NOTÍCIAS

15/04/05 - O BOLICHE NO PAN 2007

(conforme comunicado 009/2005 da Presidência da CBBOL)

COB MOSTRA DIRETRIZES PARA O BOLICHE PARTICIPAR DO PAN 2007

Presidente da CBBOL vai ao Rio de Janeiro para reunião com COB buscando definir se esporte participa dos jogos Pan-Americanos em 2007

            Fazer um trabalho de base e de convencimento dos membros da ODEPA (Organização Desportiva Pan-Americana). Esse é agora o objetivo principal da comissão pró-pan de boliche, que trabalha para inclusão da modalidade nos jogos Pan-Americanos de 2007.

            Na última quarta-feira, 13, o presidente da Confederação Brasileira de Boliche (CBBOL), Clair Assunto Smaniotto, viajou até o Rio de Janeiro para se reunir com representantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a fim de definir sobre o futuro do esporte nos jogos Pan-Americanos.

            A reunião que foi realizada na sede no COB, começou às 10:30 e terminou às 13:15, horário de Brasília. Participaram da reunião André Augusto Richer, vice-presidente e secretário geral do COB e José Roberto Périllier, superintendente técnico do COB. Também estiveram presentes Karla Redig, diretora de comunicação e marketing da CBBOL e Márcio Vieira, membro da comissão pró-pan, que busca a inclusão do boliche no Pan-Americano.

            Segundo André Richer, o esporte corre o risco de ficar de fora. Explicou também que quem decide quais esportes participarão ou não dos jogos é a ODEPA. Complementando, afirmou que “o Pan é um treinamento para as Olimpíadas”, que na opinião de Clair Smaniotto, deixou subentendido que o boliche ficaria de fora, uma vez que o esporte não é considerado olímpico.

            Contudo, Périllier acredita numa “grande possibilidade de ficar”, já que o Brasil será sede dos jogos. As chances aumentam se forem levados em conta os sete esportes que participaram do Pan de Santo Domingo, na República Dominicana, em 2003, que também não são modalidades olímpicas.

            De acordo com Clair, o boliche “vai ser mantido, uma vez, que é um dos esportes mais praticados no mundo” e não poderia ficar fora desta grande competição que são os Jogos Pan-americanos. Disse ainda que a comissão pró-pan, brevemente, irá se reunir com o Comitê Organizador dos jogos.

            A grande aposta da CBBOL é o Campeonato Brasileiro Individual que será realizado na terceira semana de junho, no Rio de Janeiro. A intenção principal será de mostrar ao COB que o esporte está totalmente apto a participar do Pan.

CLAIR A SMANIOTTO
Presidente da CBBOL

[ ÍNDICE DE NOTÍCIAS ]

[TOPO]