NOTÍCIAS

16/08/01 - A MORTE DE EARL ANTHONY AOS 63 ANOS
earl.gif (20303 bytes)

EARL
ANTHONY

earl_anthony.jpg (3279 bytes)
* 1938
+ 2001

Nesta terça-feira passada (14 de agosto) o mundo do boliche recebeu a triste notícia da perda repentina do maior campeão profissional da história da PBA, o norte- americano Earl Anthony.

Anthony é uma verdadeira lenda do boliche, o maior ganhador da PBA com 41 títulos nacionais, sendo 8 "Major" (dois "Torneios dos Campeões" e seis "Campeonatos Nacionais da PBA"), além de dois ABC Masters. Foi 42 vezes vice-campeão e chegou entre os 5 finalistas por 144 vezes. Ganhou seis prêmios de "Melhor Jogador do Ano da PBA". Foi o primeiro jogador a ultrapassar a marca de US$ 1,000,000 em prêmios.

Ele morreu durante uma visita a um amigo em New Berlin, Wisconsin (Milwaukee, EUA).

A PBA manifestou-se com a seguinte nota:
"Os profissionais desta Associação estão profundamente entristecidos pela perda de Earl Anthony. Era um pioneiro no esporte do bliche e será lembrado por milhões de pessoas em razão  das suas muitas aparições em transmissões da PBA pela TV. Nossos corações e pensamentos estão com sua família."

Aqui, no Brasil, o atleta juvenil, José Renato, registrou no Fórum do Boliche Online seu pesar pelo ocorrido: "Triste dia para o boliche americano. Faleceu aos 63 anos o lendário jogador de boliche, Earl Anthony. Earl era o recordista em vitórias, com 41 títulos nacionais da PBA e 7 títulos pela Senior PBA. Também foi o primeiro jogador a ultrapassar a marca de 1 milhão de dólares em prêmios oficiais. Nomeado "mestre do milênio" pelos leitores da revista "Bowling magazine", Anthony faz parte do Hall da fama da PBA (Associação Profissional de Jogadores de Boliche) e do ABC (Congresso Americano de Boliche). Recentemente foi comentarista nas transmissões de boliche pela emissora norte-americana ABC."

Décio Abreu, atleta e Presidente da Federação Mineira, também registrou suas condolências, dizendo: "Realmente triste esta notícia. Anthony, que muitos assistiam pela TV e não davam nada pelo seu jogo (inclusive eu mesmo nas primeiras vezes que o vi jogar), era realmente fantástico. Repetia como ninguém o arremesso, saque, velocidade de bola e passagem na seta. Diz a lenda que, ao treinar, ele queimava a tábua onde passava a 1a bola (na época, os boliches eram de madeira). Quando achava a linha de jogo, sai de baixo. (o que, para tristeza de seus adversários era freqüente). Mort Luby me falou que era um gentleman nas pistas. E fora delas. Mas o que mais me impressionou quando o vi jogar ao vivo foi como sacava a bola. Não vi outro igual. Alguns mais impressionantes, mas a combinação de eficiência e regularidade no saque do Anthony jamais vi em outro jogador. Nem no Roth, a quem mais admiro. Ele mostra que ao vermos um expoente do esporte atuar tudo parece fácil."

O site Boliche Online também lamenta a morte de Earl Anthony que, infelizmente, teve suas grandes conquistas e técnica excepcional. pouco divulgadas no Brasil.

 

[ ÍNDICE DE NOTÍCIAS ]

[TOPO]