A Associação Profissional de Jogadores de
Boliche - PBA, através do seu conselho de
administração anunciou esta semana que será vendida à um grupo de investidores,
empresários da indústria de alta tecnologia . Um trio de peritos da alta
tecnologia: o ex-vice-presidente da Microsoft Chris Peters, o ex-presidente da Paul
Allens Starwave Venture Mike Slade e Rob Glaser, atual presidente e CEO da
RealNetworks, concordaram em comprar a PBA,
tornando-se os donos exclusivos da Associação Profissional. ( isso é que eu
chamo de comprar os resultados de um esporte).
Uma entrevista coletiva ao vivo foi marcada para quarta-feira, 22 de março, às 8h PST,
11h a.m. EST pela Internet ( horário EUA).
A PBA, uma organização sem fins lucrativos, baseada em Ohio e fundada em 1958, tem quase
3.000 sócios e é reconhecidamente a principal associação profissional de boliche.
Com pequeno ou nenhum esforço de marketing, a PBA tem altos índices de audiência na
televisão, atualmente mais que a Liga de Hóquei Nacional - NHL, (EUA), a Major League
Soccer - MLS e a Liga Nacional de Basquete das Mulheres - WNBA.
Nós vemos a PBA como um diamante bruto ..., comentou Peters,
... com um pouco mais de marketing e investimento, nós sentimos que poderemos
alcançar um crescimento enorme.
Os torneios da PBA já são assistidos por milhões de pessoas em todo o mundo. O esporte
tem fãs no Japão, Coréia e no norte da Europa.
Os novos proprietários da Associação pensam em criar novos investimentos para combinar
televisão e Internet. Planejam, também, construir um dos sites de esporte mais
inovadores da Internet, que alcance todos os fãs em todo o mundo, usando todo o potencial
de marketing e venda da Internet.
A meta do grupo de investimento é fazer do boliche um dos primeiros esportes a
utilizar o poder da Internet para seus torneios. Nossa missão será levar à toda
esta maciça audiência o esporte de Boliche. A Internet provavelmente é o canal de
audiência de massa mais excitante da história, disse Peters.
A nova direção irá montar um escritório em Seattle que sediará o marketing, vendas de
patrocínio e o departamento para Internet, enquanto que a sede de operações
permanecerá em Akron, onde está atualmente e lá permanecerá indefinidamente.
Chris Peters agirá como presidente e estará recrutando um presidente que atue nas novas
áreas empresariais e as operações do dia-para-dia. Mark Gerberich, o comissário do
esporte, continuará na posição atual. "Durante a posse de Mark como comissário, o
esporte fez algumas grandes mudanças e a história dele e sua experiência na
Associação é inestimável, comentou Peters. A ajuda dele foi fundamental
para que esta negociação acontecesse.
Eu estou muito entusiasmado com as oportunidades futuras disponíveis para a PBA e
seus sócios, disse Gerberich que tem estado com a associação desde 1983.
Nós recebemos várias ofertas, mas o conselho de administração e eu éramos
sobremaneira favoráveis à este grupo atual. O time de Peters, Slade e Glaser
compreenderam exatamente o que esta associação precisava - um bom investimento.
O grupo concordou em comprar o Tour Nacional, o Senior e os Regionais, como também a
própria associação que inclui seus logotipos, marcas registradas, direito autorais e
website. Com a aquisição, a PBA se tornará uma empresa lucrativa. O grupo concordou em
comprar a PBA por uma quantia não declarada, mas concordou em pagar integralmente a
dívida da PBA, como também contribuirá com um extra de US$ 1,000,000 em prêmios. O
grupo de investimento também concordou em fundar o plano de pensão da associação. A
PBA será uma companhia particularmente segura e os novos proprietários não comentam
outros detalhes. Nós consideramos este um investimento sério e planejamos
administrar a associação como um negócio a ser trabalhado, disse Peters.
Nós pensamos que com as atitudes certas e recursos financeiros, a PBA terá sua
primeira e real chance de sucesso.
Augustolomeu Dias