"WinRola"

Quem acompanha o noticiário sobre o Tênis, sabe que o tradicional Torneio de Wimbledon tem sofrido com as ausências de grandes jogadores, inclusive do nosso "femôneno" Guga Kuerten, recém tri-campeão nas quadras de saibro em Roland Garros e atual líder na Corrida dos Campeões e no ranking Mundial da ATP.

Apesar das desculpas e justificativas apresentadas, sabe-se que a razão maior desse boicote aos ingleses são as brigas com os organizadores do Grand Slam, que desrespeitam o tradicional sistema de classificação dos cabeças-de-chave, usando os resultados obtidos em torneios de grama ao invés do ranking de entradas, além do fato do piso gramado não ser o preferido pela maioria dos jogadores.

Usando essas duas quadras de tênis como exemplo, podemos fazer uma exagerada comparação entre Winbledon e o Boliche Del Rey, uma vez que as pistas desta casa também foram palco de grandes conquistas, abrigando por vários anos a tradicional Taça BH, além de torneios regionais, que proporcionaram partidas, séries e recordes memoráveis.

Forçando um pouco mais a comparação, podemos considerar o Cosmic Bowling como Roland Garros com suas rápidas quadras de saibro que modernizam mais o tênis, permitindo jogadas de melhor efeito e movimentos atléticos dos tenistas muito mais espetaculares. Apesar das poucas pistas (e a "corta-braço" pista n.º 1), que dificultam a realização de eventos de grande porte, o Cosmic possui instalações atualíssimas, com equipamentos e recursos de geração recente, que possibilitam o avanço técnico e tático dos jogadores, caso sejam adequadamente supervisionados.

Os torneios realizados em Winbledon são famosos e tradicionais, assim como os realizados em Roland Garros, porém, até onde sei, nunca foi realizado um torneio oficial no qual disputava-se metade dos jogos em um e o resto em outro.

Imaginem o nosso Guga jogando metade das partidas na detestável (p'ra ele) quadra de grama e a outra metade do torneio na preferida quadra de saibro. Pior seria se tivesse que iniciar nas quadras de saibro, onde ganhou quatro torneios nesse ano até agora (Buenos Aires, Acapulco, Montecarlo e Roland Garros) e ter que jogar as partidas decisivas nas quadras de grama.

Essa experiência "Frankenstein" da Taça BH 2001, acrescentou muito pouco tecnicamente ao nosso boliche, desorientou e decepcionou boa parte dos participantes e não deve ser repetida.

Ou Winbledon ou Roland Garros. WinRola não.

Bira Teodoro

[ OUTROS ARTIGOS ]

[ TOPO ]