NOTÍCIAS

02/07/02 - VIII CONGRESSO INTERNACIONAL KOPP

(por Viviane Dreher)

Kopp realizou a oitava edição do
Congresso
Internacional de Proprietários de Boliche

Mais de sessenta congressistas participaram do VIII Congresso Internacional de proprietários de Boliche, que aconteceu no Aquarius Flat Residence, em Santa Cruz.

O evento foi realizado pela Kopp Tecnologia, com o objetivo de oferecer uma melhor qualidade de serviços, produtos e atendimento ao mais de 300 clientes da empresa, que conta com 2 mil pistas de boliches espalhadas pelo mundo.

A abertura do congresso foi na Sede Campestre do Clube União, onde os participantes de centros de bowling do Brasil, Argentina, Uruguai, Espanha e Portugal assistiriam a apresentação do grupo de danças gauchescas, da Escola Estadual de Ensino Médio Vera Cruz. Após, foi servido um jantar aos congressistas, seguido do show do músico e comediante Beto Pires. Na mesma noite, foi entregue aos presentes uma lembrança do evento.

Participantes:

O presidente da International Association of Amusement Parks and Attraction (IAAPA), Alain Baldacci, falou sobre Boliches e o Mercado de Entretenimento. Baldacci é engenheiro civil, pós-graduado da Universidade de Cornel, em Nova York, e especializado na área de parques temáticos. Responsável pelo primeiro parque indoor do Brasil (Parque do Gugu), ele abordou as tendências do mundo globalizado e ressaltou a importância dos proprietários de boliche em buscar a atualização, para diferenciar o produto dos demais. Segundo o palestrante, “é preciso ter a idéia de que estamos concorrendo com muitas atividades de entretenimento que invadem os lares e são gratuitas”.

O especialista em oratória, Ricardo Maurício, também falou aos presentes. Com músicas e exercícios de relaxamento, ele destacou o tema atendimento ao cliente, o que considera fator essencial para um empreendimento de sucesso. Para alcançar este objetivo, Maurício citou paixão, crença, estratégia, valores, energia, união e domínio da comunicação. “Hoje, dizer impossível é ficar ao lado dos que perdem”, afirma.

Já a consultora do Sebrae, Gilca Bellaguarda, levou aos congressistas informações sobre como  tornar lucrativos os centros de lazer e entretenimento. E o trabalho em equipe é uma das formas de se chegar lá. “Ninguém sabe tudo, cada um de nós sabe alguma coisa e o conhecimento está na coletividade”, argumenta. Ela ainda afirmou: “O sucesso de um negócio depende de a gente querer, tem que querer se permitir arriscar, se permitir aprender”.

Por último, o psicólogo Marcelo Dornellas, palestrou para o congressistas e entre os assuntos salientou a importância do bom relacionamento com os empregados, os quais ele considera os clientes internos. De acordo com Dornellas, “cada empregado é um elo da cadeia e quando ele se rompe a cadeia se rompe. É importante capacitar os empregados e solucionar os problemas”.

No último dia do congresso, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Kopp Tecnologia, localizada no município de Vera Cruz, na RST-287. Eles foram recepcionados pelos diretores e funcionários da empresa, além de autoridades municipais e alunos de escolas vera-cruzenses. A tarde de visita contou com o hasteamento da terceira maior bandeira do País. Com 117 metros quadrados, o símbolo nacional pode ser conferido em frente a fábrica, em um mastro de 36 metros de altura.

Para o encerramento do VIII Congresso Internacional de Proprietários de Boliche, foi oferecido um jantar no Hotel Águas Claras Higienópolis, em Santa Cruz do Sul. Na oportunidade, aconteceu uma apresentação de dança do ventre e o sorteio de um Painel de Mensagens Variadas (PMV), que foi entregue a Emerson Junio de Carvalho. E o sucesso do evento já garantiu a nona edição, que a Kopp vai preparar para ano de 2003.

CASES

Os participantes do congresso puderam ouvir dois relatos de proprietários de boliche. Fernando Tamujo, do Boliche Kollo’s, localizado no município gaúcho de São Leopoldo levou aos colegas a importância da organização e da administração do estabelecimento. Ele lembrou o trabalho para a cultura do boliche como esporte e como lazer e as formas eficazes de divulgação do negócio, através de site na Internet, folders e patrocínio de eventos.

Marketing no boliche foi o tema de David Appel, que possui 42 pistas desta atividade em São Paulo. “Tudo o que você for fazer, você tem que buscar o resultado”, comentou. O proprietário do Boliche Pista 12 também ressaltou a conquista do público infantil, para garantir a perpetuação do esporte.


Viviane Dreher
Assessora de Comunicação vdreher@kopp.com.br Fone: 9803-7760
Kopp Tecnologia - Fones
: (51) 3718-7000/Fax: (51) 3718-7001
www.kopp.com.br

 

[TOPO]