XXIII COPA BRASIL QUBICAAMF
classificatória nacional para a 50.ª Copa Mundial QubicaAMF em Wroclaw, Polônia
19/20 e *26/27 de julho de 2014 às 10h (bate-bola as 9h45)
*rodadas extras dias 24 e 25 de julho às 10h (bate-bola as 9h45),
somente para os inscritos que moram fora da capital paulista

com 2 Divisões Masculinas e 1 Divisão Feminina e simultânea com a
IX TAÇA PINHEIROS 2014
Dragon Bowling - Shopping Center Norte - São Paulo/SP

Roberta Rodrigues e Renan Zoghaib vencem a XXIII Copa Brasil QubicaAMF

Rodrigues and Zoghaib capture the women's and men's title in the XXIII QubicaAMF Brazil Cup

IMAGENS

COPA BRASIL QUBICAAMF - MATCH PLAY

COPA BRASIL QUBICAAMF - CLASSIFICATÓRIA

TAÇA PINHEIROS - DUPLAS

TAÇA PINHEIROS - INDIVIDUAL

PARTICIPANTES NOS ANOS ANTERIORES

INSCRITOS

REGULAMENTO DA COPA BRASIL QUBICAAMF

1. FORMATOS E CATEGORIAS:

1.1 - Individual com idade mínima de 15 anos completos.

1.2 - Categorias: Masculino (2 grupos) e Feminino (grupo único).

1.3 - Aberto aos filiados ou não pelo Centro de Boliche QubicaAMF, Ligas, Clubes particulares ou Federações.

1.4 - A divisão masculina será formada por 2 (dois) Grupos: "A" e "B".

1.4.1 - Farão parte do Grupo “A” todos os federados que estejam nos rankings estaduais das respectivas federações com média igual ou superior a 175 pinos.

1.4.2 - Farão parte do Grupo “B” os inscritos não federados (amadores/novatos) ou federados que estejam com média inferior a 175 pinos nos rankings estaduais das respectivas federações.

1.4.3 - As médias limites para formação dos grupos (175 acima para o Grupo “A” e 175 abaixo para o Grupo “B”) poderão ser alteradas conforme o número de inscritos, visando um equilíbrio de componentes de cada grupo.

2. DOS PARTICIPANTES:

2.1 - Aberto a todos os adeptos e simpatizantes do esporte Boliche. Qualquer atleta considerado profissional de boliche não poderá concorrer à classificação.

2.2  - Os vencedores da 23.ª Copa Brasil QubicaAMF 2014 devem ter a cidadania brasileira ou se forem estrangeiros, ter a carteira de identidade de estrangeiro com visto de "permanente" no Brasil para participar do Campeonato Mundial.

2.3 - Ainda, qualquer jogador de Boliche que esteja nas seguintes categorias, ficará impedido de representar o Brasil ou de concorrer à classificatória se for:

2.3.1 - Jogador cuja maior parte do salário seja produto da renda como jogador de boliche de exibição.

2.3.2 - Indivíduo que se apresente como jogador profissional de boliche.

2.3.3 - Indivíduo que seja empregado primeiramente pela sua habilidade de jogar boliche.

2.3.4 - Indivíduo que seja subsidiado ou patrocinado por qualquer fabricante ou distribuidor de produtos de boliche que não seja QubicaAMF.

2.3.5 - Indivíduo que tenha dívida monetária tanto com a QubicaAMF, Pin1 ou com o centro de boliche onde será disputada a eliminatória.

2.3.6 - Os organizadores reservam-se no direito de aceitar ou não a concorrência de qualquer um dos inscritos na 23.ª Copa Brasil QubicaAMF 2014.

2.3.7 - Se por qualquer motivo, algum dos vencedores estiver dentro dos alinhamentos dos itens acima, estes ficarão automaticamente desclassificados, classificando-se o seguinte jogador elegível.

3. DA REALIZAÇÃO DO CAMPEONATO:

3.1 - Evento promovido, realizado e coordenado pela Pin1 Bowling Supply, em parceria com o Esporte Clube Pinheiros, sendo que a pontuação será computada simultaneamente na XXII Copa Brasil QubicaAMF 2013 e IX Taça Pinheiros.

4. ORGANIZAÇÃO:

4.1 - Pin1 Bowling Supply representante brasileiro da QubicaAMF e E. C. Pinheiros.

