REGULAMENTO
1. O Campeonato
Paulista de Equipes, será disputado nos moldes em que é realizado o Campeonato
Brasileiro de Clubes, da CBBOL;
2. As equipes serão formadas por 4 (quatro) homens e 2 (duas) mulheres , podendo
ter reservas;
3. As equipes poderão contar com atletas de vários clubes ou só de um.Todavia é
recomendavel serem do mesmo Clube, com vistas ao início do "Ranking Paulista de
Clubes". Os atletas inscritos deverão estar registrados e em dia com a FBBOL. Os que
não estiverem registrados deverão fazê-lo, durante a primeira rodada deste evento junto
à FPBOL ;
4. Poderão participar deste campeonato quantas equipes se inscreverem , tanto da
Capital como do Interior, sendo que para as equipes do interior foram agendadas datas para
que as mesmas pudessem participar deste Campeonato.
5. Após a inscrição das equipes, as mesmas, a critério técnico da FPBOL,
serão divididas em 3 (três) divisões; Após o decorrer da primeira rodada, todos os
participantes serão comunicados de suas divisões.
6. Do Campeonato
Conforme Regulamento da CBBOL, e este evento procurará segui-lo o melhor
possível , serão jogadas 24 (vinte e quatro) partidas, divididas em 4 (quatro) rodadas
de 6 (seis) partidas, com mudança de par de pistas ao término de cada duas partidas, e
em cada uma dessas rodadas, será disputada uma fase onde serão dados pontos pela
classificação, conforme tabela anexa. Após a realização de cada fase, os atletas ,
pela sua classificação na mesma, conseguirão pontos que serão computados para suas
equipes.
As fases em disputa serão:
1.ª rodada - Fase Individual Feminino e Masculino;
2.ª rodada - Fase de Duplas Femininas e Masculinas;
3.ª rodada - Fase de Tercetos Mistos;
4.ª rodada - Fase de Sextetos.
Em cada uma das fases, haverá pontos extras para as maiores partidas de cada fase,
conforme inserido no mapa de pontos;
serão dados pontos também para as equipes pelo "all events"das mesmas, em
função dos pinos derrubados pelos seus atletas, na disputa das quatro fases. Serão
somados os pinos derrubados (pontos) de seus integrantes titulares e reservas e por essa
soma e classificação, na divisão, serão dados pontos para as equipes conforme ítem
"all events" na tabela de pontuação.
Realizadas as quatro fases, e apurados os pinos de cada equipe da divisão, será apontada
campeã daquela divisão, a equipe que obtiver o maior total de pontos.
Se houver empate na soma dos pontos, o desempate será feito pelo total de pinos de cada
uma das equipes empatadas e se persistir o empate, o desempate será feito pelas fases,
primeiro o sexteto, em seguida tercetos mistos, etc.
7. Reservas
As equipes inscritas, poderão ter reservas, que substituirão os titulares,
porém não poderão atuar em outras equipes . O atleta substituto deverá atuar no lugar
do titular durante a Fase inteira e não em partidas partidas isoladas. Os pontos
conseguidos pelo atleta reserva, valerão normalmente para a equipe. A inscrição de
atletas reservas ficará sujeita a analise da Federação, em função da média do atleta
a ser inscrito e na divisão que vai jogar. Para as equipes da primeira divisão não
haverá necessidade de analise da Federação;
A equipe que jogar incompleta, terá marcado para os ausentes, o "blind" que
será a média dos ausentes do último Ranking Paulista, menos a penalidade de 10 (dez)
pontos;
8. Uniforme
As equipes deverão usar camisas iguais e alusivas ao esporte de boliche, sendo
que na primeira rodada deste evento não haverá esta obrigatoriedade porém a partir da
segunda rodada; o atleta que estiver em discordância de uniforme em relação aos demais
de sua equipe, será punido com 10 pinos na partida em que atuar sem a camisa correta;
9. Bebida e Cigarro
Somente será permitido o consumo de bebidas e cigarro fora da área de jogo, que
consiste toda a parte interna do boliche, approach, assentos e corredor interno. Os que
quizerem, poderão fumar e beber do lado de fora, junto ao público. Solicitamos porém
que os atletas se abstenham de fumar e beber bebida alcoólica durante o evento, o que lhe
permitirá uma melhor atuação.
Haverá uma fiscalização por parte da Federação neste ítem e os atletas deverão ser
informados por seus capitães, lembrando que os infratores poderão ser punidos
disciplinarmente.
Qualquer atleta, que porventura estiver alterado em função de bebida, o que esperamos
não aconteça, será punido severamente pela Federação.
10. Grips e demais derivados
Será proibido o uso de grip, slide e outros derivados, junto ao retorno de bolas,
para evitar que pessoas que não usem esses acessórios sejam prejudicadas.
