NOTÍCIAS

31/08/00 - SELEÇÃO BRASILEIRA DE BOLICHE AJUDA A REDUZIR PENA DE PRESIDIÁRIOS

CNOL
Quarta, 30 de Agosto de 2000.

A Seleção Brasileira de Boliche viaja nesta quinta-feira para a disputa do Sul-Americano, que começa neste domingo (03/09) e vai até o dia 9, em Ciudad Del Este, no Paraguai.

Na bagagem uma prova de cidadania: os agasalhos de toda a delegação foram produzidos pelos detentos da penitenciária de Curitiba. A iniciativa faz parte do programa Pintando a Liberdade, implantado no Brasil pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto (Indesp).

Para o presidente da Confederação Brasileira de Boliche (CBBOL), Marco Aurélio Arêas, "é um orgulho poder participar de um projeto social como este, considerado um dos mais importantes do Governo Federal".

Marco Aurélio explica que os presidiários são escolhidos por boa conduta e treinados no próprio local para produzirem material esportivo de alta qualidade por preços baixos. Estes são vendidos ou usados em programas esportivos de cunho social.

Com isso, cada dia de trabalho ajuda na redução na pena e o preso recebe o pró-labore (ajuda de custo). "É importante resgatar a cidadania destas pessoas", completa o presidente.

A equipe brasileira é composta por 16 atletas, distribuídos nas categorias Adulta, Juvenil e Sênior.

Na Adulta vão Sheila Abreu (MG), Marina Suartz (MG), Jacque Costa (RJ), Dayse Silva (PA), Renato Castellões (MG), Walter Costa (Vasco da Gama), Márcio Vieira (Vasco) e Juliano Oliveira (Vasco).

No Juvenil, os convocados foram Luiza Rocha (DF), Juliana Soares (RJ), Rodrigo Hermes (PR) e Eduardo Macedo (RJ). Completando a equipe.

Na categoria Sênior, estão Mary Ministério (RJ), Tininha Muelas (RJ), Geraldo Couto (SP), e José Carlos Melo (RJ).

Pela primeira vez no Sul-Americano será disputada a categoria Sênior (atletas acima de 50 anos).

Na categoria Adulto, o Brasil é o atual bicampeão masculino (Brasília/96 e Guayaquil/98). Outras medalhas conquistadas nesta categoria em Guayaquil: ouro no Individual feminino e prata em Tercetos feminino.

Já a equipe Juvenil trouxe a prata em Duplas masculinas, ficando no terceiro lugar geral.

Mas a grande promessa deste ano será a equipe Sênior que no Torneio das Américas, realizado no início deste mês, conquistou nove medalhas, sendo três de ouro, quatro de prata e duas de bronze.

(extraido do site Congresso Nacional Online conforme e-mail enviado por Rogério Colonna)

 

[ ÍNDICE DE NOTÍCIAS ]

[TOPO]