Qual é a melhor bola?

"Walter Ray Williams Jr. Fez uma série de 1923 pinos em 8 partidas
no US OPEN de 1999 com uma bola plástica (spare).
A bola que ele usou deve custar aproximadamente U$ 50,00"

Ao contrário do que muitos jogadores pensam a melhor bola não é aquela que custou mais caro ou o último lançamento dos fabricantes. A melhor bola é a bola "certa" para aquela condição de óleo, para aquela competição ou talvez só para aquela partida.

Portanto, a melhor bola para um jogador não obrigatoriamente será a melhor bola para outro, pois depende muito de como ela é furada e principalmente das características de jogo de cada jogador. Por exemplo: um jogador como Marcelo Suartz que tem como característica dominante as revoluções (“Revolution Domination”), certamente não usará a mesma bola que Renan Guerra, que tem como predominância a velocidade (“Speed Domination”).

Características diferentes, bolas diferentes.

Eventualmente poderiam até usar uma bola igual, mas com diagramação e/ou até com superfícies preparadas de forma muito diferente. E, ainda, certamente jogariam por regiões diferentes.

Tem jogador que compra bola porque é lançamento, tem os que compram porque o campeão brasileiro tem uma ou porque viu algum profissional da PBA usando a bola, tem aqueles que compram só porque é bonita, tem aqueles que compram só porque um "papagaio" falou que é a melhor bola, mas tem aqueles que compram porque o operador do pro-shop ou o seu técnico falou que é a melhor escolha para o seu tipo de jogo, específica para um determinado tipo de condicionamento, esse é o jogador que está se no caminho correto.

O operador de pro-shop tem uma importância fundamental na ajuda para escolha da bola, por isso tenha um operador de confiança e principalmente, que ele conheça o seu jogo.

O jogador, antes de sair comprando bolas por impulso, deve saber onde ele quer encaixar a bola nova em seu arsenal, se substituiria uma bola ou se serviria de intermediária entre as que têm. Se realmente precisa de mais uma bola e para qual condição de óleo. E, principalmente, se a bola que está querendo comprar serve para o seu jogo.

Seria importante se cada um soubesse qual característica predominante em seu jogo, qual o tipo de especificação técnica de bola é mais apropriada para ele. Se a predominância em seu jogo é a velocidade (Speed Domination), se são as revoluções (Revolution Domination) ou se é balanceado revoluções/velocidade (Balanced). Para cada tipo de jogador haverá bolas apropriadas para jogar vários tipos de competições ou condicionamentos.

House shoot ou Sport condition?

Um erro comum é aquele em que o jogador usa a bola para jogar e treinar. Ele tem que conhecer a bola, isso é fato, mas usar a bola de competição para treinar fundamentos é um erro, pois desgasta a bola sem necessidade. Por falar em treinamento, marcar partidas e jogar bolote não é treinamento. Também não é treino somente jogar em um tipo de condicionamento e somente num boliche. Mas isso é assunto para outro artigo.

Outro erro crasso e clássico dos jogadores é gastar uma fortuna em uma bola nova e não cuidar dela. Não compram, ou não aplicam, os produtos de limpeza depois de usá-las, e não refazem a superfície da bola. Muitos não sabem que é necessário tirar o óleo da bola depois de usar. Quando isso não é feito, o óleo é absorvido pela bola e a reação dela não vai ser a mesma na próxima vez que for usada. Se a bola for polida acontece o contrário, ela vai ganhar aderência, então ela deve ser polida para manter a características de superfície.

Em muitos campeonatos, já ouvi jogador dizer que mudaram o óleo de um dia para o outro ou que ajeitaram o óleo para favorecer este ou aquele competidor. O que ele não percebe é que o problema, muitas vezes, está na sua própria bola, e que a mesma não está reagindo igual ao dia anterior por vários fatores. Principalmente por ele não ter trabalhado a superfície da bola depois do turno jogado. É evidente que no dia seguinte a bola não vai reagir da mesma forma. Se ele está jogando num óleo pesado a bola vai absorver muito óleo e perderá aderência,  no dia seguinte o óleo vai parecer mais longo e mais pesado. Se estiver jogando num óleo curto a bola vai tracionar mais e o óleo curto vai parecer mais curto ainda.

Dica importante: Use produtos indicados para limpar a bola e uma toalha de microfibra, toalhas de algodão tiram menos e espalham mais o óleo na bola.”

Valorizar seu investimento é cuidar dele... Fazer resurface periodicamente nas bolas de boliche é necessário SIM!

“Mantenha o olho na seta e na bola”

Benê Villa

janeiro/2012

[ VOLTAR ]