inscrições.
10. DO POSICIONAMENTO NAS
PISTAS:
10.1 - O posicionamento
dos atletas se dará pelas médias das equipes.
10.2 – Para o Paulista de
Clubes será posicionada uma equipe por par de pistas, na fase de
equipes.
10.3 – Para a Copa
Paulista de Equipes será posicionada uma equipe por pista.
10.4 – Durante o evento,
após cada partida de cada série, as equipes mudarão para a
direita.
11. DA FORMA DE DISPUTA:
Os eventos serão
disputados no sistema de pontos ganhos por fases e será apontada
campeã do Evento, a equipe ou clube que ao final das Fases tenha
somado o maior número de pontos. Vide Tabela abaixo no item 15.
12. CONDICIONAMENTO DE
PISTAS:
Os programas de
condicionamento serão definidos pela FPBOL e divulgados até 10
dias do evento pelo site da entidade: www.fpbol.org.br
13. DA PREMIAÇÃO:
Pela somatória de pontos
obtidos serão premiados com:
13.1 - Medalhas aos
atletas das equipes e clubes classificadas até a 3ª posição de
cada divisão.
13.2 - Medalha aos atletas
classificados ate a 3ª posição do all-events individual de cada
divisão
13.3 - No Campeonato
Paulista. de Clubes, será ofertado um troféu ao clube campeão de
cada divisão.
Em caso de empate em
qualquer das fases, para efeito de atribuição de pontos não
haverá critério de desempate, sendo a pontuação dividida entre
os empatados. Para efeito de classificação e premiação sempre
será adotado, pala ordem, os critérios de maior serie.
14. FASES EM DISPUTA
14.1 - Paulista de Clubes
1.º dia - Individual :
Masculino e Feminino
2.º dia - Duplas Mistas e Tercetos Masculinos
3.º dia - Duplas Masculinas e Tercetos Mistos
4.º dia - Quintetos: sendo que a menor pontuação masculina por
linha será descartada.
Obs: na fase Individual
tanto no masculino como no feminino os atletas marcarão pontos
dentro da própria divisão que estão jogando e não pelo All
Events do Ranking Geral
14.2 - Paulista de Equipes
O sistema de pontuação
será feito pelo total de pinos derrubados pelo terceto e a
premiação será definida ao termino das 24 linhas. Para o
individual será aplicado o mesmo critério, mantendo-se as
categorias Masculina e Feminina
Obs: Para que haja
premiação no Paulista de Equipes, deverá ter a inscrição de no
mínimo 4 equipes e para All Events o mínimo de 3 atletas, no
masculino e no feminino.
15. TABELA DE PONTOS.
Fase / Colocação 1.ª 2.ª
3.ª 4.ª 5.ª Maio Linha
Individual Fem. 50 40 30 20 10 10
Individual Masc. 150 120 90 60 30 10
Duplas Mistas 200 150 100 50 40 20
Tercetos Masc. 300 250 200 150 50 30
Duplas Masc. 200 150 100 50 40 20
Tercetos Mistos 300 250 200 150 50 30
Times (quinteto) 500 400 300 200 100 50
All Events 350 300 250 200 150 100
16. PROCESSAMENTO DE
DADOS.
16.1 – O processamento de
dados estará a cargo da Cris Sebulka e equipe, sob a supervisão
da FPBOL.
16.2 – Durante o
transcorrer das partidas e no mínimo a cada duas linhas serão
fornecidos apenas os resultados da fase em jogo no dia.
16.3 - Meia hora após o
final de cada fase será fornecida a um representante de cada
equipe os resultados finais da fase e os resultados parciais de
todo evento.
17. ATRASOS E RESERVAS:
17.1 - O atleta que chegar
atrasado, porém antes que os dois primeiros atletas do par da
pista tenham jogado o 4° "frame" da respectiva pista, poderá
participar normalmente da partida, jogando inclusive os três
primeiros "frames". Caso contrário, o mesmo poderá jogar a
partir do primeiro frame não jogado pelos demais atletas do par
de pistas e, marcando-se 00 (zero) para os frames já jogados.
