Uma análise psicológica do Boliche*

O boliche é um esporte recomendado aos estudantes pois traz uma série de benefícios que poderão até influenciar num melhor desempenho escolar.

Como todo esporte, o boliche contribui para o desenvolvimento da coordenação motora, do esquema corporal, da socialização e integração além de propiciar entretenimento e prazer.

Tem a vantagem de poder ser praticado por diferentes pessoas, não importando a idade, o peso ou a altura.

Assim, o aluno que não tenha um corpo privilegiado para um determinado esporte, no boliche ele se sentirá perfeitamente apto a praticá-lo pois este não exige um "padrão atlético".

Ao aluno com dificuldade de relacionamento o boliche poderá ajudá-lo a integrar-se pois pode ser praticado individualmente ou em equipe. Se ele estiver sem companhia para jogar, poderá divertir-se sozinho porém estará num ambiente favorável para conhecer e integrar-se com outras pessoas, logo podendo fazer parte de equipes e participar de campeonatos.

Surpreendentemente, o boliche é um jogo "mental" que engloba a composição de vários fatores, tais como: atitude, confiança, planejamento, concentração e auto controle.

Assim, o praticante do boliche automaticamente irá desenvolvendo essas habilidades:

Atitude: tendo uma visão positiva frente ao esporte, gostando da competição.

Confiança: criando autoconfiança para obter sucesso nas jogadas: tendo confiança em sua habilidade, sua habilidade aumentará.

Planejamento: fazendo um "aquecimento mental" antes do início de um jogo e observando a atuação de outros jogadores.

Concentração: concentrando-se apenas no jogo, deixando de lado preocupações, limitando sua atenção nos arremessos.

Auto controle: criando uma atitude positiva e confiante, ajudará a superar as dificuldades encontradas no decorrer dos jogos.

Com as habilidades desenvolvidas pelo boliche, o rendimento escolar poderá ser beneficiado pois a atenção, concentração, confiança, capacidade de planejar e auto controle são essenciais ao bom aprendizado.

Outras sugestões que servem para o bom desempenho no boliche e na vida pessoal e acadêmica do indivíduo:

- ser um observador atento (quanto mais informações tiver, melhores serão suas decisões)

- guardar a experiência na memória (arquivar na memória suas mudanças e conseqüências pois o que não serviu para hoje pode ser a solução no futuro)

- praticar (com a prática vem a confiança e é ela que lhe dá a coragem de lutar de novo)

Percebe-se então que o adepto do boliche além de beneficiar-se no aspecto físico e mental também poderá fortalecer seu lado emocional, uma vez que a auto confiança adquirida lhe trará mais segurança para enfrentar as situações do dia a dia.

Sentindo-se capaz de realizar bem um esporte onde a cada dia percebe evolução em sua performance e disposição para superar dificuldades, passará a acreditar em seu potencial e em sua capacidade de superar-se o que poderá se estender para outros aspectos da sua vida.

Fazer parte de um grupo de esporte onde encontrará pessoas com interesses semelhantes aos seus e que potencialmente poderá se tornar uma amizade é outro aspecto de grande relevância.

Por tudo isso o boliche é uma atividade plenamente recomendada.

Rosamaria Simon Leivas
Psicóloga

* (publicado na seção notícias em 1999)

[ ANTERIOR ]   [ ÍNDICE ]  [ PRÓXIMA ]

[ TOPO ]