FPBOL
CAMPEONATO PAULISTA DE CLUBES
COPA PAULISTA DE EQUIPES
18, 19 e 25 e 26 de setembro de 2010

 

O E. C. Pinheiros, Campeão Brasileiro de Clubes, também conquistou o título paulista da 1.ª divisão. O Clube Ribeirão Preto ganhou a 2.ª divisão, o Clube Friends a 3.ª e o Clube Interlagos a 4.ª

Fotos dos participantes e das premiações no Planet e no Tiger Bowling

INSCRITOS

POSIÇÃO DE INÍCIO

CONDICIONAMENTO: PROGRAMA 16

COMUNICADO FPBOL

Bom dia senhores presidentes.

Seguem os critérios estabelecidos pela última AGE – Assembléia Geral Extraordinária e pela diretoria da FPBOL específicas para esse torneio.

  1. O Paulista de Clubes será disputado em dois boliches, Planet e Tiger. A primeira e segunda divisões largam no Tiger, por ser um boliche mais técnico, pois na primeira rodada disputa-se a fase individual, e achamos que as primeiras divisões devem disputar a fase individual no boliche mais técnico.

  2. A largada na pista será feita pela média, ou seja, a primeira equipe vai largar no Tiger  nas pistas 3 e 4 (pistas 1 e 2 reserva), da mesma forma, a primeira equipe da terceira divisão irá largar nas pistas 3 e 4 do Planet. Na segunda rodada, a largada da primeira divisão será no Planet nas pistas 5 e 6 (1,2,3 e 4 reservas) e no Tiger, o primeiro time da inscrição irá largar na 1 e 2, nesse caso não teremos pistas reserva. Será adotado o critério de rodar o boliche todo, ou seja, no segundo dia da primeira rodada, a equipe irá largar na pista ao lado da que parou no dia anterior.

  3. Para o All events, o atleta irá disputar na sua divisão pelo ranking FPBOL e não na divisão de sua equipe.

  4. Teremos 11 equipes nas primeiras divisões, seis equipes na primeira e cinco na segunda, onde as médias estão compatíveis e podem usar o Tiger com pista reserva. Nas divisões terceira e quarta, temos 12 equipes, seis em cada divisão, por tanto na segunda rodada no Tiger, não haverá pista reserva.

Obrigado pelas inscrições de todos, pois atualmente as casas de boliche nos obrigam a ter um número mínimo de atletas nos eventos.

Atenciosamente,

Wagner Cerchiai
Presidente da FPBOL (Federação Paulista de Boliche)