17.2 - o atleta que faltar
a 1ª partida de qualquer uma das 4 séries terá computado para
efeito da equipe, o blind, ou seja, 20 pinos a menos. Se a falta
ocorrer no 1º dia do evento o blind será usado em cima da média
de inscrição do atleta no campeonato Se for nos outros dias do
campeonato o blind será sobre a sua media do dia anterior do
torneio
17.3 - Desde que o atleta
inscrito não altere a média de inscrição da equipe no evento, de
modo a alterar a formação das divisões, cada Equipe poderá até o
inicio da 3ª rodada, escrever até dois atletas como reservas
para o Paulista de Clubes, sendo uma atleta para o feminino e um
atleta para o masculino.
Obs: para efeito de
Ranking Paulista só serão computados os resultados, se o atleta
jogar o mínimo de 20 linhas
18. UNIFORME:
18.1 - As Equipes deverão
estar uniformizadas, vestindo camisas rigorosamente iguais, de
clube filiado a FPBOL ou de taça homologada pela FPBOL, a partir
da 1ª rodada. Caso isto não aconteça haverá penalidade de 20
pinos para a equipe, por partida.
18.2 - Será admitido o uso
de bermudas, desde que as mesmas sejam socialmente decentes e
adequadas ao decoro e a ética do esporte. Não será permitido o
uso de calções, shorts ou semelhantes.
19. BATE BOLA
(AQUECIMENTO):
Somente haverá “bate bola”
para aquecimento, no inicio de cada série (10 minutos).
20. DISCIPLINA:
20.1 - Ritmo de Jogo -
cada atleta, para posicionar-se e executar cada jogada, deverá
observar, no máximo, que uma pista à sua direita e uma pista à
sua esquerda estejam livres.
20.2 - Será estabelecido
um controle de tempo "padrão” de 40 minutos para a disputa de
cada linha, para evitar-se o jogo “lento". Desta forma, toda
quebra de pista deverá ser imediatamente comunicada à
organização.
20.3- Está terminantemente
proibido, “bate-bola” entre as partidas;
20.4 – É proibida a
permanência de pessoas estranhas na área de jogo;
20.5 - As listagens de
classificação serão exibidas em no máximo 20 minutos após o
final de cada partida e os atletas terão um prazo de 30 minutos
após o término de cada rodada para reclamações. Após o término
deste prazo não serão aceitas quaisquer reclamações;
20.6 - Bebidas alcoólicas
são terminantemente proibidas, durante a realização das partidas
do Campeonato. É proibido fumar nas dependências dos Boliches.
Em São Paulo, vigora a Lei, que proíbe o fumo em locais fechados
ou semi abertos. Atrasos provocados por razões de fumo serão
penalizados com retirada de pontos após a segunda advertência.
20.7 – Após o término do
torneio, é proibido o consumo de bebida alcoólica nas
dependências do boliche, com uniforme alusivo ao boliche.
20.8 – Não será permitido
deixar objetos de uso pessoal dos jogadores, como grips e
toalhas, no retorno das bolas. Bolas adicionais não devem ser
acondicionadas sob o retorno de bolas.
20.9 – Deverão ser
observadas as regras FIQ e Normabol quanto à alteração de
superfície das bolas durante o evento. Só será admitido o uso de
“bright” e produtos homologados pela FIQ, entre as partidas e na
área de jogo sem o uso de máquinas, pelo próprio atleta ou seu
técnico. Não é permitida a entrada no “proshop” local sem
autorização e acompanhamento de representante da FPBOL.
21. DISPOSIÇÕES FINAIS:
Este regulamento é válido
apenas para o Campeonato Paulista Clubes e Equipes - 2013.
Para toda e qualquer
situação não contida neste Regulamento, serão aplicadas as
regras estabelecidas pelos Órgãos Superiores, FIQ e CBBOL (Normabol).
Os casos não previstos ou
omissos no presente Regulamento serão definidos pela FPBOL.
Março de 2013
James Douglas Bradfield -
Presidente
Gilberto Santoro -
Vice-Presidente
Atílio Zeri - Diretor
Financeiro