FPBOL
COPA PAULISTA INTERCLUBES DE BOLICHE - 2001
REGULAMENTO

 

A Copa Interclubes Paulista de Boliche que na sua edição anterior foi realizada por iniciativa do ABC Boliche Clube; Soc. Esp. Sanpa’s e da ABJB- Associação Brasileira de Jogadores de Boliche., a partir deste ano incorpora-se ao calendário da FPBOL e por esta entidade passa a ser organizada nos moldes que se seguem.

 

Conselho Deliberativo. – Formado por representantes de todos clubes filiados a FPBOL, atuará como estancia superior na solução de pendências não previstas por este regulamento

 

Modo de Disputa. – Confronto direto entre as equipes participantes, em duas fases (turno e returno) e mando de jogo alternado. Não havendo confronto entre times do mesmo clube.

 

Sistema de Classificação. – Pontos ganhos pelo clube (total das duas equipes) conforme tabela abaixo:

Por  linha: 01 ponto. p/ maior linha Fem.; 02 ponto. p/ maior linha Masc.; 01 ponto. p/ a 2.ª maior linha Masc e 01 ponto. p/ maior linha de equipe.

séries Femininas: 01 ponto. por cada maior série Fem de três linhas, obtida consecutivamente (1.ª;2.ª,3.ª ou 4.ª;5.ª;6.ª) num total de dois pontos;

séries Masculinas: 06 pontos. p/ maior série Masc.; 04 pontos. P/ 2.ª maior série Masc.

séries de equipes: 06 pontos. pela maior série de equipe.

O Total de pontos de cada jogo será de  quarenta e oito pontos e consequentemente, noventa e seis pontos a cada confronto.

 

Dos Jogos. - Os jogos serão compostos por seis partidas, no sistema americano, (frames alternados em ligue de duas pistas). As equipes serão posicionadas a cada par de pistas com quatro homens e uma mulher (cinco atletas por par de pistas). E haverá mudança de par de pista a cada três linhas. Fica vetado no transcorrer dos jogos e ou da série, a mudança parcial ou total dos atletas, de pistas de um ou de ambos times. Exceto por falha insolúvel do equipamento, devendo-se neste caso, efetuar a mudança necessária para o par de pista reserva, previamente previsto pelo mandante do jogo. Recomenda-se a não utilização de pistas de “canto” como pistas principais.

 

Dos dias de Jogos: - Os Jogos serão sempre até o 3.º final de semana de cada mês conforme Calendário/Tabela de confrontos, (anexo 03). Possíveis alterações nas datas dos jogos só serão permitidos se de comum acordo entre os clubes envolvidos e previa anuência da centralização do evento, e se ocorrerem antes da realização de qualquer outro jogo previsto na tabela/calendário ou por determinação do conselho deliberativo. Na ultima rodada, todas as equipes deverão obrigatoriamente atuar nos dias e horários previstos.

 

Formação das Equipes. – O plantel de cada clube será formado pelos atletas que até 10 dias antes da primeira rodada do evento, constem como filiados junto a FPBOL. Dessa forma cada clube terá essa data como limite para registrar seus atletas junto a aquela entidade. Nenhuma clube poderá contar com um plantel menor que 20 atletas, podendo entretanto, compor-se com outro clube (e apenas mais um clube), a fim de atingir o quorum mínimo aqui estabelecido ou ainda inscrever até 3 atletas que pertençam a clubes não participantes deste evento. Cada clube participante, a cada confronto, atuará com dois times (“Amarelo” e “Verde”) formados cada um deles por quatro atletas masculinos e um feminino, e que se confrontarão distintamente com os times adversários correspondentes, mas não entre si.

Até sua atuação, qualquer atleta poderá atuar por qualquer time do seu clube. Entretanto após Iniciado o confronto por um determinado time, o atleta não mais poderá faze-lo por outro time de sua equipe, no mesmo confronto.

 

No transcorrer dos jogos, o capitão de uma equipe poderá a seu livre critério, efetuar a substituição de qualquer atleta, desde que o atleta que estiver entrando não tenha participado no mesmo confronto por outro time.

 

No tocante a pontuação por séries, as mesmas se darão sempre pelo total de pinos derrubados e nunca pelas medias. Dessa forma no caso de atletas substituídos, estes nunca poderão pontuar neste quesito, uma vez que não poderão completar o numero necessário de linhas (6 p/ Masc. e Três p/ Fem.).

 

Será permitido a utilização de até dois blinds masculinos e um feminino por time em um mesmo confronto,. Neste caso, o blind sempre será dos atletas com menor media da lista de atletas do clube, obedecendo-se a ordem crescente de medias,. O blind correspondera a media do atleta  no evento menos 10 pontos.