5. DA FORMA DE DISPUTA:

5.1- O Evento será disputado em 20 (vinte) partidas, divididas em 4 (quatro) rodadas com 5 (cinco) partidas cada uma, com mudança de pistas a cada partida. Os finalistas da XXIII Copa Brasil QubicaAMF, por ser um evento disputado concomitantemente com a IX Taça Pinheiros, os finalistas da XXIII Copa Brasil QubicaAMF serão escolhidos da seguinte forma::

5.2- FASE CLASSIFICATÓRIA

5.2.1 - Categoria Masculina: após 15 (quinze) partidas nas 3 (três) primeiras rodadas prosseguirão na disputa da XXIII Copa Brasil QubicaAMF os 16 (dezesseis) melhores participantes do Grupo “A” e os 16 (dezesseis) melhores do Grupo “B” que acumularem o maior número de pinos derrubados.

5.2.1.1 - Em caso de empate entre um ou mais dos totais individuais das 15 (quinze) partidas da fase classificatória, o critério de desempate é a maior linha até então entre as posições empatadas. Se permanecer o empate, será a segunda maior linha entre as posições empatadas, e assim por diante.

5.2.2 - Categoria Feminina: após 17 (dezessete) partidas em 3 (três) rodadas completas e parte da 4.ª rodada, prosseguirão na disputa da XXIII Copa Brasil QubicaAMF as 5 (cinco) melhores participantes que acumularem o maior número de pinos derrubados.

5.2.2.1 - Em caso de empate entre um ou mais dos totais individuais das 17 (dezessete) partidas da fase classificatória, o critério de desempate é a maior linha até então entre as posições empatadas. Se permanecer o empate, será a segunda maior linha entre as posições empatadas, e assim por diante.

5.3 - FASE ELIMINATÓRIA (sistema mata-mata ou playoff) somente para a Categoria Masculina (grupos “A” e “B”), na qual a 16.ª partida será entre:
Jogo 1> o 1.º colocado de cada grupo contra o 16.º do mesmo grupo,
Jogo 2> o 2.º contra o 15.º,
Jogo 3> o 3.º contra o 14.º,
Jogo 4> o 4.º contra o 13.º,
Jogo 5> o 5.º contra o 12.º,
Jogo 6> o 6.º contra o 11.º,
Jogo 7> o 7.º contra o 10.º,
Jogo 8> o 8.º contra o 9.º.
Em caso de empate em um ou mais desafios será considerado ganhador o jogador melhor colocado na Fase Classificatória. Somente os ganhadores prosseguem na disputa da XXIII Copa Brasil QubicaAMF.

5.4 - FASE OITAVAS-DE-FINAL (sistema mata-mata ou playoff) somente para a Categoria Masculina (grupos “A” e “B”), na qual a 17.ª partida será entre:
Jogo 9> o ganhador do jogo 1 de cada grupo contra o ganhador do jogo 8,
Jogo 10> o ganhador do jogo 2 de cada grupo contra o ganhador do jogo 7,
Jogo 11> o ganhador do jogo 3 de cada grupo contra o ganhador do jogo 6,
Jogo 12> o ganhador do jogo 4 de cada grupo contra o ganhador do jogo 5.
Em caso de empate em um ou mais desafios será considerado ganhador o jogador melhor colocado na Fase Classificatória. Somente os ganhadores prosseguem na disputa da XXIII Copa Brasil QubicaAMF.

5.5 - FASE QUARTAS-DE-FINAL (sistema mata-mata ou playoff)

5.5.1 - Categoria Masculina (grupos “A” e “B”), na qual a 18.ª partida será entre:
Jogo 13> o ganhador do jogo 9 de cada grupo contra o ganhador do jogo 12,
Jogo 14> o ganhador do jogo 10 de cada grupo contra o ganhador do jogo 11.
Em caso de empate será considerado ganhador o jogador melhor colocado na Fase Classificatória. Somente os ganhadores prosseguem na disputa da XXIII Copa Brasil QubicaAMF.

5.5.2 - Categoria Feminina, caso o número de inscritas seja igual ou superior a 6 (seis), a 18.ª partida será entre as classificadas conforme a regra 5.2.2:
Jogo 1> a 5.ª colocada joga contra a 4.ª colocada e contra a 3.ª colocada. Em caso de empate será considerada ganhadora a jogadora melhor colocada na Fase Classificatória. Somente a ganhadora prossegue na disputa da XXIII Copa Brasil QubicaAMF.

5.6 - FASE SEMI-FINAL (sistema mata-mata ou playoff)

5.6.1 - Categoria Masculina (grupos “A” e “B”), na qual a 19.ª partida será entre:
Jogo 15> o ganhador do jogo 13 contra o ganhador do jogo 14.
Em caso de empate será considerado ganhador o jogador melhor colocado na Fase Classificatória. Somente o ganhador de cada Grupo (“A” e “B”) prossegue na disputa da XXIII Copa Brasil QubicaAMF.

