LBB JAPAN

LBB JAPAN
LIGA BRASILEIRA DE BOLICHE - JAPÃO

Colaboração de Mário K. Marques, que esclarece que a superliga funciona mais ou menos como as nossas Taças, pois são disputadas seis etapas em um ano,  sendo uma em cada provincia (estado). Essa primeira foi em Shizuoka, perto da Monte Fuji. A próxima será na cidade de Ota em Gunma (aquela provincia que apareceu no Globo Reporter como uma cidade Brasileira no Japão). Alguns nomes familiares aos brasileiros estão nessa reportagem, como o Dudu, o Hikari e Juninho, eles estão jogando pela liga de Aichi, a Mitiko e o Márcio Rossato, que são de Santo André e jogam pela LBB que é a mesma liga do Mário K. Marques

PROXIMO EVENTO: LBB MASTER - 2º ETAPA (18 DE MARÇO)
KANAGAWA NA CIDADE DE SAGAMIHARA

Extraído do
IPCInternational Press

Começa temporada 2001 da Superliga de Boliche

EDVALDO KONDO

Fujieda

O título da categoria individual foi conquistado por Tomio Matsuyama;
LBA lidera ranking

A corrida pelo título da Superliga 2001, o maior campeonato de boliche da comunidade brasileira no Japão, já começou. A primeira etapa do campeonato foi realizada no último dia 18, no Grand Bowl, em Fujieda (Shizuoka) e sete ligas participaram desta primeira fase, que reuniu 112 jogadores.

O troféu mais cobiçado de cada etapa, o da categoria individual, pendeu, neste primeiro torneio, para as duas ligas de Kanagawa, cujos atletas ocuparam as vagas da final. Tomio Matsuyama, 47, da Associação Cultural Esportiva de Kanagawa (Acek), de Hiratsuka, conquistou a primeira etapa, com 204 pontos, oito acima do seu adversário Shoguetsu Matagawa, 28, da Liga de Boliche de Aikawa.

Com a vitória, Matsuyama lidera o ranking individual, com 30 pontos e tem a posse temporária do troféu transitório. O jogador levou também um prêmio de \ 50 mil, o dobro do que recebeu o segundo colocado. O prêmio em dinheiro é inédito na Superliga.

Matsuyama e Matagawa foram os últimos classificados dos 32 finalistas, os quais passaram a disputar a vaga da final por fases, com eliminação direta, em duplas e em uma partida. A ascensão dos dois para a reta final gerou uma animada torcida que aplaudiu seus arremessos de bola perfeitos.

O campeão começou mal nos três primeiros frames (jogadas), com um 9, 8 e 9 spare (quando todos os pinos só são derrubados no segundo arremesso), contra o turkey, ou seja três strikes seguidos, feitos por Matagawa, o que apontava o adversário como o provável vencedor. Em caso de strikes e spares a contagem de pontos depende das pontuações conquistadas nos frames seguintes, o que deu a vantagem para Matagawa, com mais de dez pontos de diferença acima de Matsuyama.

Nos três frames seguintes, Matagawa é quem foi mal. Derrubou 6 pinos e na segunda tentativa só eliminou um dos 4 restantes. No quinto frame, fez um 3 spare, e no sexto marcou 9 pontos. A queda foi irrecuperável, pois o campeão marcou um turkey e teve a partir do quarto frame a liderança na pontuação, que ora se ampliava, ora diminuía em relação ao adversário.

Matagawa voltou a receber aplausos pelo double marcado nos frames seguintes, e diminuiu a diferença com o campeão, que fez duas jogadas ruins, derrubando na sétima jogada, 7 pinos e mais 2 na segunda tentativa, e no 8º um 9 spare. A vantagem voltou para o campeão que fez outro strike no 9º frame contra os 9 pinos derrubados por Matagawa, que novamente não marca o spare.

No décimo frame, Matsuyama marcou 8 pontos, e Matagawa um 7 spare, que lhe deu a vantagem de mais uma jogada, onde marcou mais 7 pontos e comemorou o titulo por 204 a 196.

Disputa do terceiro lugar

Maria Kuabara, 54, da Liga Brasileira de Boliche (LBB Saitama e Gumma), superou o bicampeão da Superliga Roberto Saito, 34, da Liga de Boliche Amigos de Shizuoka - LBAS, e conquistou o terceiro lugar na categoria individual, o que lhe deu também um prêmio de \ 15 mil. O placar do jogo foi 215 x 202. Saito disputou a semifinal com Matagawa e perdeu de 144 a 203 pontos. Ainda nesta categoria, a organização premiou Massakazu Kitagawa, da LBB, pela maior partida de 269 pontos. A maior série ficou para Saito, que somou no scratch a maior pontuação nas seis partidas, com 1.371 pontos.