 

A equipe que se apresentar com menos de dois atletas masculinos do mesmo time será penalizada com as perdas dos pontos disputados, partida a partida, podendo a mesma completar o numero mínimo de atletas a qualquer momento, sem entretanto recuperar os pontos já disputados e perdidos.

 

Dos Uniformes: - As equipes deverão atuar devidamente uniformizadas (camisas idênticas, com identificação do clube). A vestimenta dos atletas não poderão ostentar dizeres e ou símbolos que atentem a moral; ou que possam causar animosidade com os atletas adversários. Os patrocinadores do clube e ou equipe, poderão estar representados nas camisas dos atletas desde que não descaracterize o uniforme e que observe o padrão e limite estipulado pelos Órgãos superiores do esporte. Os uniformes das equipes “Amarela” e “Verde”, poderão ser diferentes entre si. A penalidade para desobediência a este item será de 10 pontos por atleta/partida.

 

Fica vetado a atuação de atletas que se apresentem para atuar trajando sungas, tops, shorts, ou qualquer outra  vestimenta do gênero.

 

Dos Locais dos Jogos: - Cada clube, deverá definir um centro de boliche (AMF ou Brunswick) principal e mais um alternativo para exercerem o mando de seus jogos.  Após aprovação do calendário/tabela de confrontos, estes só poderão ser alterados com a aprovação da Comissão Organizadora. devendo a alteração ser solicitada, com no mínimo 30 dias de antecedência do próximo jogo do clube. A utilização do boliche alternativo, fica condicionada a total impossibilidade de utilização do boliche principal. Fica aqui definido que as pistas Brunswick com rearmadores de pinos “atados” serão as únicas deste tipo aceitas.

 

Caso devido a deficiência de comunicação entre o mandante do confronto e o centro de boliche algum jogo não possa ser realizado na data e horário estipulado e que por isso venha a causar prejuízo ao visitante ou indiretamente a qualquer outro clube, será determinada nova data para realização do confronto, que se dará em um centro de boliche a ser indicado pela Comissão Organizadora,  mantendo-se a obrigação do mandante original no tocante as despesas com locação de pistas.

 

No caso de mais de uma agremiação ter seus jogos marcados para o mesmo dia e horário em um mesmo centro de boliche, a preferencia da escolha de pistas caberá a equipe melhor colocada no evento até a rodada anterior, e em caso de colocação igual, essa preferencia será determinada por sorteio realizado na presença dos capitães e da gerência do boliche antes do condicionamento das pistas. A agremiação que perder o direito de escolha de pistas, poderá optar por mandar seu jogo no boliche alternativo, desde que informe esta intenção, por escrito até 48h. após a divulgaçao pela centralização dos resultados da rodada anterior.

 

Do Condicionamento das Pistas: - O condicionamento das pistas (passagem de óleo) será o determinado  pelo clube mandante. Não cabendo apelação quanto ao mesmo.

 

Do Condicionamento do Approach: - O approach deverá estar perfeitamente limpo ao inicio de cada jogo, não se apresentando excessivamente liso ou propiciando que os atletas “travem”. A verificação das condições do approach deverá ser feita conjuntamente pelos capitães das equipes, antes do aquecimento.  E, após aprovadas as condições do mesmo, estas não poderão mais sofrer alterações e não caberá apelações.  No caso de discordância entre os capitães, o jogo não deverá se realizar. Devendo ser marcado nova data pelo Comissão Organizadora, quando um representante nomeado pelo conselho deliberativo arbitrará o jogo. As despesas geradas pela necessidade do conselho nomear um representante neste caso, será de responsabilidade de ambos os clubes, devendo as mesmas serem provisionadas com antecedência de uma semana. Sob pena da não realização do jogo e conseqüente perda dos pontos pelo(s) clube(s) que não efetuar(em) o deposito.

 

Da fiscalização dos Jogos: - A fiscalização dos jogos ficará a cargo dos capitães das equipes. Os capitães pelas suas assinaturas nas súmulas, serão os responsáveis pelas pontuações e ocorrências constantes das mesmas. Sempre que houver discordância na interpretação das regras deste regulamento, a mesma deverá se procurar orienta/cão junto aos integrantes da Comissão Organizadora, caso isto não seja possível, o jogo deverá seguir seu andamento, e a ocorrência anotada nas súmulas, para posterior análise da Comissão. O conselho deliberativo a por pedido da Comissão organizadora a seu critério e baseado no histórico de ocorrências havidas com determinado capitão, poderá vetar a sua participação solicitando que outra pessoa seja nomeada ou ainda nomear um seu representante para arbitrar a partida. Neste caso as despesas geradas serão de responsabilidade do clube  ao qual pertença tal capitão.

