Aspectos gerais do "Mental Game"
  por Márcio Vieira

Assistindo a PBA Tour na televisão durante o último mês, não deu para passar desapercebido: Walter Ray Willians parece que tem lugar cativo nas finais. Sabendo-se da grande variedade de talentos é inacreditável que um jogador com um jogo tão “simples” esteja em 1° lugar no ranking da PBA por mais de 70 torneios seguidos.

Segundo Amleto Monacelli, seu adversário em duas finais consecutivas, o segredo de Walter Ray é o seu “mental game”. Este poder na verdade é uma composição de vários fatores que seriam basicamente os seguintes: 

1. Atitude 
2. Confiança 
3. Preparação 
4. Concentração 
5. Autocontrole 

 
Obviamente muitos são interdependentes e poderíamos falar horas sobre cada tópico. No entanto algumas linhas já servem para uma orientação geral. 
 
1. ATITUDE 
Para desenvolver uma atitude correta, você deve ter uma visão positiva. No boliche isto significa que você deve gostar da competição e tentar arrumar um jeito em sua vida profissional e familiar de prover meios e tempo para mais prática, equipamento e torneios, sem SENTIMENTO DE CULPA. 
 
2. CONFIANÇA 
É absolutamente indispensável que um jogador tenha confiança em si para obter sucesso. Se você acha que não pode fazer algo – você não vai conseguir. Você só pode atingir objetivos cada vez maiores se você tiver confiança em si e no seu jogo.

É importante aqui ressaltar que o atleta tem que ser honesto e consciente de sua capacidade em determinada época. Não adianta definir metas por enquanto inatingíveis com sua técnica atual. Um passo de cada vez. Tenha confiança em sua habilidade e sua habilidade aumentará. Se você é um jogador com uma determinada média, observe adversários no ranking com o mesmo nível e seja vencedor de um torneio que você mesmo vai criar. 
 
3. PREPARAÇÃO 
Deixe seus problemas particulares fora da pista. Se você resolver disputar um determinado torneio, você tem que pensar em boliche e apenas em boliche quando nas pistas. Quando você for sair para o campeonato, durante o caminho, vá pensando no que fazer durante as partidas. Isto é um “aquecimento mental”.

Se você já tem um planejamento de jogo para o dia, isto é, que bolas usar e quando, que seta jogar e etc, deixe este pensamento fluir. Se algum pensamento negativo ocorrer, ignore-o e substitua-o por um bom. Você é dono de sua mente. Porque pensar que poderá bater partidas baixas? Pense no que quiser, pense num 300!

Verifique seu equipamento com calma e antecedência. Quem já não viu um companheiro correndo num bate-bola para colocar um tape na bola? Evite estes ajustes de última hora. Se for inevitável, faça-o deliberadamente com mais vagar.

Observe que o 1° dia de um torneio é o mais importante com relação a preparação. Desde o caminho para o boliche até por onde jogar, tudo é novidade. Planejamento é a palavra chave. 
 
4. CONCENTRAÇÃO 
Se você não tem capacidade de concentração, desista de boliche competição! Concentração é o ingrediente indispensável que faz a diferença nas mudanças que você tem que fazer. 

Para começar, desligue o celular. 

Concentre-se no jogo e no momento que você está. Cada “frame” deve ser executado por si. Nunca pense na hora de jogar – “Se eu fizer 2 strikes agora e mais 1 spare.....” Pense somente na chance de fazer o seu primeiro strike. É só este que você pode conseguir por hora 

Está bem, jogou a bola e ficaram um ou mais pinos, concentre-se no spare! Parece óbvio mas eu mesmo já perdi frames pensando – “Esta bola foi na cara, vou chegar para esquerda um pouco e .....” EPA! Já se foi um pino 10 ao largo, pois a cabeça estava em um outro arremesso. 

Muitas vezes você está bem no jogo e começa a observar a partida de algum amigo. Você tem um “ligue” e sabe que com “spares” vai conseguir seu 200. ERRADO! Cada frame de uma partida em que você já tem um ligue é o mais importante. Se você está bem, é porque provavelmente está na região certa e com a bola certa. Tente obter o máximo desta linha. E se o próximo par estiver ruim? Quem já não jogou fora uma série com 140’s no meio de cominho? Se você pode conseguir 200, é hora de 220! 
 
5. AUTOCONTROLE 
Você desenvolveu a atitude positiva, se encheu de confiança, está bem preparado e concentrado mas as pressões do jogo de boliche variam continuamente. Isto requer alguns ajustes que podem afetá-lo de dois modos básicos: 

- Algumas vezes você se motiva tremendamente e consegue ter atuações superiores à sua média; 

- Algumas vezes a pressão passa do ponto e o jogador bloqueia o raciocínio. 

A tendência do jogador entrar em choque com a pressão deve ser evitada enquanto não for sua vez de jogar. Se o jogador não pensar em algo a fazer no próximo arremesso, ou algum detalhe que possa melhorar uma má partida, provavelmente será neste momento que a pressão se tornará insuportável. Não pense em conseqüências negativas! Mantenha uma atitude positiva e deixe-a trabalhar por você. Anteveja seu próximo arremesso (um strike, claro) e passe o replay no vídeo de sua mente, bloqueando tudo que já passou. 

Se você está no approach pronto para jogar, uma boa técnica para esquecer a pressão é focalizar mais que o normal a seta que vai usar. 

Não se esqueça que ninguém pressiona ninguém, só a si próprio. Não seja auto destrutivo. Faça o seu melhor e se alguém vencer, parabéns ao mesmo. 
 
Até a próxima ...

Márcio Vieira
vieira@globo.com

[ OUTROS ARTIGOS ]

[ TOPO ]