REGULAMENTO

1. Do local do evento:
Os eventos serão realizados em dois centros de boliche se for atingido uma quantidade de 120 atletas ou mais, caso contrário será tomada a decisão mais adequada.
2. Das datas do Campeonato:
No mês de setembro nos dias 18; 19; 25 e 26, com inicio às 9h para o Campeonato Paulista de Clubes e de Equipes, com a quantidade de 120 atletas a competição será realizada em turno único.
3. Da Realização:
Eventos promovidos, realizados, organizados e coordenados pela Federação Paulista de Boliche (FPBOL).  Os resultados obtidos nos eventos serão computados no Ranking Paulista de 2010.
4. Dos Participantes:
Aberto a todos os adeptos do esporte de Boliche, filiados à FPBOL ou que venham a se filiar antes do início do Campeonato;
5. Das Inscrições e custos:
5.1 - As inscrições das Equipes deverão ser feitas pelos representantes de clubes pelo e-mail jotajota@boliche.com.br até o dia 12 de setembro às 20 horas.
5.2 - Valores e Pagamentos:
5.2.1 – O custo por atleta será de R$ 230,00 (Duzentos e Trinta Reais).
5.2.2 – O pagamento deverá ser efetuado pelos representantes de Clubes até o inicio do segundo dia de jogo junto ao Sr. Attilio Zeri Neto.
6. Da formação das equipes e divisões
6.1 - Para o Campeonato Paulista De Clubes, as equipes deverão ser formadas por cinco atletas, sendo um atleta do sexo feminino e quatro do sexo masculino. Observando-se os critérios limitadores para empréstimo de atletas, constante no regulamento Geral de 2010.
6.2 - Para o Copa Paulista de Equipes, as equipes deverão ser compostas por três atletas, nas modalidades mista (qualquer formação que conte com atletas do sexo feminino) ou masculina (formação com três atletas do sexo masculino). Para este evento as equipes poderão ser formadas por atletas filiados a clubes diferentes.
6.3 – Nenhuma divisão de qualquer categoria será formada por menos de quatro equipes. Podendo nessa hipótese as equipes "Extra divisão” ser acomodadas na divisão superior.
6.4 - As divisões, mediante as médias de cada equipe, serão formadas por seis equipes para o Paulista de Clubes e doze equipes para o Paulista de Equipes. Para melhor adequação ao número de pistas disponíveis e de condições de disputa, a organização do evento se reserva o direito de alterar, para menor, o número de equipes por divisão.
6.5 - O número de equipes por divisão poderá ser alterado para atender a disponibilidade de pistas nos boliches.
6.6 - Fica a cargo da FPBOL a escolha de qual centro de boliche será utilizado para cada uma das divisões.
7. Das médias das equipes
7.l - Para efeito de inscrição para o Campeonato Paulista de Clubes, as médias das equipes serão compostas pelas quatro maiores médias individuais de seus componentes, conforme o ranking Geral Paulista de agosto/2010, caso algum atleta não tenha atuado neste ano, será utilizada a sua média no ranking de 31/12/2009.  
7.2 - Para efeito de inscrição para o Copa Paulista de Equipes, as médias das equipes serão compostas pelas três médias individuais de seus componentes, conforme o ranking Geral Paulista de agosto/2010, caso algum atleta não tenha atuado neste ano, será utilizada a sua média no ranking de 31/12/2009.
7.3 - Nos casos de atletas conhecidos e sem média registrada nos Rankings de 2009 e 2010, a média dos mesmos, para efeito de inscrição, será atribuída pela organização.
8. Da Forma de Disputa:
Os presentes eventos serão disputados no sistema de pontos ganhos por fases e será apontada campeã do Evento, a equipe ou clube que ao final das Fases tenha somado o maior número de pontos.
 Ver Tabela de pontuação adiante.
9. Do Posicionamento nas Pistas:
9.1 - O posicionamento dos atletas se dará pelas médias das equipes.
9.2 – Para o Campeonato Paulista de Clubes será posicionada uma equipe por par de pistas.
9.4 – Para a Copa Paulista de Equipes será posicionada uma equipe por pista.
9.3 – Durante o evento, após cada partida de cada série, as equipes mudaram de par para a direita.
9.4 – A mudança de pistas durante o evento só poderá ser efetuada mediante autorização do árbitro geral 
10. Do condicionamento das pistas:
Ficará a cargo do Departamento Técnico da FPBOL e será divulgado com antecedência no site da FPBOL, podendo haver variações de programa durante o troneio, tipo óleo curto e longo, alternados.
11. Da premiação do Campeonato:
Pelo somatório de pontos obtidos serão premiados com:
11.1 - Medalhas aos atletas das equipes e clubes classificadas até a 3.ª posição de cada divisão.
11.2 - Medalha aos atletas classificados até a 3.ª posição do all-events individual de cada divisão
11.3 - No Campeonato Paulista de Clubes, será ofertado um troféu ao clube campeão de cada divisão.
Em caso de empate em qualquer das fases, para efeito de atribuição de pontos não haverá critério de desempate, sendo a pontuação dividida entre os empatados. Para efeito de classificação e premiação sempre será adotado, pala ordem, os critérios de maior série e maior partida.