 

Todos capitães presentes a um jogo, independente do grupo que sua equipe dispute, deverão elaborar o relatório técnico/disciplinar. Onde deverão constar todas as ocorrências anômalas do transcorrer dos jogos, e por eles observadas. Fica terminantemente proibido a elaboração deste relatório de forma conjunta.

 

Da computação e divulgação dos Resultados: - Caberá a equipe mandante do jogo providenciar as súmulas (anexo 02) e o impresso de acompanhamento das partidas (anexo 01), mesmo quando o jogo se realizar na sede da centralização.

 

As súmulas serão elaboradas em três vias com a seguinte destinação – 1 via Centralização; 2.ª e 3.ª clubes. Caberá ao clube participante do jogo e sediado mais próximo da centralização a entrega da 1.ª via da súmula, no prazo máximo de 24h. Caso nenhum dos clubes esteja sediado no mesmo município da centralização, a súmula deverá ser remetida via sedex, e os resultados repassados via e-mail, na mesma data do jogo. A centralizadora após o recebimento de todas as súmulas, efetuará a atualização dos relatórios e os enviará a cada clube vi e-mail, cabendo a estes repassa-los a seus atletas. Também caberá a centralização o encaminhamento dos recursos e apelações a comissão Organizadora, bem como o encaminhamento e a divulgação das decisões deste órgão. Após a divulgação dos resultados os clubes terão prazo de 48h. Para contestação. Esgotado este prazo nenhum recurso que altere tais resultados será acolhido. A centralização dos dados será realizada pela ABJB.

 

Dos Custos: - Os clubes deverão recolher, até a 72 h. antes do seu primeiro jogo, o valor de R$ 350,00 (trezentos e cinqüenta reais) por clube, a titulo de inscrição, e que deverão custear as despesas de aquisição de troféus e  material de escritório.

 

Os custos de locação de pistas, para realização dos jogos, serão sempre de responsabilidade do clube mandante. Cabendo ao mesmo tanto a negociação dos valores como todas responsabilidades resultantes desta negociação. A organização do evento e os clubes quando visitantes, não arcarão em hipótese alguma com nenhuma despesa advinda de locação de pistas.

 

Das Regras Gerais do Esporte: - Todos os jogos deverão obedecer as regras gerais do esporte boliche, emanadas pelas entidades superiores do mesmo. Exceção feita as regras conflitantes com qualquer artigo especifico deste regulamento, que sempre prevalecera.

 

Comissão Organizadora: - A Comissão organizadora funcionara como primeira estancia para qualquer pendência ou interpretação deste regulamento, e será formada pelos Srs. Mario Valbom da Assoc. Brasil. de Jogadores de Boliche, Wilson Okamoto do Sanpa’s Bowling Clube e Marco Esposito do ABC Clube de Boliche.

 

Das Premiações: -

 

Ao Clube Campeão – Troféu ABJB (posse transitória até que um mesmo clube o conquiste por 3 vezes) e Troféu FPBOL de posse definitiva

 

Ao Clube Vice Campeão – Troféu ABC Clube de Boliche

 

Ao Clube Terceiro Colocado – Troféu Sanpa’s Bowling

 

E ainda medalhas aos atletas masculinos e femininos que obtiverem os cinco maiores totais de pontos ganhos  ganhos.

 

A entrega da premiação deverá se dar nas dependências do Sanpa’s Bowling, juntamente com a festa de Natal da ABJB, em data a ser divulgada, ou se possivel no transcorrer do brasileiro de seleções, caso esse se realize em São Paulo.

 

Das inscrições: - Todos os clubes filiados a FPBOL na data de 30/01/01, estão automaticamente convidados a participarem deste evento desde que concordantes com os termos deste regulamento e que se manifestem até 10/03/2001

 

Os clubes interessados na participação deste evento deverão comunicar-se com o Sr. Valbom (tel. 0xx11 240 8313 – 9304 0762 -).

 

Devido as características deste evento o mesmo não será hologado para nenhum ranking da FPBOL

 

FPBOL abcclube.gif (5602 bytes) mfr.jpg (1930 bytes) sanpasclube.gif (9007 bytes) secoreano_b.jpg (10772 bytes) logonikkey.jpg (11394 bytes)

 

[ TOPO ]

ANEXO 01

 

[ TOPO ]

 

ANEXO 02

 

Anexo 03
Tabela de Confrontos/Calendário
(será elaborada e fornecida após a inscrição de todos clubes)

 

[ TOPO ]