5.6.2 - Categoria Feminina, a 19.ª partida (Jogo 2) será entre a ganhadora do Jogo 1 contra a 2.ª colocada conforme a regra 5.2.2 Em caso de empate será considerada ganhadora a jogadora melhor colocada na Fase Classificatória. Somente a ganhadora prossegue na disputa da XXIII Copa Brasil QubicaAMF.

5.7 - FASE FINAL (sistema mata-mata ou playoff)

5.7.1 - Categoria Masculina, na qual a 20.ª partida será entre os ganhadores do Jogo 15, ou seja, entre o ganhador do Grupo “A” versus o ganhador do Grupo “B” para definir o grande Campeão da XXIII Copa Brasil QubicaAMF. Em caso de empate serão repetidos os frames 9.º e 10.º até a definição do ganhador e Campeão da XXIII Copa Brasil QubicaAMF.

OBS: a pontuação original da 20.ª partida é a que será considerada válida para a IX Taça Pinheiros.

5.7.2 - Categoria Feminina, a 20.ª partida será entre a ganhadora do Jogo 2 contra a 1.ª colocada conforme a regra 5.2.2. Em caso de empate serão repetidos os frames 9.º e 20.º até a definição da ganhadora e grande Campeã XXIII Copa Brasil QubicaAMF.

OBS: a pontuação original da 20.ª partida é a que será considerada válida para a IX Taça Pinheiros.

5.8 - Não haverá reposição de partidas nem será considerado o "blind" após a 15.ª partida na categoria masculina.

5.9 - Não haverá reposição de partidas nem será considerado o "blind" após a 17.ª partida na categoria feminina.

6. DO LOCAL DO EVENTO:

6. 1 - O evento será realizado no Dragon Bowling Center Norte, em turno único com início às 10h inclusive nas duas rodadas extras que terão início também as 10h.

6.2 - Ficará a cargo da Pin1 Bowling Supply, representante brasileiro da QubicaAMF em conjunto com o Clube Pinheiros a definição de largada do boliche.

7. DAS DATAS E HORÁRIOS:

7.1  - Dias de jogos:
1.ª rodada: Sábado, 19 de julho de 2014 às 10h (bate-bola as 9h45min)
2.ª rodada: Domingo, 20 de julho de 2014 às 10h (bate-bola as 9h45min)
*1.ª rodada extra: Quinta-feira, 24 de julho de 2014 às 10h (bate-bola as 9h45min)
*2.ª rodada extra: Sexta-feira, 25 de julho de 2014 às 10h (bate-bola as 9h45min)
3.ª rodada: Sábado, 26 de
julho de 2014 às 10h (bate-bola as 9h45min)
4.ª rodada: Domingo, 27 de
julho de 2014 às 10h (bate-bola as 9h45min)
* somente para os inscritos que morem fora da capital paulista.

8. DAS INSCRIÇÕES:

8.1- As inscrições deverão ser feitas pelo e-mail: ubirajara@uol.com.br, até às 18h do dia 14 de julho de 2014.

8.2 - Taxa de inscrição única para a XXIII Copa Brasil QubicaAMF e IX Taça Pinheiros: R$ 280,00 (Duzentos e oitenta reais).

8.3 – Os atletas deverão efetuar o pagamento da inscrição diretamente aos representantes dos organizadores Pin 1 Bowling Supply ou E. C. Pinheiros até o primeiro dia de competição.

9. DO POSICIONAMENTO NAS PISTAS:

9.1 - Para a primeira e segunda rodadas os participantes serão posicionados nas pistas conforme o regulamento da IX Taça Pinheiros e suas respectivas médias.

9.2 -  As mudanças de pistas se darão sempre à direita após a cada partida.

9.3 - Caso alguma pista apresente algum problema que não permita que todos os frames das linhas sejam jogados, serão anotados os frames jogados de cada um dos jogadores até então e, ao final da rodada, as linhas serão completadas num par de pistas definido pela organização, sem novo condicionamento e nova passagem de óleo.

9.3.1 - Caberá à organização determinar o tempo de espera para o conserto ou a reposição após o final da rodada, ou mesmo a sequência de mudanças de pistas.

9.3.2 - O número de participantes em cada pista dependerá do número de inscritos, podendo ser até 4 (quatro) jogadores por pista em virtude da impossibilidade da realização de segundo turno.

