Participantes:
O presidente da International Association of Amusement Parks
and Attraction (IAAPA), Alain Baldacci, falou sobre Boliches e o Mercado de Entretenimento. Baldacci é engenheiro
civil, pós-graduado da Universidade de Cornel, em Nova York, e especializado na
área de parques temáticos. Responsável pelo primeiro parque indoor do Brasil
(Parque do Gugu), ele abordou as tendências do mundo globalizado e ressaltou a
importância dos proprietários de boliche em buscar a atualização, para
diferenciar o produto dos demais. Segundo o palestrante, “é preciso ter a idéia
de que estamos concorrendo com muitas atividades de entretenimento que invadem
os lares e são gratuitas”.
O
especialista em oratória, Ricardo Maurício, também falou aos presentes. Com músicas
e exercícios de relaxamento, ele destacou o tema atendimento ao cliente, o que
considera fator essencial para um empreendimento de sucesso. Para alcançar este
objetivo, Maurício citou paixão, crença, estratégia, valores, energia, união
e domínio da comunicação. “Hoje, dizer impossível é ficar ao lado dos que
perdem”, afirma.
Já
a consultora do Sebrae, Gilca Bellaguarda, levou aos congressistas informações
sobre como tornar lucrativos os
centros de lazer e entretenimento. E o trabalho em equipe é uma das formas de
se chegar lá. “Ninguém sabe tudo, cada um de nós sabe alguma coisa e o
conhecimento está na coletividade”, argumenta. Ela ainda afirmou: “O
sucesso de um negócio depende de a gente querer, tem que querer se permitir
arriscar, se permitir aprender”.
Por
último, o psicólogo Marcelo Dornellas, palestrou para o congressistas e entre
os assuntos salientou a importância do bom relacionamento com os empregados, os
quais ele considera os clientes internos. De acordo com Dornellas, “cada
empregado é um elo da cadeia e quando ele se rompe a cadeia se rompe. É
importante capacitar os empregados e solucionar os problemas”.
No
último dia do congresso, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as
instalações da Kopp Tecnologia, localizada no município de Vera Cruz, na RST-287.
Eles foram recepcionados pelos diretores e funcionários da empresa, além de
autoridades municipais e alunos de escolas vera-cruzenses. A tarde de visita
contou com o hasteamento da terceira maior bandeira do País. Com 117 metros
quadrados, o símbolo nacional pode ser conferido em frente a fábrica, em um
mastro de 36 metros de altura.
Para
o encerramento do VIII Congresso Internacional de Proprietários de Boliche, foi
oferecido um jantar no Hotel Águas Claras Higienópolis, em Santa Cruz do Sul.
Na oportunidade, aconteceu uma apresentação de dança do ventre e o sorteio de
um Painel de Mensagens Variadas (PMV), que foi entregue a Emerson Junio de
Carvalho. E o sucesso do evento já garantiu a nona edição, que a Kopp vai
preparar para ano de 2003.
CASES
Os participantes do congresso puderam ouvir dois
relatos de proprietários de boliche. Fernando Tamujo, do Boliche Kollo’s,
localizado no município gaúcho de São Leopoldo levou aos colegas a importância
da organização e da administração do estabelecimento. Ele lembrou o trabalho
para a cultura do boliche como esporte e como lazer e as formas eficazes de
divulgação do negócio, através de site na Internet, folders e patrocínio de eventos.
Marketing
no boliche foi o tema de David Appel, que possui 42 pistas desta atividade em São
Paulo. “Tudo o que você for fazer, você tem que buscar o resultado”,
comentou. O proprietário do Boliche Pista 12 também ressaltou a conquista do público
infantil, para garantir a perpetuação do esporte.