12. Dos atrasos dos atletas e reservas:
12.1 - O atleta que chegar atrasado, porém antes do início do 3.° "frame" poderá participar normalmente da partida, jogando inclusive os dois primeiros "frames". Se o atleta chegar após ter sido jogado o 3.° “frame”, será aplicado o “blind", ou seja, a sua média menos 20 (vinte) pinos por partida, isto em caso de a Equipe não ter inscrito ou colocado um reserva; Nenhuma equipe poderá utilizar mais de um blind na mesma partida. O número máximo de partidas com blind por atleta, fica estipulado em quatro partidas em todo o evento, sendo vetada a utilização de blind nas duas últimas partidas do vento.
12.2 - O atleta que chegar após ter sido jogado o 2.° "frame", e optar por jogar os restantes dos frames o resultado obtido será valido e marcará para sua pontuação individual e para equipe. 
12.3 - Desde que o atleta inscrito não altere a média de inscrição da equipe no evento, para maior,  de modo a alterar a formação das divisões, cada Equipe poderá até o inicio da 3.ª rodada, inscrever ate dois atletas como reservas para o Paulista de Clubes, sendo um atleta do sexo feminino e um atleta do sexo masculino,. 
13. Do Uniforme:
As Equipes deverão estar uniformizadas com camisas iguais e representativas de clube filiado à FPBOL ou da seleção da mesma, a partir da 1.ª rodada. A equipe cujo atleta(s) que não estiver (em) uniformizado(s) ou cuja camisa esteja em desacordo com exposto no parágrafo anterior sofrerá uma penalidade de 20 (vinte) pinos por partida/atleta, sem prejuízo para a computação da média individual para o ranking Geral FPBOL do atleta.
14. Da Disciplina:
Neste evento será observado o regulamento disciplinar da FPBol aprovado pelo Conselho Disciplinar da entidade. 
OBS. Solicitamos aos representantes de clubes que orientem seus atletas a observarem com especial atenção tal regulamento.
15. Fases da disputa:
15.1 – Campeonato Paulista de Clubes:
1º Dia - Fase Individual: seis partidas no masculino e no feminino
2º Dia - Fase de Duplas mistas: seis partidas e tercetos masculinos: seis partidas
3º Dia - Fase de Tercetos Mistos: seis partidas e duplas masculinas: seis partidas
4º Dia - Fase de Quintetos Mistos: seis partidas, sendo que a cada linha a menor partida masculina será descartada.
15.2 – Copa Paulista de Equipes:
1º Dia - Fase Individual: seis partidas.
2º Dia - Fase de Duplas mistas e/ou masculinas seis partidas, sendo que a cada partida do terceto a menor partida masculina será descartada.
3º Dia – 1ª. Fase de Tercetos: seis linhas.
4º Dia – 2ª. Fase de Tercetos: seis linhas.
16. Tabela de Pontos.
FASES/COLOCAÇÃO 1.ª 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª MAIOR
PARTIDA
Individual Feminino 50 40 30 20 10 10
Individual Masculino 150 120 90 60 30 10
Duplas Mistas 200 150 100 50 40 20
Tercetos Masculinos 300 250 200 150 50 30
Duplas Masculinas 200 150 100 50 40 20
Tercetos Mistos 300 250 200 150 50 30
Times (Quintetos) 500 400 300 200 100 50
All Events 350 300 250 200 150 100
17. Processamento de Dados.
17.1 – O processamento de dados estará a cargo do Sr. Jota Jota e/ou equipe.
17.2 – Durante o transcorrer das partidas e no mínimo a cada duas partidas serão fornecidos apenas os resultados da fase em jogo no dia.
17.3 - Meia hora após o final de cada fase será fornecida a um representante de cada equipe os resultados finais da fase e os resultados parciais de todo evento.
18. Jogo Lento.
18.1 - Será estabelecido um controle de tempo “padrão” de 40 (quarenta) minutos para disputa de cada partida para o evento de clubes e 45 (quarenta e cinco) minutos para o evento de equipes. Cada jogador tem um tempo limite para fazer seu arremesso, ao exceder esse tempo ele poderá ser penalizado com uma falta.
18.2 - Na 1a. oportunidade que o prazo de acima não for cumprido, a partida poderá ser completada normalmente. Na reincidência o árbitro geral poderá aplicar penalidade, que consistirá de atribuir zero ponto aos frames não jogados, sendo neste caso permitido que o frame iniciado seja completado por  todos atletas do par da pista.
18.3 - Não serão passíveis de punição as pistas que ultrapassarem o tempo “padrão” decorrente de problemas técnicos, como por exemplo: recolocação de pinos: e interrupção no sistema de máquinas etc. Para tanto, neste caso, o árbitro geral deverá ser comunicado imediatamente da ocorrência, a fim de fazer a devida anotação na súmula.
18.4 - Fica terminantemente proibido: o bate bola entre uma partida e outra; o consumo de bebidas alcoólicas durante o evento e o consumo de fumo por meio de cachimbo ou charutos ou ainda cigarros.
Os casos omissos serão solucionados pela FPBol.
São Paulo, 26 de agosto de 2010.
Federação Paulista de Boliche. 
Wagner Cerchiai
Presidente
José Marin Ferraz
Vice Presidente
Attilio Zeri Neto
Diretor Administrativo/Financeiro
Marcos Tadeu Pinto
Diretor de Marketing

 

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