10. DA PREMIAÇÃO DO CAMPEONATO:

10.1 – O(s) primeiro(s) colocado(s) após as finais de cada categoria conforme o item 5 terá direito de representar o Brasil na 50.ª Copa Mundial de Boliche QubicaAMF 2014 de 1 a 9 de novembro de 2014 na cidade de Wroclaw, na Polônia, no Sky Bowling Centre, com todas as despesas pagas de transporte aéreo e hospedagem, além do uniforme conforme o item mínimo de jogadores, descrito nos itens 17 e 18.

11. ATRASOS E "BLINDS":

11.1 - O atleta que chegar atrasado nos seus respectivos jogos, depois de  já completado o 3.º frame, poderá jogar a partir do primeiro frame não jogado pelos demais atletas do  par de pistas e, marcando-se 00  (zero) para os frames já jogados. Caso isto não aconteça, será aplicado o “blind", ou seja, a média do atleta menos 20 (vinte) pontos por partida. O "blind" será calculado sobre a média do evento.

11.2 - O "blind" fica limitado a 4 (quatro) partidas por participante e somente na fase classificatória de cada categoria.

12. UNIFORME:

12.1 - Os participantes amadores e não filiados deverão estar uniformizados com camisas tipo pólo e para aqueles que são filiados a Clubes, Ligas e Federações deverão estar uniformizados com camisas alusivas ao esporte de boliche. Recomenda-se o uso de calça social de cor escura para a divisão masculina. Se tiver algum outro patrocinador, também será permitido o uso do logotipo nas camisas, desde que previamente autorizado pelo comitê organizador.

12.2 - Na divisão masculina é proibido o uso de bermuda, calção ou assemelhado.

12.3 - O uso do uniforme é obrigatório a partir da primeira rodada. Caso isto não aconteça haverá penalidade de 20 pinos a menos por partida do participante faltoso.

13. BATE BOLA (AQUECIMENTO):

13.1 - Somente poderá haver bate-bola no início da competição com autorização dos organizadores.

14. REGRAS GERAIS:

14.1 - Respeitar somente uma pista à direita e uma à esquerda para efetuar o arremesso;

14.2 - Recomenda-se não sincronizar as jogadas (sair junto com o atleta ao lado);

14.3 - Não será permitido o jogo lento.

15. DISCIPLINA:

15.1 - Será admitido o uso de bermudas, desde que as mesmas sejam socialmente decentes e adequadas ao decoro e a ética do esporte. Não será permitido o uso de calções, shorts ou semelhantes;

15.2 - Ritmo de Jogo - cada atleta, para posicionar-se e executar cada jogada, deverá observar, no máximo, que uma pista à sua direita e uma pista à sua esquerda estejam livres;

15.3 - Será estabelecido um controle de tempo "padrão” de  40 minutos para  a disputa de cada  partida (ou linha ou game), para evitar-se o jogo “lento"; desta forma toda quebra de pista  deverá ser imediatamente comunicada à organização. As mudanças de pista se darão ao comando do árbitro geral do evento.

15.4 - Está terminantemente proibido o bate-bola entre as partidas.

15.5 - As listagens de classificação serão exibidas 20 minutos após o final de cada partida e os atletas terão um prazo de 30 minutos após o término de cada rodada para manifestar-se sobre correções, após o término deste prazo não serão aceitas quaisquer reclamações.

15.6 - Durante competição é proibido o uso de bebidas alcoólicas e fumo.

15.7 - O uso do fumo só poderá ser realizado fora das dependências do recinto do boliche, ao ar livre, conforme a legislação da Prefeitura de São Paulo. Atrasos provocados por razões de fumo serão penalizados com retirada de pontos após a segunda advertência.

15.8 - É permitido alterar a superfície da bola com uso de lixas e produtos homologados pela FIC, no intervalo entre as partidas pelo atleta ou seu técnico. É proibida a entrada de uma bola de atleta no proshop durante o torneio, a menos que haja um acidente ou emergência, porém, nessas situações, o atleta deve consultar antes a organização. A entrada da bola e o serviço a ser executado sejam autorizados pelo mesmo.

16. CONDICIONAMENTO DE PISTAS:

16.1- Foi definido pela Pin1 Bowling Supply, representante brasileiro da QubicaAMF, o seguinte programa de passagem de óleo: Programa 16 - 41,0 pés (longo).

16.2- Haverá condicionamento das pistas apenas 1 (uma) vez antes do início de cada rodada de 5 partidas.

17. NÚMERO MÍNIMO DE INSCRITOS:

17.1- O comitê organizador estabelece a seguinte tabela de mínimo de jogadores para a realização da Grande Eliminatória Nacional que irá definir o(s) representante(s) do Brasil na 50.ª Copa Mundial de Boliche QubicaAMF:

17.1.1 - Na Categoria Masculina: mínimo de 42 jogadores.

