NOTÍCIAS

07/12/01 - CAMPEONATO BRASILEIRO DE SELEÇÕES


Chico Chaves cobra esclarecimentos da CBBOL

Durante o Campeonato Brasileiro de Seleções, o atleta paulista Chico Chaves colocou no mural de resultados do Planet Bowling uma Mensagem de Protesto contra algumas determinações do departamento técnico da CBBOL. O texto é o seguinte:

"Por que os dirigentes estão menosprezando os atletas?

Chegou a hora de cobrarmos alguns esclarecimentos da CBBOL (Confederação Brasileira de Boliche).

Segundo palavras do sr. Júlio Abraão (Presidente da Federação Paulista), o sr. Walter Costa (Diretor Técnico da CBBOL), definiu que as divisões inferiores jogarão somente nas pistas do andar de baixo do boliche por não terem nível de jogo similar aos demais atletas da 1.ª divisão. Por que?

Como o sr. Walter Costa pode menosprezar as demais divisões, sendo que todos pagam o mesmo valor para jogar?

Será que esses atletas nunca terão a chance de disputar uma vaga nessas seleções que são escaladas conforme critérios que só interessam à eles?

Por que na eliminatória para os Jogos ODESUR, só poderão participar atletas definidos pela CBBOL, sendo que todos devem ter o direito de tentar se classificar?

Como podemos ver, as Federações estão ficando vazias (Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santos e outras). Acho que São Paulo é exceção, mas temos que tomar cuidado ... porque eles vem aí!

Merecemos, também, uma explicação sobre o Interamericano, disputado na Argentina:

-           O que aconteceu com a escalação do atleta Fábio Rezende que, na última hora, não jogou com o Toninho Santos? Acho que tem uma teoria muito boa para isso ter acontecido.

-           Será que a primeira escalação (Fábio e Toninho) não teria trazido mais pontos para o Brasil?

-           Será que aconteceu o mesmo que em 1998, quando o Diretor Técnico da CBBOL definiu que “não trocaria dez por meia-dúzia” na troca do atleta João Carneiro por Chico Chaves na fase de Quinteto? (e ainda ficamos a 4 pinos da Venezuela que foi a 3.ª colocada.

-           A seleção de 1998 era formada pelos atletas Walter Costa, Juliano Oliveira, Márcio Vieira, Geraldo Couto, Francisco Chaves e João Carneiro. O técnico era Rodrigo Pinto.

Agora volto a dizer: "UMA ELIMINATÓRIA PARA NOVE ATLETAS MASCULINOS É A MAIS RIDÍCULA DE TODOS OS TEMPOS”

(a) Francisco Chaves
"


Após a publicação do protesto acima, recebemos a seguinte mensagem do atleta brasiliense David Henrique

"Apoio ao Chicão

Escrevo esta mensagem para mostrar o meu apoio à mensagem escrita pelo
atleta Chico Chaves.

Apesar de ter só um ano de atleta federado em Brasília e ter jogado somente o Campeonato Brasileiro Individual, eu já pude sentir na pele que as divisões inferiores, não importa qual seja a competição nacional, sofrem uma discriminação por parte da diretoria técnica, principalmente por parte do Sr. Walter Costa, que acha que nós de divisões inferiores não temos direito de jogar nas condições de pista da 1.ª divisão e muito menos de disputar uma seletiva para representar o país em competições internacionais.

Gostaria de citar que no Campeonato Brasileiro Individual, as únicas partidas perfeitas que aconteceram no torneio sairam nas divisões inferiores (3.ª  e 4.ª divisões) e até a 5.ª divisão (da qual eu participei) o nível de jogo era muito alto.

Pude ver esta discriminação no Campeonato Brasileiro em São Paulo devido ao fato que a 3.ª, 4.ª  e 5.ª  divisões jogaram somente no piso inferior do Planet Bowling e com um condicionamento de pista bem inferior ao da 1.ª  divisão.

Espero que a CBBOL reveja seus critérios de apoio ao atleta e que ano que vem nós, atletas de divisões inferiores, possamos ser bem tratados e possamos assim nos dedicar mais ao crescimento dentro do boliche brasileiro.

Abraços,

(a) David Henrique - Atleta da FBDF
"

 

[ ÍNDICE DE NOTÍCIAS ]

[TOPO]