Disputa em duplas

As sete ligas de boliche trouxeram para o campeonato 56 duplas que disputaram em dois turnos o troféu campeão. A dupla formada por Roberto Saito e o argentino Claudio Oshiro, 30, venceu os dois turnos, o primeiro com 1.215 pontos e o segundo com 1.315, e foi eleita campeã com a pontuação maior. Eles lideram o ranking de duplas, com 20 pontos.

O segundo troféu foi para a dupla Antonio Matsumoto, 46, e Teófilo Takemoto, 44, da Liga de Boliche de Aichi - LBA, com 1.273, e são também o segundo do ranking com 16 pontos. Em terceiro ficou a dupla da Liga de Boliche de Shizuoka - LBS, Inaldo Tanikawa, 35, e Norio Takinami, 233, com 1.260 pontos, e ocupam o terceiro no ranking com 14 pontos. Eles conquistaram ainda a maior partida do campeonato, com um total de472 pontos.

O campeão: sonho realizado

Tomio Matsuyama pratica boliche há 3 anos, e as melhores classificações conquistadas até agora, tanto em campeonatos brasileiros quanto em japoneses, foram do terceiro ao quinto lugar. “Para mim era um sonho conquistar este campeonato. Estava esperando há muito tempo, mas nunca consegui chegar na final. Hoje, graças a Deus, tive sorte. Não joguei tão bem assim, mas foi o meu dia”, disse feliz o campeão.

Recém-chegado de uma viagem ao Brasil, Matsuyama disse acreditar que o descanso favoreceu a sua tranquilidade no campeonato, o que o ajudou bastante na vitória, pois jogou sem ansiedade e preocupação, o que não ocorreria se tivesse treinado para o campeonato.

Para ele, a vitória foi uma zebra, pois nem Mário Kassawara, nem Roberto Saito, que são considerados melhores jogadores das ligas, tiveram sorte desta vez. A tranquilidade do jogador superou não só os favoritos, mas também a dificuldade que tem com a pista do Grand Bowl de Fujieda. “Eu sempre achei a pista de Fujieda difícil para mim pela passagem de óleo, e estava me dificultando as jogadas por fora como é o meu costume. Mesmo assim, pouco a pouco fui acertando e deu certo”, comentou Matsuyama.

Resultados das Finais
Quartas-de-Final

Roberto Saito 256 x 224 Edson Uemura
Shoguetsu Matagawa 180 x 168 M. Yamashita
Maria Kuabara 243 x 180 Marcelo Oichi
Tomio Matsuyama 185 x 174 Mass.Kitagawa

Semi Final

Roberto Saito 144 x 203 Shoguetsu Matagawa
Tomio Matsuyama 218 x 187 Maria Kuabara

Decisão de 3º Lugar

Maria Kuabara 215 x 202 Roberto Saito

FINAL

Tomio Matsuyama 204 x 196 Shoguetsu Matagawa

RANKING OFICIAL APOS A 1ª ETAPA

LIGAS

1º LBA AICHI COM 64 PONTOS
2º LBB SAITAMA/GUNMA COM 54 PONTOS
3º LBAS FUJIEDA COM 41 PONTOS
4º LBB AIKAWA COM 33 PONTOS
5º ACEK KANAGAWA COM 32 PONTOS
5º LBG GOTEMBA COM 32 PONTOS
7º LBS KAKEGAWA COM 17 PONTOS

INDIVIDUAL
1º TOMIO MATSUYAMA (ACEK)
2º SHOGUETSU MATAGAWA (LBB AIKAWA)
3º MARIA KUABARA (LBB SAITAMA/GUNMA)
4º ROBERTO SAITO (LBAS)
5º EDSON UEMURA (LBG)
6º MARCELO OICHI (LBA)
7º MASS. KITAGAWA (LBB SAITAMA/GUNMA)
8º MIGUEL YAMASHITA (LBA)
9º NELSON KUBA (LBB SAITAMA/GUNMA)
10º MITIKO ROSSATO (LBB SAITAMA/GUNMA)
11º FRANCISCO SAITO (LBA)
12º CLAUDIO OSHIRO (LBAS)
13º RICARDO TAKAHASHI (LBA)
14º HIKARI KATO JR. (LBA)
15º INALDO TANAKAWA (LBA)
16º EDUARDO KATO(LBA)
17º AMANO LINCOLN (LBB SAITAMA/GUNMA)
18º KAZUO TANAKA (LBB AIKAWA)
19º SERGIO YAMASHITA (LBS)
20º ROBERTO FUNAI (LBA)

Crédito: Edvaldo Kondo/IP.

[ TOPO ]