Temos consciência, que está cada dia mais difícil
conseguir um patrocínio na área esportiva. Acho que a primeira causa
é a recessão que nosso país está passando, as perspectivas são de
melhora. Com isso as empresas tendem a investir cada vez menos na área
de comunicação, pois normalmente é a primeira verba que se corta em
momentos de incertezas. Já que não podemos influenciar diretamente
esta causa, o melhor a se fazer é agir onde temos controle, ou seja, no
projeto de patrocínio ...
O que acontece muito e o que eu recebo demais, são
projetos de patrocínio mal feitos. A grande maioria com um enfoque
filantrópico, quase como se tivesse pedindo esmola, e esta
definitivamente não é a melhor maneira de se solicitar um patrocínio.O
foco do projeto de patrocínio deve ser a proposta de um negócio, onde
ambos saem ganhando, a empresa apoiadora e o patrocinado.
Tendo entendido isto claramente, aqui vão algumas dicas
para que seu projeto de patrocínio seja bem recebido nas empresas:
1. Saber o que você está vendendo, qual o seu produto;
2. Ter claro quais são as possibilidades que você pode
dar a seu investidor, o que você pode oferecer;
3. Detalhar custos, isto é importante para dar
credibilidade a seu projeto;
4. Planejar o futuro, mostrar que existem novas
possibilidades no horizonte;
5. Detectar que empresas tem o perfil de seu projeto,
procurar que empresas patrocinam projetos parecidos com o seu;
6. Ter uma apresentação bem feita, deve ser fácil,
clara e rápida de ler (preferivelmente em forma de slides)
7. Estar atento a possibilidades de permuta, é muito
mais simples para empresa conseguir produtos e serviços do que dinheiro;
8. Ser criativo e criar propriedades diferenciadas do
que já é feito;
9. Negociar como quem está vendendo um produto, não
como se tivesse pedindo algo;
10. Acreditar no seu produto, criar um projeto no qual você
investiria se fosse um patrocinador.
Se mesmo assim seu patrocinador não acreditar que vale
a pena utilizar o marketing esportivo, mostre a ele este texto.
Você pode, também, utilizar o nosso link para pedir
patrocínio, desta forma ele entrará no cadastro e quem sabe você
consiga realizar seu projeto. Vale lembrar que se você tiver uma verba
vale a pena contratar um profissional para formatar sua apresentação.
Boa sorte !!!
Cesar Augusto Sbrighi
Especialista em Marketing Esportivo pela
Universidade de Nova Iorque