17.1.2 - Na Categoria Feminina: mínimo de 16 jogadoras.

17.1.3 - O Comitê Organizador se reserva o direito de cancelar a categoria que não alcançar o número retro estipulado.

18. PREMIAÇÃO PROPORCIONAL:

18.1 - De 42 até 50 jogadores inscritos na Divisão Masculina - O Comitê garante os “gastos de passagem aérea” para o campeão.

18.2 - 51 ou mais jogadores inscritos na Divisão Masculina - O Comitê garante os “gastos de viagem”  para o campeão.

18.3 - Acima de 16 jogadoras inscritas na Divisão Feminina e 84 jogadores inscritos no total (masculino + feminino) - O Comitê garante os “gastos de passagem aérea” para a campeã.

18.4 - 42 ou mais jogadoras inscritas na Divisão Feminina - O Comitê garante os “gastos de viagem”  para a campeã.

18.5 - “Gastos de passagem aérea“ representam Passagem aérea ida e volta (tarifa excursão), taxas de aeroporto e hotel, NÃO inclui diárias de alimentação.

18.6- “Gastos de viagem” representam Passagem aérea ida e volta (tarifa excursão), taxas de aeroporto, hotel com café da manhã e diárias de alimentação.

18.7- Em nenhum dos casos os jogadores poderão trocar de Companhia aérea, pois os preços das passagens são negociados em pacote incluindo jogadores de outros países.

18.8- Toda e qualquer mudança de datas, escalas e rotas, que sejam efetuadas pelos jogadores, desde que não comprometam o acordo com a companhia aérea, correrão por conta e risco dos premiados.

19. EXCESSO DE BAGAGEM:

19.1 - As despesas de excesso de bagagem são de responsabilidade do(s) campeão(ões).

20. UNIFORME:

20.1 - O(s) campeão(ões) da Copa Brasil QubicaAMF deverá(ão) usar o uniforme cedido pela Organização do evento na 50.ª Copa Mundial de Boliche QubicaAMF.

20.2 - Caso o(s) campeão(ões) tenha(m) um patrocinador, somente poderá(ão) incluir o logotipo deste com expressa autorização da PIN 1 Bowling Supply, obedecendo  local e tamanho determinado pelo regulamento internacional da FIQ.

20.3 - Caso este patrocínio seja conflitante com a marca QubicaAMF este não poderá ser incluído no uniforme, conforme regulamento da 50.ª Copa Mundial de Boliche QubicaAMF.

21. DOCUMENTOS DE VIAGEM:

21.1 - O(s) campeão(ões) que se classificar(em) em sua(s) respectiva(s) categoria(s) deverá(ão) participar da 50.ª Copa Mundial de Boliche QubicaAMF.

21.2 - Se o(s) classificado(s) não puder(em) viajar deverá(ão) avisar o Comitê Organizador com suficiente antecedência.

21.3 - É obrigatório, tanto para o(s) campeão(ões), assim como para os classificados  até o quinto lugar, em ambos as categorias, ter em ordem seus documentos de viagem, tais como passaportes válidos conforme legislação em vigor. E, da mesma forma, em relação a tramitação e obtenção de vistos de viagem.

21.4 - A QubicaAMF e seu representante brasileiro a Pin1 Bowling Supply poderão colaborar na obtenção dessa documentação, mas as tramitações deverão ser feitas PESSOALMENTE pelos classificados.

21.2 - A não obtenção dos documentos ou vistos de viagem em tempo hábil, DESCLASSIFICARÃO automaticamente o(s) escolhido(s) que não cumprir(em) essa obrigação, fazendo classificar-se AUTOMATICAMENTE o próximo na classificação.

21.3 - A impossibilidade de não poder usufruir total ou parcialmente de algum dos prêmios não implicará em ter que ser ressarcido em dinheiro ou com outros valores por parte do Comitê Organizador.

21.4 - Os prêmios são INTRANSFERÍVEIS e não são convertidos em dinheiro, em nenhuma hipótese.

22. CASOS OMISSOS:

22.1 - Os casos não previstos ou omissos no presente regulamento serão definidos pela Pin1 Bowling Supply, representante brasileiro da QubicaAMF, em conjunto com o E. C. Pinheiros.


Maiores informações:

E-mail: ubirajara@uol.com.br
(11) 9 9973-0492 (operadora VIVO)
(11) 9 8084-0492 (operadora OI)
(11) 9 5364-6672 (operadora CLARO)