O grip colocado sobre os computadores poderá danificá-los solicitamos, portanto, que
sejam colocados nas mesas junto as cadeiras;
11. Limpeza e Passagem de Óleo
O Planet Bowling, fará a limpeza e passagem de óleo, conforme orientação
técnica da FPBOL, sendo que o programa 3 da máquina de óleo é o que será usado para
esta competição, o qual tem 33 pés de óleo e cabeceira. Este programa é o mesmo que
foi usado na última Taça São Paulo.
O approach será limpo seguindo-se nossas orientações.
Queremos lembrar que o approach recebe a mesma limpeza sempre, podendo estar bom para
muitos e ruim para alguns, é necessário que os atletas se adaptem a essa condição.
Faremos o possível para que o mesmo esteja a contento de todos;
12. Taxas
Será cobrada a taxa de R$ 30,00 (trinta reais), por atleta, em cada uma das
quatro rodadas e também R$ 30,00 (trinta reais) como inscrição, na primeira rodada, as
quais devem ser pagas diretamente no caixa do boliche.
Os atletas que ainda não pagaram a primeira semestralidade da FPBOL (R$ 30,00)
deverão efetuar esse pagamento também na primeira rodada.
Ausência de atleta implica no pagamento da taxa da mesma forma.
13. Premiação
Serão premiadas com medalhas os integrantes das equipes que se classificarem até
o terceiro lugar, em cada divisão;
Individualmente será feita uma classificação pelo "all events" e os atletas
serão divididos em duas divisões femininas e três masculinas, em função de suas
médias no ranking paulista e análise técnica dos atletas não ranqueados.
Serão então premiados os três primeiros colocados em cada uma dessas divisões
individuais.
Serão também premiadas a maior partida e série individual em cada divisão.
14. Organização
O presente evento será organizado pelo Sr. José Luiz Veiga e equipe, os quais
procurarão fornecer aos participantes, o mais rápido possível os resultados das fases e
individual . Lembrando que o mesmo tem obrigação junto aos atletas somente em relação
aos resultados do evento.
Como o Campeonato será disputado em várias datas e os atletas da mesma divisão não
estarão no boliche ao mesmo tempo, o resultado oficial de cada fase será fornecido após
o término oficial de cada rodada;
Cada equipe deverá informar ao organizador do evento o nome de um integrante de sua
equipe que será denominado Capitão da mesma, e para melhor realização do evento,
somente o indicado deverá solicitar resultados e informações ao organizador e sua
equipe.
15. Posicionamento
As equipes serão posicionadas, por divisão, e por dia de jogo, seguindo-se nas
rodadas seguintes as pistas a direita de onde terminou a rodada anterior;
Para as três primeiras rodadas será usado somente o andar superior do boliche, pistas de
1 a 26, porém na rodada final no dia 2 de abril, quando todos estarão ao mesmo tempo no
boliche, será usado o boliche inteiro, os dois andares, razão pela qual através de um
comunicado a todos após o término da primeira rodada oficial, uma divisão ou mais
jogarão completas nas pistas de 27 a 50;
A equipe que se inscreveu para jogar em determinado dia deverá procurar manter essa
solicitação porém, se houver necessidade aprovada pela Federação, o organizador
poderá trocar o dia de jogo de alguma equipe, com prévia autorização da FPBOL;
16. Datas das rodadas
PARA
AS EQUIPES DA CAPITAL |
RODADA |
DATA |
HORA |
1.ª |
5.ª
feira |
17/fev |
20h15 |
Domingo |
20/fev |
10h |
2.ª |
5.ª
feira |
16/mar |
20h15 |
Domingo |
19/mar |
10h |
3.ª |
5.ª
feira |
23/mar |
20h15 |
Domingo |
26/mar |
10h |
4.ª |
5.ª
feira |
30/mar |
20h15 |
Domingo |
02/abr |
10h |
PARA
EQUIPES DO INTERIOR |
1.ª |
Sábado |
18/mar |
14h |
2.ª |
Domingo |
19/mar |
3.ª |
Sábado |
1.º/abr |
4.ª |
Domingo |
2/abr |
17. Atraso
O atleta que chegar ao recinto do Boliche até o 3.° (terceiro) "frame"
da partida poderá jogar os "frames" anteriores normalmente, Porém se chegar
após o mesmo será marcado o "blind ", a não ser que em seu lugar tenha sido
colocado um reserva aprovado pela Federação conforme ítem 7.°;
No mais o presente regulamento seguirá as normas emanadas dos orgãos superiores, FIQ e
CBBOL;
Casos omissos ao presente regulamento serão resolvidos pela diretoria da FPBOL.
São Paulo, 17 de fevereiro de 2000
Valdecir Montti
Presidente da Federação Paulista de Boliche - FPBOL
[ TOPO ]
|